Aracaju (SE), 28 de janeiro de 2026
POR: Agência Alese
Fonte: Agência Alese
Em: 18/04/2017 às 21:39
Pub.: 19 de abril de 2017

Antônio dos Santos: "relatório revela um cenário sombrio"

Deputado estadual Antônio dos Santos (Foto: César de Oliveira/Agência Alese)

Deputado estadual Antônio dos Santos (Foto: César de Oliveira/Agência Alese)

Também acompanhando a exposição do secretário de Estado da Fazenda Josué Modesto dos Passos Subrinho, sobre o resultado do cumprimento das metas fiscais do Governo do Estado de Sergipe, relativo ao terceiro e ultimo quadrimestre do ano de 2016, o deputado estadual Antônio dos Santos (PSC), avaliou como “sombrio” o quadro anunciado pelo auxiliar do governador Jackson Barreto (PMDB).

“Pelo relato do secretário, nós vimos que o Estado terminou 2016 num quadro extremamente sombrio. Ele falou de 63% de comprometimento em despesas com pessoal e encargos. Isso tira do Estado a condição de investir. Ele falou em apenas 5% de investimento. Se é uma obrigação do governo de prover segurança para a população, como vão contratar mais efetivo se já ultrapassaram o limite prudencial da Lei de Responsabilidade Fiscal?”, questionou o deputado da oposição.

Em seguida, Antônio dos Santos disse que o cenário apresentado pelo secretário mostra uma perspectiva dos salários continuarem atrasados ou fatiados, com o Estado sem condições de atender as demandas da população e sem garantir tranquilidade para aposentados e pensionistas. “Não se houve nenhuma notícia boa de melhoria. Não dá para fazer qualquer projeção otimista”.

O deputado lembrou que o governo de Jackson Barreto já usou parte dos depósitos judiciais e recursos da repatriação. “Isso deu um alívio nas contas, mas para este ano de 2017 não há sinal de que nada vai aparecer para ajudar. Os royalties estão caindo e o governo não tem atividade econômica. Não há uma alternativa para este quadro sombrio. Não se tem perspectiva de emprego nem para o público e nem para o privado”.

Por fim, Antônio dos Santos discordou do também deputado Francisco Gualberto (PT) que tenta justificar a crise na Previdência Estadual com as reformas do governo do presidente da República, Michel Temer (PMDB). “Este governo está no Poder a nove meses. Se for para culpar alguém, que tal culpar os 13 anos dos governos do PT? Esta gestão pegou o País no fundo do poço”.

“E se estão achando ruim que aqui em Sergipe está sendo difícil governar com essa crise, então larguem o osso e passem para os outros! É por isso que a alternância de Poder é importante para a democracia. O que está acontecendo agora foi anunciado antes e com riqueza de detalhes. Mas o governador dizia que a gente era pessimista e que o Estado era viável, que estava bem. Infelizmente, não apenas por aqui, mas em todo o País, não se tem a cultura de planejamento estratégico, de médio e longo prazo”, finalizou o deputado.


Notícias Indicadas

'Abba Experience In Concert' chega a Aracaju com novo show no Teatro Tobias Barreto

CONVITE: Lançamento do livro "Command Center, IA e outros Avanços Tecnológicos na Radiologia Médica"

"Aracaju Tropical Run 2026” agita capital em corrida na praia

The Beatles Reimagined retorna aos palcos com espetáculo imersivo no Teatro Tobias Barreto

Benito Di Paula em Aracaju com a turnê "Do Jeito que a Vida Quer"

Falta de lei não impede redução de jornada de servidor com filha autista

OAB/SE prorroga prazo de regularização para garantir descontos na anuidade 2026

Madereta de Lagarto apresenta programação da 12ª edição

Propriá realizará a maior Romaria e Festa de Bom Jesus dos Navegantes do estado

Boleto do IPTU pode ser impresso no Portal do Contribuinte

Conheça os melhores destinos em Sergipe - Pontos Turísticos

Prefeitura de Aracaju prorroga prazo da cota única do IPTU com desconto de 7,5% até 6 de fevereiro

Maior exposição de tubarões do Brasil chega a Aracaju

Entenda mudanças na aposentadoria em 2026

Fazer comunicação em um mundo em mutação :: Por Shirley Vidal

Veja faixas e alíquotas das novas tabelas do Imposto de Renda 2026

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação