Aracaju (SE), 22 de janeiro de 2026
POR: Assessoria Eduardo Amorim
Fonte: Assessoria Eduardo Amorim
Em: 26/04/2017
Pub.: 26 de abril de 2017

Eduardo Amorim relata projeto que proíbe uso de gordura trans em alimentos

A comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado aprovou na manhã da quarta-feira, 26, o relatório do senador Eduardo Amorim (PSDB-SE) ao Projeto de Lei 478/2015 de autoria da senadora Marta Suplicy (PMDB-SP), que veda a gordura trans em alimentos. Segundo o parlamentar, a proposta determina que o Poder Público incentive, fomente, apoie e financie pesquisas e estudos com vistas à substituição segura da gordura trans e das gorduras saturadas no processamento de alimentos.

Eduardo Amorim relata projeto que proíbe uso de gordura trans em alimentos (Foto: Assessoria Eduardo Amorim)

Eduardo Amorim relata projeto que proíbe uso de gordura trans em alimentos (Foto: Assessoria Eduardo Amorim)

As gorduras vegetais hidrogenadas são produzidas artificialmente através da hidrogenação industrial de óleos vegetais e marinhos. Esse processo estende a vida útil dos alimentos, mas produz ácidos graxos que, segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), podem aumentar o risco de doenças cardiovasculares. Entre os produtos que possuem quantidades variadas dessas substâncias estão a margarina, o macarrão instantâneo, os biscoitos e os pratos congelados.

Segundo o senador, a proposição estabelece que serão desenvolvidas ações de educação voltadas para o consumo consciente de alimentos, inclusive mediante a elaboração e a difusão de material de informação e comunicação direcionado para a população em geral e para crianças e adolescentes.

Para o senador Ronaldo Caiado (DEM-GO), o relatório apresentado por Eduardo Amorim tem embasamento e mostra que o Congresso Nacional deve debater os assuntos que tratem da saúde dos brasileiros. “As pessoas mais humildes são submetidas ao consumo desses alimentos, e com isso, provocando uma incidência alta com problemas cardiológicos. A previsão do senador Eduardo, para que a população possa se adequar foi uma atitude equilibrada”, explicou Caiado.

Ao justificar o seu relatório, Eduardo Amorim, afirma que priorizou a vida. “O desenvolvimento de novas tecnologias deve ser estimulado, para que essa mudança seja realizada de forma segura, ao mesmo tempo em que apresenta exemplos de estudos pioneiros e com boas perspectivas, desenvolvidos por pesquisadores brasileiros, de substituição da gordura trans em alimentos industrializados”, disse o senador ao completar.  “ Nós priorizamos a vida, para que a vida tenha mais validade do que os produtos. Porque o argumento da indústria é que, com a proibição, os produtos teriam validade menor”, relatou.

Dados apresentados pelo senador sergipano dizem que as evidências científicas sobre o impacto negativo dos ácidos graxos trans industriais na saúde cardiovascular são convincentes. Em 2003, a Organização Mundial da Saúde (OMS) concluiu que essas substâncias aumentam o risco de doenças cardiovasculares e recomendou que o consumo médio pela população fosse inferior a 1% do valor energético total da dieta, o que equivale a cerca de 2 g por dia.

Dados da Anvisa apontam que o uso de gordura trans industrial em alimentos e o impacto das diferentes alternativas regulatórias disponíveis são maléficos. “O resultado apurado pela Anvisa mostraram que 86,66% dos respondentes disseram que a melhor forma de atuação regulatória é a proibição do uso de gorduras trans industrial em alimentos”, disse Eduardo.


Notícias Indicadas

"Aracaju Tropical Run 2026” agita capital em corrida na praia

Madereta de Lagarto apresenta programação da 12ª edição

Propriá realizará a maior Romaria e Festa de Bom Jesus dos Navegantes do estado

Boleto do IPTU pode ser impresso no Portal do Contribuinte

Benito Di Paula em Aracaju com a turnê "Do Jeito que a Vida Quer"

Prefeitura de Aracaju prorroga prazo da cota única do IPTU com desconto de 7,5% até 6 de fevereiro

Maior exposição de tubarões do Brasil chega a Aracaju

Entenda mudanças na aposentadoria em 2026

Fusqueata em comemoração ao Dia Nacional do Fusca acontece domingo (25) em Aracaju

Fazer comunicação em um mundo em mutação :: Por Shirley Vidal

The Beatles Reimagined retorna aos palcos com espetáculo imersivo no Teatro Tobias Barreto

Veja faixas e alíquotas das novas tabelas do Imposto de Renda 2026

Conheça os melhores destinos em Sergipe - Pontos Turísticos

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação