Deputada Goretti Reis traz para Alese debate sobre Hidroponia e Aquaponia
Deputada estadual Goretti Reis (Foto: Arquivo/Agência Alese)
A hidroponia é uma forma diferenciada de plantio para a região nordeste. Trata-se de um cultivo de flores, frutas, cereais, tubérculos e folhosas sem-terra, com água e soluções de adubos químicos que proporcionam uma economia de até 70% de água. O sistema de Aquaponia é a reutilização total de água e o aproveitamento de resíduos, a vantagem está também na economia de quase 90% no consumo da água.
A palestra será proferida pelo acadêmico do curso de Engenharia Agrônoma e produtor, José Roberto dos Santos que há 5 anos utiliza a técnica de hidroponia e há 1 ano a de aquaponia com um cultivo de 2 mil pés de hortaliças em uma área de 200² metros. Para ele essa é uma grande alternativa para o produtor. “Imaginem essa produção dentro das escolas nortdestinas e até de outras regiões. Os produtores desses cultivos nas áreas de seca serão beneficiados”, comentou Roberto.
“Apoiar iniciativas dessa natureza e de extrema importância. É necessário trazer alternativas para os nossos produtores que sofrem com a seca, inerente a nossa região. Esperamos contar com a participação de estudantes e produtores e realmente levar essas técnicas para nossas escolas”, ressaçtou Goretti Reis aproveitando para convidar a todos para mais esse evento na Alese.