Aracaju (SE), 27 de janeiro de 2026
POR: José Lima Santana - jlsantana@bol.com.br
Fonte: José Lima Santana(*) - jlsantana@bol.com.br
Pub.: 06 de maio de 2015

Mas, nem todos tiveram seus mandatos devolvidos. Por quê? :: Por José Lima Santana

Política, Etc. & Tal  ::  Por José Lima Santana

José Lima Santana(*) - jlsantana@bol.com.br

Jos Lima Santana - Foto: ClickSergipe

Jos Lima Santana - Foto: ClickSergipe

Segurança Pública, teu nome é insegurança?

Há algo errado com a segurança pública em Sergipe? Não, acho que não. Com o crescente número de casos de homicídios, latrocínios, roubos e furtos, o que eu poderia dizer? Está tudo calmo como nas profundezas do inferno. Que diabo é isso aí, autoridades?

 

OAB (SE) dividida

A atual diretoria da OAB (SE) está mesmo dividida. Nas eleições de novembro próximo, três chapas poderão ser formadas com membros do Conselho atual. E a velha oposição de sempre? Está calada. Na moita? Esperando a hora de dar o bote? Ou cansou de apanhar?

O presidente Carlos Augusto Monteiro lançará uma candidata à presidência. Poderá ser um apelo interessante para as advogadas: uma mulher na presidência. É pena que a mulher mais poderosa da política brasileira atual está na berlinda. Essa imagem comparativa, em termos, não ajudará.

O clã dos Britto deverá apoiar o candidato que será lançado pelo ex-presidente Henri Clay. Porém, já quem diga que ele próprio será o candidato. Alguém duvida?

O atual presidente da Caixa de Assistência, Inácio Krauss, está reunindo um grupo de jovens advogados e advogadas com penetração nos mais diversos segmentos. E não só os jovens. Promete fazer barulho. Não duvido. Afinal, dizem, ele tem feito uma ótima gestão na CAASE. E poderá fazê-lo também na OAB. E aí, doutores? Quem levará a melhor?

 

Águas de Sergipe começará por Dores

Segundo o governador Jackson Barreto comunicou-me na solenidade de formatura dos novos bacharéis em Direito da UFS, Nossa Senhora das Dores será a primeira cidade contemplada com obras de esgotamento sanitário, dentro do Projeto “Águas de Sergipe”. O custo é superior a R$ 20 milhões. Segura aí, galera dorense! Depois de tantas promessas, agora é pra valer, diz JB.

 

Educação em Sergipe

São de estarrecer os dados que o secretário Jorge Carvalho tem em mãos sobre a educação pública e particular em Sergipe. Dentro do governo e fora dele, muita gente tem repreendido o secretário pela exposição desses dados nefastos. Ora, o que estes sabichões querem? Mais sujeira debaixo do tapete? Esconder que a situação é, no mínimo, vexatória? Tenham paciência! Para mudar o que está aí, é preciso conhecer e dar a conhecer. E aí? Quem não gostar, coma menos. Ou sofra mais. Escolha.

 

E o DETRAN?

Muitas águas ainda vão rolar por debaixo da ponte. O que não se sabe é se a ponte aguentará a enxurrada. Dizem que com as águas virão também barrancos e muito mais bagaceira: árvores, arbustos e moitas. Lembro-me do poema “Boi Morto” de Manuel Bandeira, que finda assim: “Boi morto, boi morto, boi morto”. E aí, quem arrisca um palpite?

 

Fusões partidárias

Como serão as fusões partidárias, na prática? O PSB dos Valadares com o PPS de Clóvis Silveira. Aliás, o que houve com o PPS, que tem andado de mão em mão? E pensar que, em 1989 eu votei em Roberto Freire para a Presidência da República, quando ainda era o velho PCB. Até campanha em Dores eu fiz. Por outro lado, o DEM de João Alves com o PTB de Adelson Barreto. João no comando? E pensar que, um dia, Adelson se sentiu traído pelo PFL, do qual nasceu o DEM. Na eleição de 1998, Adelson Barreto disputou o mandato de deputado federal pelo PFL, venceu, mas não levou por falta de um documento não enviado pelo partido, para o registro da candidatura. Logo Adelson. Por que teria sido? A mim não perguntem. Aleluia! Vai uma fusãozinha aí, moçada?

 

O nome dele é Richa e não “Rixa”

Um desastre. Uma covardia. Uma miséria. A ação policial em Curitiba contra os professores na semana passada foi inominável. O nome do governador é Richa. Imaginem se fosse Rixa.

Imaginem, agora, se a ação truculenta da Polícia Militar do Paraná tivesse sido aqui no Nordeste! O mundo desabaria. A imprensa do eixo Sul/Sudeste e o povo de lá nos teriam massacrado. Os bárbaros seríamos nós. Bárbaros... Eles são apenas civilizados que cometeram excessos.

Soldados contra professores. Pancadaria desenfreada contra livros. Repressão contra reivindicação. O que é isso aí, gente? Que seja o fim da linha para a barbárie.

 

Mandatos simbolicamente devolvidos

Governador e deputados estaduais cassados vergonhosamente pelo golpe militar tiveram seus mandatos simbolicamente devolvidos por ato da Assembleia Legislativa de Sergipe. Mas, nem todos tiveram seus mandatos devolvidos. Por quê? O que tirou os mandatos de uns, também tirou dos outros, ou seja, o arbítrio implantado pelo golpe. Ademais, todos acabaram anistiados. Privilégios para uns e para outros não, com a devolução simbólica? A norma jurídica não alcançaria a todos? O arbítrio separou os “bons” e os “maus”, ao cassá-los? Teríamos, então, cassados de primeira e de segunda categoria? Quem souber, diga aí.

 

A dengue se alastrou: mosquito em alta

Enfim, o Ministério da Saúde admitiu que o país enfrenta uma epidemia de dengue. A região Sudeste é a mais afetada. São Paulo é o recordista de casos confirmados e, infelizmente, de mortes. A situação não anda boa mesmo por aquelas bandas. Depois  da crise no abastecimento de água, a festa dos mosquitos (Aëdes aegypti e Aëdes albopictus). Aliás, os danadinhos já vinham fazendo folia há algum tempo. As autoridades sanitárias relaxaram? Ora, enquanto o povo sofre de todo jeito, o mosquito não paga conta de água. Usa, abusa e prolifera. E aí, vai uma picadinha de leve?

 

Disputa na Academia sergipana de Letras

Mais uma disputa por uma vaga na Academia Sergipana de Letras. Desta feita, a eleição se dará na próxima segunda-feira, dia 11. Disputam a vaga deixada pela acadêmica Lígia Pina, Murilo Melins e Cléa Brandão. Murilo conta com o apoio de um grupo de acadêmicos que nele reconhecem o valor do memorialista arguto, que conta e reconta os tempos românticos de Aracaju. Cléa conta com o apoio do grupo liderado pelo presidente da Academia. Aliás, há registro de certos atos desvairados contra Murilo. É preciso dar um basta nisso. A eleição deve ser limpa no sentido de que cada acadêmico deve sentir-se livre para votar como lhe apetecer. Manobras nunca mais. Os eleitores de Murilo estão atentos. Eu sou um deles. É isso aí, gente! Todo cuidado é pouco.

As notas e comentários publicadas nesta coluna são de responsabilidade integral do seu autor e não representam necessariamente a opinião deste site.

(*) Advogado. Mestre em Direito. Professor do Curso de Direito da UFS. Membro da Academia Sergipana de Letras e do IHGSE.

jlsantana@bol.com.br


Notícias Indicadas

'Abba Experience In Concert' chega a Aracaju com novo show no Teatro Tobias Barreto

CONVITE: Lançamento do livro "Command Center, IA e outros Avanços Tecnológicos na Radiologia Médica"

"Aracaju Tropical Run 2026” agita capital em corrida na praia

The Beatles Reimagined retorna aos palcos com espetáculo imersivo no Teatro Tobias Barreto

Benito Di Paula em Aracaju com a turnê "Do Jeito que a Vida Quer"

Falta de lei não impede redução de jornada de servidor com filha autista

OAB/SE prorroga prazo de regularização para garantir descontos na anuidade 2026

Madereta de Lagarto apresenta programação da 12ª edição

Propriá realizará a maior Romaria e Festa de Bom Jesus dos Navegantes do estado

Boleto do IPTU pode ser impresso no Portal do Contribuinte

Conheça os melhores destinos em Sergipe - Pontos Turísticos

Prefeitura de Aracaju prorroga prazo da cota única do IPTU com desconto de 7,5% até 6 de fevereiro

Maior exposição de tubarões do Brasil chega a Aracaju

Entenda mudanças na aposentadoria em 2026

Fazer comunicação em um mundo em mutação :: Por Shirley Vidal

Veja faixas e alíquotas das novas tabelas do Imposto de Renda 2026

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação