Aracaju (SE), 21 de novembro de 2024
POR: José Lima Santana - jlsantana@bol.com.br
Fonte: José Lima Santana
Pub.: 27 de maio de 2015

Quadrilha? “É só junina” - FIFA - JB e JAF - UFS - Deso - Alagamentos - Jorge Carvalho no out-door

Política, Etc. & Tal  ::  Por José Lima Santana

José Lima Santana(*) - jlsantana@bol.com.br

Jos Lima Santana - Foto: ClickSergipe

Jos Lima Santana - Foto: ClickSergipe

Quadrilha? “É só junina”, esclarece Agamenon

E haja polêmica no plenário da Câmara Municipal de Aracaju. De novo, o vereador Agamenon Sobral, que dispara a metralhadora contra tudo e contra todos que ele entende que estão errados. Nalguns casos ele tem razão de sobra e a população, em grande parte, gosta. Já noutros...

Agora, ele disse que a deputada Ana Lúcia e o vereador Iran Barbosa, ambos do PT, fazem parte de uma quadrilha. Depois do veemente protesto do vereador Iran, Agamenon saiu-se com esta pérola: “Eles fazem parte é da quadrilha junina do SINTESE”. Brincadeira à parte, os parlamentares petistas não gostaram. Afinal, em tempos de “petrolão” falar em quadrilha, qualquer que seja, é um rolo muito grande. Ufa!

 

Jackson e João, enfim juntos?

Juntos, juntos...? Não é bem assim. É que o prefeito de Aracaju, João Alves Filho reclamou na imprensa que não conseguia uma audiência com o governador Jackson Barreto, para tratar da licitação do BRT, que envolve a Grande Aracaju, ou seja, envolve também o Estado de Sergipe, que detém a titularidade do serviço de transporte coletivo público intermunicipal. Agora, a audiência está marcada. Oxalá, eles se entendam. Administrativamente, claro.

 

UFS presta homenagens

A Universidade Federal de Sergipe prestou, na noite da terça-feira, dia 26, várias homenagens, dentro da programação de seus 47 anos de fundação.

O título de Professor Honoris Causa foi conferido à professora Maria das Graças de Souza, da USP, pelo reconhecimento de sua atuação na formação de professores do Departamento de Filosofia da UFS e apoio ao Programa de Pós-Graduação.

Em reconhecimento à contribuição a cada área do conhecimento, na UFS, foram concedidos os títulos de Professores Eméritos aos professores Hélio Araújo Oliveira e Fedro de Menezes Portugal (CCBS), Gildo Guimarães de Carvalho e Maria Helena Santana Cruz (CCSA), Terezinha Alves de Oliva e Alexandrina Luz Conceição (CECH), e Luiz Carvalho Sobral e Vasco Domingues Garcia (CCET).

Por fim, foram homenageados os técnico-administrativos Jairo de Araujo Andrade (Cultart), José Osmário Nunes Ferro e Jane Costa Vasconcelos de Santana (CCET), e Hortência Maria Dantas (CCBS), pelo compromisso e dedicação no serviço prestado à UFS.

Para o reitor, Angelo Roberto Antoniolli, “o reconhecimento e a gratidão são sentimentos que a atual gestão da UFS tem sabido cultivar”. Do mesmo modo, “como o trabalho diuturno, para vencer dificuldades momentâneas e continuar impulsionando a UFS para que prossiga na persecução de seus objetivos, nunca será negligenciado”.

 

A obra da DESO e o transtorno na Av. Marechal Rondon

Está uma bagunça da peste. Um desastre! O transtorno que a obra da DESO está causando ao trânsito na Av. Marechal Rondon é indescritível. Há momentos que, da Rua Acre até o portão da UFS, são gastos até 90 minutos. Eu gasto menos tempo de Dores a Aracaju. Tem motorista esbravejando contra a Companhia de Saneamento de Sergipe. Tudo bem: a obra precisa ser feita. Porém, já são dois meses nesse baticum desgraçado. Tem quem aguente?

 

Até na FIFA, ou, sobretudo, na FIFA?

Propinas recebidas? Por membros da alta direção da FIFA? Envolvendo o ex-presidente da CBF? Sinceramente, eu não acredito. Não é possível! Pobre futebol brasileiro, penta campeão do mundo! Desse jeito, só mesmo tomando de 7x1.

 

A foto de Jorge Carvalho no out-door

Que os internautas desatentos, se é que há algum, observem bem a foto do secretário da Educação, Prof. Jorge Carvalho, posta no out-door que o sindicato dos trabalhadores na Educação do Estado de Sergipe colocaram, aos montes, nas ruas de Aracaju. Repito: atentem bem para a foto. Jorge Carvalho e Sintese, água e óleo? “Eitcha!”.

 

Alagamentos em Aracaju

Aracaju é uma cidade, por assim dizer, tomada das águas. Quantos eram os riachos que corriam sobre suas areias, há um século? Ainda em 1914, segundo relatos governamentais, um riacho corria no meio da Rua dos Músicos, como era chamada a atual Rua Pacatuba. O que era toda a área do Salgado Filho, na década de 1960? São tantos os exemplos... Como noutras cidades brasileiras, a Municipalidade permitiu a ocupação desordenada. Hoje, é um verdadeiro caos quando cai uma chuvarada. Quantas são, por exemplo, as construções situadas, de forma indevida, na calha do rio Poxim? Vêm as chuvas mais fortes e os alagamentos se formam. De quem é a culpa? De muitos. Ontem e hoje. E não é apenas das autoridades, que, em determinado momento claudicaram. Por que os moradores de certas áreas inundáveis não se certificaram da exata localização de seus imóveis, quando os adquiriram? O erro de uns (os construtores e a Municipalidade, que não fez o dever de casa) puxa o erro, ou, no mínimo, a boa fé de outros (os adquirentes dos imóveis nessas áreas). Todavia, o poder público precisa dar uma solução para os problemas. Difícil? Custará muito dinheiro? Claro que sim. O povo é que não deve continuar sendo o eterno saco de pancadas.

 

O Hospital de Cirurgia. De novo.

Mais uma vez, o Hospital de Cirurgia está às turras com a Secretaria Municipal de Saúde da capital? Ao menos, o relacionamento contratual entre ambos voltou às raias da imprensa. Que chove não molha desgraçado! E o povo? “Tadinho do povo”. Todavia, a fala do diretor do HC, Dr. Gilberto, foi consistente, no rádio, na manhã dessa quarta-feira.

As notas e comentários publicadas nesta coluna são de responsabilidade integral do seu autor e não representam necessariamente a opinião deste site.

(*) Advogado. Mestre em Direito. Professor do Curso de Direito da UFS. Membro da Academia Sergipana de Letras e do IHGSE.

jlsantana@bol.com.br


Tenha o Click Sergipe na palma da sua mão! Clique AQUI e confira as últimas notícias publicadas.

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Entrar no Canal

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação