FLUTUANTE Clube de Aventureiros - 900 x 450
Aracaju (SE), 03 de fevereiro de 2026
POR: José Lima Santana - jlsantana@bol.com.br
Fonte: José Lima Santana
Pub.: 22 de julho de 2015

Jackson na berlinda? - JAF encurralado e humilhado - O tucanato de nova penugem - Uma farra na OAB

Política, Etc. & Tal  ::  Por José Lima Santana

José Lima Santana(*) - jlsantana@bol.com.br

Jos Lima Santana - Foto: ClickSergipe

Jos Lima Santana - Foto: ClickSergipe

Jackson na berlinda? (I)

Teimam em querer colocar Jackson Barreto na berlinda. Há casos para resolver na administração pública estadual, como a insatisfação dos servidores públicos, que querem reajuste salarial. E o estado, como muitos outros da federação, está em condições financeiras ruins. Há o caso que reverberou na imprensa, ocorrido no HUSE (Hospital João Alves Filho), e que se refere ao bate-boca entre médicos, em face da morte de uma criança. Há outros, claro. Porém, há, também, as questões políticas.

 

Jackson na berlinda? (II)

Para o deputado federal João Daniel, que apoia as ocupações ou invasões de terrenos e prédios particulares, a polícia militar, cumpridora de requisição judicial, não gosta dos movimentos sociais. Disse o deputado petista: “A polícia de Jackson!”.

Por outro lado, o também deputado federal do PSD, Fábio Mitidieri, diz que entregou os cargos (a imprensa fala em 30, mas ele falou em 18) que ele os tinha, e ainda os tem ocupados por correligionários seus, na Secretaria de Ação Social. O que ele quer? Romper com JB, ou quer mais cargos? O fisiologismo na política é cada vez mais degradante. Todo mundo quer “espaços”. Mais “espaços”. Vai acabar faltando “espaços”.

 

João Alves encurralado e humilhado

No lado da Prefeitura de Aracaju, além do bater de cabeça entre auxiliares, o prefeito João Alves Filho encontra-se encurralado pelos aliados do bloco dos irmãos Amorim, detentores de uma verdadeira federação de partidos políticos. Agora, que arrancaram o PSDB de José Carlos Machado, os aliados amorinistas soltam bravatas. Encurralam João Alves. E muito mais: tentam humilhá-lo, quando dizem (um deles o disse, anonimamente) que se João quiser Machado, que o leve para o DEM. Tome aí, João! Primeiro, o prefeito de Aracaju não soube, lá atrás, cortar o mal pela raiz, quando, entre 2005 e 2006, permitiu que houvesse uma debandada de aliados para o bloco criado pelos irmãos Amorim. Engoliu sem mastigar. Por que o quis. Segundo, cochilou nessa questão do PSDB. Quando acordou, já tinham passado a perna em Machado. Ou seja, em João.

 

Os irmãos Amorim e o tucanato de nova penugem

Os tucanos de nova penugem, ou seja, os tucanos amorinistas fazem apenas o que qualquer agrupamento político faz ou poderia fazer: buscam acomodar-se em um ninho maior, com bom tempo na televisão, no horário gratuito. Não estão focados apenas em 2016, mas, sobretudo, em 2018. Do lado do senador Eduardo Amorim, isto é o que conta. Do lado do PSDB nacional, o que conta é um palanque forte em 2018, coisa que Aécio Neves não teve, em Sergipe, na última eleição. Qual foi o palanque que o PSDB estadual e o DEM deram ao candidato tucano à presidência da República? Zero! Agora, veio o troco dos tucanos de bicos grandes lá de Brasília.

 

Uma farra na OAB

Não, não se trata de festa ou de qualquer outra coisa do tipo. Trata-se de candidaturas. Uma farra de candidatos à presidência da OAB (SE). Há a candidata da atual presidência, que espera contar com o apoio de uma grande fatia dos advogados, especialmente, dizem, com o comando da campanha nas mãos do meu amigo Cauê. Há o candidato, que quer voltar ao comando da Ordem sergipana, Henri Clay, que tentará o terceiro mandato, com o apoio do clã dos Britto. Há o candidato Inácio Krauss, atual presidente da CAASE, que diz contar com a preferência de muitos, e, sobretudo, jovens advogados. E, por último, há a pretensão de Emanoel Cacho, que espera faturar a eleição, especialmente em face da divisão do grupo que há vários anos está no comando da OAB (SE). Os outros três candidatos vêm do mesmo bloco. A eleição na OAB promete.

As notas e comentários publicadas nesta coluna são de responsabilidade integral do seu autor e não representam necessariamente a opinião deste site.

(*) Advogado. Mestre em Direito. Professor do Curso de Direito da UFS. Membro da Academia Sergipana de Letras e do IHGSE.

jlsantana@bol.com.br


Notícias Indicadas

'Abba Experience In Concert' chega a Aracaju com novo show no Teatro Tobias Barreto

CONVITE: Lançamento do livro "Command Center, IA e outros Avanços Tecnológicos na Radiologia Médica"

"Aracaju Tropical Run 2026” agita capital em corrida na praia

The Beatles Reimagined retorna aos palcos com espetáculo imersivo no Teatro Tobias Barreto

Benito Di Paula em Aracaju com a turnê "Do Jeito que a Vida Quer"

Falta de lei não impede redução de jornada de servidor com filha autista

OAB/SE prorroga prazo de regularização para garantir descontos na anuidade 2026

Madereta de Lagarto apresenta programação da 12ª edição

Propriá realizará a maior Romaria e Festa de Bom Jesus dos Navegantes do estado

Boleto do IPTU pode ser impresso no Portal do Contribuinte

Conheça os melhores destinos em Sergipe - Pontos Turísticos

Prefeitura de Aracaju prorroga prazo da cota única do IPTU com desconto de 7,5% até 6 de fevereiro

Maior exposição de tubarões do Brasil chega a Aracaju

Entenda mudanças na aposentadoria em 2026

Fazer comunicação em um mundo em mutação :: Por Shirley Vidal

Veja faixas e alíquotas das novas tabelas do Imposto de Renda 2026

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação