FLUTUANTE Clube de Aventureiros - 900 x 450
Aracaju (SE), 03 de fevereiro de 2026
POR: José Lima Santana - jlsantana@bol.com.br
Fonte: José Lima Santana
Pub.: 11 de agosto de 2015

Mãe Dilma - E o PMDB, hein? - PTB e PDT - Rio Grande do Sul - E Sergipe? - Almeida Lima - PMA - ASL

Política, Etc. & Tal  ::  Por José Lima Santana

José Lima Santana(*) - jlsantana@bol.com.br

Casa da Mãe Joana, digo, da Mãe Dilma

Meus amigos e minhas amigas, a situação está muito ruim. A crise econômica é muito menor do que a crise política que se abateu sobre o governo federal. A presidente Dilma Rousseff deve andar como uma barata tonta pelos compartimentos do seu gabinete no Palácio do Planalto, e como um zumbi no palácio da Alvorada, onde ela mora e, agora, andeja para lá e para cá.

O governo perdeu o rumo. O PT não se acerta. Não define o que fazer para tentar salvar a mãe do PAC. A turma do “top-top” sumiu. Afinal, só sabia mesmo fazer “top-top”.

 

E o PMDB, hein?

Estaria mesmo tramando a queda da Dilma? Se olharmos para o Norte, se olharmos para o Sul, se olharmos para o Leste, se olharmos para o Oeste, nós veremos que sim. O PMDB, ao menos no alto escalão, deve andar tramando dia e noite. Hora após hora, minuto após minuto, segundo após segundo. É tudo o que a oposição quer. Neste país só tem “sabidos”. Pobres de nós, brasileiros. Entramos pelo cano e achamos graça. Seremos masoquistas? Putz!

 

PTB e PDT

Como a crise do governo é pouca, dois partidos aliados, PTB e PDT, declararam-se independentes. INDEPENDENTES, para partidos tão fisiológicos, quer dizer o quê? Eu não sei.

 

Rio Grande do Sul

Um dos estados mais ricos do Brasil, e, dizem, o mais politizado, está na berlinda. Diz a grande imprensa do eixo Sul/Sudeste que são 40 anos de desmandos administrativos. Acumulados. Ora, uma situação dessas teria que arrebentar, um dia. Arrebentou. É uma pena. Aliás, o estado brasileiro, no seu todo considerado, juntando-se as três esferas federadas, está na lona. Vivemos períodos de muita “zoeira”, de muito “auê”. E de pouquíssima competência administrativa.

Outros estados amargam situação parecida.

 

E Sergipe?

Jackson Barreto está com uma batata quente nas mãos. Alguém já fez uma avaliação para ver, por exemplo, como as despesas públicas do estado foram sendo aumentadas, paulatinamente, e desde quando elas aumentaram desordenadamente? Quais os reflexos da escalada do pagamento do serviço e das parcelas da dívida pública fundada? E de como anda a despesa pública flutuante?

É preciso que o governador faça das tripas coração. É preciso que os seus auxiliares diretos possam lhe ajudar de forma mais decisiva.

Ao que me parece, porém, é que JB não deverá contar com a colaboração de alguns aliados, que lhe cobram benesses, como mais cargos para distribuir entre seus protegidos, alguns dos quais sem a menor competência administrativa. O fisiologismo deixa alguns políticos cada vez mais nanicos. E há, ainda, aqueles que choramingam nas redes sociais. Choramingam como se ameaçassem. Uma vergonha!

 

O presidente Almeida Lima

Dizem que, nos bastidores, Almeida Lima quase pisou nos umbrais da Secretaria de Estado da Saúde, mas o governador Jackson Barreto teria sido desestimulado por alguns amigos para não alojar Almeida na referida Secretaria. Falou-se, depois, que ele iria para a Controladoria Geral do Estado. Quando tudo parecia acertado, eis que o governador mudou de ideia. Demorou um pouco, até que Almeida foi feito presidente da ADEMA. Almeida na autarquia do Meio Ambiente? Seria um peixe fora d’água? Qual nada!

O que Almeida Lima encontrou na ADEMA foi, dizem, um montão de processos contra uma infinidade de empresas, que estariam descumprindo a legislação ambiental. Equipe devidamente montada, Almeida começou a deslanchar os processos. O presidente da ADEMA poderá ir para qualquer lugar, para qualquer posto na administração pública estadual. Todavia, parece que ele está tocando muito bem o que lhe foi confiado.

 

Os bastidores da Prefeitura Municipal de Aracaju

Com o anúncio da ida de Jair Araújo para cuidar das finanças públicas da PMA, os demais secretários e dirigentes das entidades públicas municipais estão tranquilos e esperançosos. A paz que Luciano Paz não selou, deverá ser selada agora. Já era tempo!

 

Academia Sergipana de Letras Jurídicas

Foi fundada, em Aracaju, a Academia Sergipana de Letras Jurídicas. Sergipe era um dos poucos estados que não tinham esse tipo de Academia. A instalação da Academia e a consequente posse dos 30 acadêmicos fundadores dar-se-ão no dia 8 de dezembro próximo. A presidência caberá à professora e procuradora de justiça aposentada, Adélia Moreira Pessoa.

 

As notas e comentários publicadas nesta coluna são de responsabilidade integral do seu autor e não representam necessariamente a opinião deste site.

(*) Advogado. Mestre em Direito. Professor do Curso de Direito da UFS. Membro da Academia Sergipana de Letras e do IHGSE.

jlsantana@bol.com.br


Notícias Indicadas

'Abba Experience In Concert' chega a Aracaju com novo show no Teatro Tobias Barreto

CONVITE: Lançamento do livro "Command Center, IA e outros Avanços Tecnológicos na Radiologia Médica"

"Aracaju Tropical Run 2026” agita capital em corrida na praia

The Beatles Reimagined retorna aos palcos com espetáculo imersivo no Teatro Tobias Barreto

Benito Di Paula em Aracaju com a turnê "Do Jeito que a Vida Quer"

Falta de lei não impede redução de jornada de servidor com filha autista

OAB/SE prorroga prazo de regularização para garantir descontos na anuidade 2026

Madereta de Lagarto apresenta programação da 12ª edição

Propriá realizará a maior Romaria e Festa de Bom Jesus dos Navegantes do estado

Boleto do IPTU pode ser impresso no Portal do Contribuinte

Conheça os melhores destinos em Sergipe - Pontos Turísticos

Prefeitura de Aracaju prorroga prazo da cota única do IPTU com desconto de 7,5% até 6 de fevereiro

Maior exposição de tubarões do Brasil chega a Aracaju

Entenda mudanças na aposentadoria em 2026

Fazer comunicação em um mundo em mutação :: Por Shirley Vidal

Veja faixas e alíquotas das novas tabelas do Imposto de Renda 2026

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação