Sargento Byron vai em busca de respostas sobre falta de professor de apoio para PCDs
O vereador por Aracaju e presidente da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Acessibilidade e Doenças Raras, Sargento Byron (Republicanos), visitou, ontem, 5, a Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Carvalho Neto, situada na Rua Rio Grande do Sul, no bairro Siqueira Campos, para entender o motivo da denúncia feita pela Natália Medeiros, mãe do pequeno João Daniel, criança com autismo, que está impossibilitada de estudar na instituição educacional devido à falta de professores auxiliares, que funcionam como apoio para pessoas com deficiência matriculadas na pede pública de educação.
Sargento Byron vai em busca de respostas sobre falta de professor de apoio para PCDs - Foto: Assessoria Sargento Byron
Byron tomou conhecimento da denúncia através da imprensa. Ao conversar com a direção da Emef, o parlamentar tomou ciência que a situação não afeta apenas o João, mas outros 7 alunos que aguardam a chegada dos professores auxiliares. “Não é um fato isolado. Eu já havia recebido outras denúncias. E chegando aqui constatei outros casos de alunos que estão esperando a contratação desses professores. Precisamos de respostas da Secretaria da Educação. Essa situação é desrespeitosa. Estamos vendo a exclusão de crianças do processo educacional. Estamos vendo direitos sendo negados. Retrocesso!”, disse Byron em tom de indignação.
O parlamentar pontuou que já entrou em contato com a equipe da Educação para marcar uma reunião com o novo secretário para que medidas sejam tomadas rapidamente. “Houve essa mudança na gestão da Educação, é preciso que o secretário torne essa pauta prioritária. A educação é a principal ferramenta de inclusão e transformação social. Como vamos mudar a cidade, torná-la mais humana, se a própria educação está falhando? É algo que precisa ser revisto”, avaliou o vereador.