Aracaju (SE), 21 de janeiro de 2026
POR: Jozailto Lima
Fonte: Assessoria de imprensa/Luciano Pimentel
Pub.: 26 de agosto de 2015

Alto Sertão pede e Governo assegura volta da Polícia da Caatinga para Vaca Serrada

Belivaldo Chagas recebeu prefeitos, vereadores e lideranas do Alto Serto / Fotos: Marcos Rodrigues/ASN

Belivaldo Chagas recebeu prefeitos, vereadores e lideranas do Alto Serto / Fotos: Marcos Rodrigues/ASN


O govenador em exercício de Sergipe, Belivaldo Chagas, PSB, comprometeu-se ontem, em seu nome e no nome do titular, Jackson Barreto, PMDB, a levar de volta o Pelotão Especial de Policiamento em Área de Caatinga - Pepac -, para o povoado Vaca Serrada, no município de Porto da Folha, onde ele esteve desde o dia 16 de maio de 1988, quando foi criado pelo então governador Marcelo Déda.
Por absoluta incapacidade do prédio de Vaca Serrada em mantê-lo abrigando, há cerca de 30 dias o Pelotão de Caatinga deixou aquela localidade e foi instalado em Nossa Senhora da Glória, a 40 quilômetros de distância. Segundo os relatos de todas as lideranças políticas presentes à reunião ontem no Palácio de Despacho Adélia Franco com o governador Belivaldo Chagas e o deputado estadual Luciano Pimentel, PSB, com a remoção dele aumentaram os índices de violência em Canindé de São Francisco, Porto da Folha, Monte Alegre e Poço Redondo.
Foi em decorrência disso que o ex-vereador de Monte Alegre, José Nunes dos Santos, o Aritana, articulou prefeitos, vices, vereadores e lideranças sem mandatos para pedir a Belivaldo o retorno do Pelotão de Caatinga. Estavam presentes 25 pessoas, e Belivaldo ouviu queixas de quase a metade delas.
O governador em exercício disse que estava presente no momento em que o comandante da Polícia Militar, Coronel Iunes, comunicou ao governador Jackson Barreto que faria a remoção de Vaca Serra, por incompatibilidade do prédio, “mas em caráter temporário”. “Quero garantir aos senhores que o Pelotão da Caatinga vai voltar ao local de antes, que é o mais justo e o mais correto, conforme cada um dos senhores argumentou aqui. Em time que está ganhando, não há razão para que se mexa, e por esta linha, não vejo razão nenhuma para que o Pelotão Caatinga saisse de onde estava”, disse Belivaldo.
Segundo o governador em exercício, essa garantia é dada por ele e pelo titular, Jackson Barreto. Ele disse que esse compromisso foi manifestado por Jackson no exato momento em que recebeu o informe de Iunes. “Palavras do governador Jackson Barreto: ‘assumi compromisso, em praça pública, de que o Pelotão da Caatinga não sairia de Vaca Serrada’. Ele disse isso na minha frente ao comandante da Polícia Militar. E pediu que fizéssemos todos os esforços para que se tenha o retorno mais imediato do Pelotão para onde estava”, disse Belivaldo.
O Pelotão atuou por sete anos e meio, com 60 anos. “Esse retorno vai ser feito. Bom, se vai retornar na sua totalidade, não importa. Se vai ter outros núcleos regionais do mesmo formato, melhor ainda. O que nós queremos é reforçar a segurança do Alto Sertão. O que sei que vocês não querem de uma vez por toda é o fim das atividades do Pelotão naquela localidade. E aí estamos de acordo: também não queremos. Se teremos 20 policiais num canto, 20 em outro e mais 20 em outro, fechamos de vez por toda, toda a região. Mas não estou dizendo que vai ser assim”, justificou.
O deputado Luciano Pimentel, que desde a primeira hora recebeu de lideranças da região do Alto Sertão pedido de apoio no sentido de reinstalação do Pelotão em Vaca Serrada, parabenizou o movimento e comemorou a decisão de Belivaldo. “Ele foi muito sensível aos pedidos da região. É gratificante, num momento de tantas críticas, ver o reconhecimento de uma instituição da nossa polícia, como esse Pelotão. A manutenção do pelotão no local em que estava é bom porque, realmente, como todos falaram, é o melhor local para ele estar: próximo das comunidades, de fácil deslocamento para os municípios e povoados vizinhos, e próximo às divisas de Bahia e Alagoas”, disse Pimentel.
Entre vereadores, lideranças sem mandato, vice-prefeitos e prefeitos, estavam Roberto Araújo, Albino Tavares e Antônio Rodrigues, o Tonhão, prefeitos de Poço Redondo, Porto da Folha e Monte Alegre. O de Canindé foi representado pelo vice José Avelar Feitosa. O sentimento de todos era de gratidão ao Governo pela compreensão, como salientou a líder de Monte Alegre, Marinez Silva Pereira Lima, a Nena, PRB.
“A decisão do Governo foi muito importante para Monte Alegre, para toda região da caatinga e para o nosso povo. Como bem disse o governador Belivaldo, às vezes a gente erra por excesso, mas erra também por falta de comunicação. E já deveríamos ter vindo antes ter esta conversa. Mas nunca é tarde. Temos, com a promessa dele, garantia de mais segurança ao Alto Sertão. Isso nos conforta”, disse Nena.


Notícias Indicadas

"Aracaju Tropical Run 2026” agita capital em corrida na praia

Madereta de Lagarto apresenta programação da 12ª edição

Propriá realizará a maior Romaria e Festa de Bom Jesus dos Navegantes do estado

Boleto do IPTU pode ser impresso no Portal do Contribuinte

Benito Di Paula em Aracaju com a turnê "Do Jeito que a Vida Quer"

Prefeitura de Aracaju prorroga prazo da cota única do IPTU com desconto de 7,5% até 6 de fevereiro

Maior exposição de tubarões do Brasil chega a Aracaju

Entenda mudanças na aposentadoria em 2026

Fusqueata em comemoração ao Dia Nacional do Fusca acontece domingo (25) em Aracaju

Fazer comunicação em um mundo em mutação :: Por Shirley Vidal

The Beatles Reimagined retorna aos palcos com espetáculo imersivo no Teatro Tobias Barreto

Veja faixas e alíquotas das novas tabelas do Imposto de Renda 2026

Conheça os melhores destinos em Sergipe - Pontos Turísticos

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação