Luciano Pimentel propõe prazo de validade indeterminado para laudo e perícia que atestam deficiências permanentes
Luciano Pimentel propõe prazo de validade indeterminado para laudo e perícia que atestam deficiências permanentes - Foto: Jadilson Simões | Alese
"Em Sergipe, através de uma iniciativa do nosso mandato, o prazo de validade indeterminado para o laudo e perícia que atestam o autismo já é uma realidade. O que pretendemos agora é tornar essa ação mais abrangente, garantindo que as pessoas com deficiências permanentes também tenham esse direito", explica Luciano.
De acordo com o parlamentar, a exigência de um laudo atualizado para obtenção dos direitos previstos em lei é algo injustificável, tendo em vista que essas pessoas não possuem uma condição passageira. "Essa é uma das principais reclamações dos familiares e uma luta das entidades que atuam em defesa deste público. E além de não se justificar, a busca pela renovação deste documento é exaustiva e onerosa para as famílias", pontua Pimentel.
A propositura é fruto do diálogo entre o parlamentar e o presidente do Conselho Estadual das Pessoas com Deficiência e Altas Habilidades (ConSer), Antônio Luiz dos Santos, e a presidente da Comissão de Direitos da Pessoa com Deficiência da OAB/SE, Sheila Christine de Souza.