CMA aprova Projeto de Lei que reserva vagas de estacionamento à pessoa autista

Vereador Pastor Diego - Foto: Gilton Rosas
De acordo com a propositura, estas vagas de estacionamento especiais devem estar asseguradas no ambiente público e privado de atendimento comum como supermercados, lojas, galerias, clínicas, hospitais e similares. “A matéria em questão insere-se no contexto de melhorar a vida dessas pessoas e de aumentar a conscientização da população para a existência dessa condição, especificamente no aspecto do trânsito. A socialização de pessoas com qualquer tipo de deficiência, inclusive o autismo, passa também pelo pleno exercício da liberdade de ir e vir”, reforça o autor do projeto.
É válido salientar que, o projeto não se direciona única e exclusivamente a pessoa com TEA. Especialistas e pesquisas retratam que no autismo, a dificuldade de locomoção pode não acontecer somente de forma física. Mas também devido a rigidez de comportamento e crises de sobrecarga sensorial que podem acontecer estando em um estabelecimento com muita gente ou estímulo. “Então, é importante que essas vagas sejam marcadas em locais estratégicos de fácil acesso, tanto para chegar quanto para sair”, conclui o vereador Pastor Diego.
Tramitação
O Projeto de Lei passou por todos os trâmites de votação, sendo aprovado pelas Comissões, chegando à Redação Final e já encaminhado ao Poder Executivo. A medida passa a valer no município de Aracaju, quando o prefeito Edvaldo Nogueira (PDT) sancionar a propositura e publicar no Diário Oficial.