FLUTUANTE 1100 x 284
Aracaju (SE), 01 de setembro de 2025
POR: Eliz Moura
Fonte: Assessoria Nitinho Vitale
Em: 17/04/2023 às 08:14
Pub.: 17 de abril de 2023

Vereadores querem Centro de Atenção Psico-Pedagógico em Aracaju", diz Nitinho

"Uma força conjunta entre os vereadores para indicação de emendas impositivas à Lei Orçamentária 2024 poderá garantir a implantação de um
centro de referência em atendimento psico-pedagógico aos estudantes da rede municipal de Aracaju".

Vereadores querem Centro de Atenção Psico-Pedagógico em Aracaju", diz Nitinho - Foto: Gilton Rosas | CMA

Vereadores querem Centro de Atenção Psico-Pedagógico em Aracaju", diz Nitinho - Foto: Gilton Rosas | CMA

A sugestão foi apresentada pelo vereador Nitinho Vitale  (PSD), durante visita à Escola de Ensino Fundamental Presidente Getúlio Vargas.

Ele explica que o objetivo da implantação do Centro  é garantir ao corpo discente da capital acolhimento humanizado,
o diagnóstico precoce,   orientação pedagógica, atendimento psicológico, terapias e  assistência social aos profissionais, aos estudantes e às famílias.

"Um centro de referência em atendimento psico-pedagógico poderá oferecer serviços de diagnóstico, atendimento de psicologia, assistência social, neuropsicologia,   fonoaudiologia, nutrição, musicoterapia, arteterapia, psicologia clínico cognitivo comportamental, terapia ocupacional,  entre outros serviços", argumentou Nitinho.

A iniciativa surgiu da visita da comissão temporária da Câmara Municipal de Aracaju para vistoriar e levar apoio emocional às comunidades escolares da capital em meio à onda de ameaças e ataques violentos que se multiplicam no país, classificada por Nitinho como "terrorismo digital contra as escolas".

Visitas
As visitas tem o objetivo de ouvir a comunidade e vistoriar as condições de segurança e de infraestrutura da rede municipal de ensino.

Além de Nitinho Vitale (PSD), integram a comissão os vereadores Ricardo Marques (Cidadania), Pastor Diego e Pastor Eduardo Lima, que estiveram na primeira visita à comunidade da Escola de Ensino Fundamental Presidente Getúlio Vargas, localizada no bairro Siqueira Campos.

Relatório
Apartir do contato direto com a comunidade, a comissão de vereadores pretende apresentar um relatório à Prefeitura de Aracaju,  através da secretária municipal de Educação, sugerindo intervenções que poderão melhorar  as condições de trabalho, os requisitos de segurança e a assistência aos estudantes da rede pública de ensino de  Aracaju.

“O trabalho não pára, estaremos atuantes e vigilantes. Vamos apresentar as demandas para o prefeito Edvaldo para que seja resolvido e mantida a segurança escolar em cada escola municipal de nossa cidade. Nossa intenção é apurar e entender como podemos criar medidas, políticas públicas eficazes para conter a violência nas escolas e preservar a vida de nossos filhos e colaboradores”, ressaltou o vereador Pastor Diego.

"A casa legislativa está atenta às vozes da comunidade. As famílias gritam por segurança. A Câmara está se colocando à disposição da comunidade. Estamos  conversando com alunos,  com professores e com a direção", comentou o vereador Pastor Eduardo Lima, ao revelar preocupação com casos recentes de estudantes que sofrem com episódios de auto-mutilações.

Durante a visita de surpresa, na Escola Municipal Presidente Getúlio Vargas,  os vereadores foram recebidos pelo diretor Robson Santana, que elogiou a iniciativa e fez questão de mostrar como a escola está enfrentando as ameaças disseminadas pela Internet, que amedrontam os alunos e preocupam os pais.

Segurança
"Nós temos um sistema de  vídeo-monitoramento interligado à Guarda Municipal de Aracaju para inibir invasões; a nossa equipe pedagógica vem aplicando dinâmicas nas salas de aulas; e também recebemos a visita do secretário de Educação que está formulando um programa de capacitação para segurança das escolas", explicou o diretor.

"Apesar de ser uma visita rápida,  ao chegar à escola,  já se percebe que não se trata somente das notícias falsas. Mas, também, das condições de trabalho,  de infraestrutura e segurança das escolas", avaliou o vereador Ricardo Marques.

O diretor Robson Santana confirmou a necessidade da elevação da altura de um muro externo de forma a evitar invasão à escola.

Psicológico
O diretor corroborou com a preocupação dos vereadores da necessidade de atendimento psicológico, confirmando casos de auto-mutilações e
revelando que a escola tem perfil inclusivo, com a presença de alunos que necessitam de atenção especial, mas a equipe esbarra na falta de diagnóstico rápido,  preciso e individualizado, que orientaria a melhor metodologia a ser aplicada a cada caso.

Demandas
Além das condições de trabalho reclamadas por alguns professores, - a exemplo da sala de informática que apresenta somente uma máquina em funcionamento para atender à turma de 20 alunos-, os parlamentares constataram que a escola também carece de adequação dos equipamentos de segurança e combate à incêndios.


O Mundo não para. Confira mais notícias no Canal do Click Sergipe no WhasApp

Conheça os melhores destinos em sergipe - Pontos Turísticos

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação