Aracaju (SE), 18 de janeiro de 2026
POR: Habacuque Villacorte
Fonte: 93 Notícias
Em: 01/05/2023 às 22:24
Pub.: 02 de maio de 2023

Oposição precisa ter um projeto para comandar Aracaju :: Por Habacuque Villacorte

Por Habacuque Villacorte

Este colunista já acompanha o cenário político sergipano há mais de duas décadas e tem consciência de como os cenários se modificam com o passar dos anos. Cada eleição tem sua história e, até adversários históricos, sobretudo aqui em Sergipe, já subiram (ou sobem) no mesmo palanque. Há quem avalie isso como “oportunismo”, mas a Política traz consigo a capacidade de articulação e do bom diálogo, duas ferramentas completamente “mutáveis” e estratégicas para qualquer homem público.

Olhando a eleição municipal de Aracaju que se avizinha, este colunista tem a percepção que o bloco governista, que na capital tem a frente o prefeito Edvaldo Nogueira (PDT), caminha a passos largos para mais uma vitória folgada nas urnas. E isso não quer dizer que ele faz uma gestão de excelência! Muito bem distante desta realidade, diga-se de passagem. A capital que já foi a “cidade da qualidade de vida” hoje tem problemas continuados e, supostamente, sem resolução.

O sistema do transporte público é precário (e defasado); as obras iniciadas pela gestão ou não são concluídas ou há uma demora generalizada para o término; a saúde enfrenta diversos problemas, a cidade cresce desordenada e apenas “incha” sem a revisão do plano diretor; não existe uma política de turismo e de atração de investimentos; falta mobilidade em Aracaju e o trânsito é bastante caótico; sem contar que diversos espaços públicos estão em completo abandono.

A oposição ao prefeito é bem atuante, diga-se de passagem; movimenta as redes sociais, visita os locais esquecidos, aponta os problemas, dar vez e voz aos servidores e à comunidade em geral. Em síntese, os adversários atuam bem, quando o assunto é fiscalizar e cobrar, mas é preciso ir além disso para governar uma cidade como Aracaju, cheia de problemas e que precisam de solução. Alguns deles, diga-se de passagem, são os mesmos há anos, ou seja, já são de conhecimento público.

Então, se os políticos que fazem oposição ao prefeito da capital têm ambição de verdade e o desejo de vencerem a eleição do próximo ano, vão precisar muito mais de denúncias e ações de fiscalização, mas de um projeto para a cidade, de desenvolvimento, com várias frentes de trabalho, com muita criatividade. A oposição tem que ser convincente é provar que sabe administrar. Além de tudo isso, mais uma dica: ninguém vence sozinho, sem grupo; divididos, pior ainda...

Confira coluna completa AQUI


Notícias Indicadas

The Beatles Reimagined retorna aos palcos com espetáculo imersivo no Teatro Tobias Barreto

Boleto do IPTU pode ser impresso no Portal do Contribuinte

Stand-up "A Ignorância é uma Dádiva”, de Renato Albani, abre sessão extra em Aracaju

Prefeitura de Aracaju alerta pais e responsáveis sobre cuidados na escolha do transporte escolar

Maior exposição de tubarões do Brasil chega a Aracaju

Ana Carolina apresenta turnê "25 Anas” em abril, no Salles Multieventos

Veja faixas e alíquotas das novas tabelas do Imposto de Renda 2026

Fábricas de fertilizantes em Sergipe e Bahia voltam a operar em meio a riscos no suprimento internacional

Entenda mudanças na aposentadoria em 2026

Governo divulga o calendário de feriados e pontos facultativos de Sergipe em 2026

Conheça os melhores destinos em Sergipe - Pontos Turísticos

Regras para ciclomotores, bicicletas elétricas e equipamentos de mobilidade individual autopropelidos começam a valer nesta quinta; saiba mais

Hapvida vai abrir novo hospital com 130 leitos, urgência, emergência e exames de alta complexidade

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação