FLUTUANTE 1100 x 284
Aracaju (SE), 31 de outubro de 2025
POR: Alanna Molina
Fonte: Assessoria
Em: 19/06/2023 às 14:49
Pub.: 19 de junho de 2023

Governo Federal realiza plenária com participação popular em Sergipe nesta quinta, 22/6

Iniciativa busca ouvir população e propagar plataforma "Brasil Participativo" para definir investimentos até 2027, incluindo Educação.

Plataforma e plenárias estaduais fortalecem participação social na elaboração do PPA - Foto Bruno Peres | SG-PR

Plataforma e plenárias estaduais fortalecem participação social na elaboração do PPA - Foto Bruno Peres | SG-PR

O Governo Federal estará em Sergipe nesta quinta-feira, 22 de junho, e convida a população sergipana e movimentos sociais para a Plenária Estadual do PPA Participativo, das 10h às 13h, no Teatro Tobias Barreto. Com credenciamento a partir das 8h, o evento faz parte de uma série de iniciativas do governo brasileiro para ouvir propostas da população e definir prioridades de investimentos, incluindo a Educação, voltados para a elaboração do Plano Plurianual Participativo (PPA) para os próximos quatro anos (2024-2027). O cronograma das plenárias estaduais passará por todos os estados e pelo Distrito Federal. 

O evento em Sergipe contará com a presença do ministro-chefe da Secretaria Geral da Presidência, Marcio Macedo, e da ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, entre outros representantes do Governo Federal. "Pela primeira vez, estamos colocando o povo para dizer o que quer que o governo brasileiro faça, e onde nós devemos aplicar o dinheiro que arrecadamos", disse o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O PPA é o principal instrumento de planejamento orçamentário de médio prazo do Governo Federal.

Brasil Participativo
Durante o evento, o Governo Federal também apresentará a plataforma digital "Brasil Participativo", como mais uma iniciativa voltada a receber contribuições de toda a sociedade na elaboração do PPA 2024-2027, para além dos fóruns nacionais e plenárias estaduais. Até o momento, já são mais de 313 mil votos registrados em todo o Brasil.

A plataforma permite que cidadãos, movimentos sociais, entidades, representações sindicais e população em geral ajudem a definir as prioridades para a elaboração do orçamento federal para os próximos quatro anos. Por meio da plataforma, são coletados os votos e as propostas da população para o PPA 2024-2027.

Educação
Através da plataforma "Brasil Participativo", a população pode contribuir nas mais diversas áreas, incluindo o campo da Educação, como destaca Elayne Messias Passos, chefe da Assessoria de Participação Social e Diversidade, vinculada ao Ministério da Educação (MEC). "Na plataforma, a população pode votar nos projetos prioritários, encaminhados pelos ministérios a partir de estudos".

"O MEC encaminhou duas propostas: uma para a Educação Básica; e uma para a Educação Superior. Pedimos que a população sinalize o seu interesse nos investimentos voltados para a Educação do Brasil. Além disso, a população e organizações da sociedade civil também podem construir novas propostas e pedir votos para elas", explica a chefe da Assessoria de Participação Social e Diversidade, Elayne Passos.

Como votar
Até o dia 14 de julho, qualquer pessoa com cadastro no portal Gov.Br pode acessar a plataforma do "Brasil Participativo" (www.gov.br/brasilparticipativo) para votar e deixar ali suas propostas e prioridades para o PPA. O processo é rápido e prático. Em poucos minutos, o cidadão pode contribuir com sua opinião.

O cidadão pode escolher três programas federais como prioritários, apresentar três propostas e votar em outras três. Até o momento, já foram mais de 3 mil novas propostas apresentadas pela população ao governo. Entre julho e agosto, as propostas e programas mais votados serão analisados pelo governo federal, e em seguida serão encaminhados ao Congresso Nacional, para debate e votação dos parlamentares.

Participação Social
Lançada desde 11 de maio, a plataforma "Brasil Participativo" é assinada pela Secretaria Geral da Presidência da República (SGPR) e pelo Ministério do Planejamento e Orçamento (MPO), com a parceria do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos.

Com mais de 200 mil participantes, a plataforma já é considerada a maior experiência de participação social digital do Poder Executivo Federal e faz parte do esforço do governo federal pela reconstrução da participação social nas decisões sobre políticas públicas.


Notícias Indicadas

Galeria Casacor recebe "Ces arts, c’est la vie”

Fábio Jr. celebra trajetória em show emocionante no Salles Multieventos

"Romance em duas línguas" :: Com Célia Gil

Aracaju Beauty Hair 2025 traz novidades e promete atrair mais de 10 mil visitantes

Villela Produções traz a Aracaju Fábio Rabin e o espetáculo "Ladeira Abaixo”

Cacto Experience aposta em aulas lúdicas para incentivar crianças a trocarem telas por atividades físicas

Curta-Se 24: Alice Caymmi, Zé Ibarra, Pedro Lua e Polayne estão entre as atrações musicais do festival

Festival Kids traz espetáculo "Bobbie Goods & Labubu” para animar a criançada em Aracaju

Feirinha da Gambiarra realizará edição especial com o tema ‘Batida Sergipana’ na Orla da Atalaia

Halloween do Chá promete noite temática com música e concurso de fantasias em Aracaju

Festival Inshallah 2025 apresenta: "Noites em Inshallah” – Um espetáculo de dança do ventre que encanta corações

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação