FLUTUANTE 1100 x 284
Aracaju (SE), 30 de outubro de 2025
POR: Priscila Viana
Fonte: Assessoria Sonia Meire
Em: 27/06/2023 às 09:24
Pub.: 27 de junho de 2023

Vereadora Professora Sonia Meire do PSOL entra com ação judicial contra a SMTT

O transporte coletivo da Grande Aracaju tem sido alvo de uma série de denúncias, como a frota insuficiente para as demandas da população, a estrutura precária dos veículos, a falta de acessibilidade, a superlotação, os constantes casos de importunação sexual e a falta de cumprimento dos direitos trabalhistas por parte das empresas que prestam o serviço de transporte coletivo, entre outros. 

Todos esses problemas são atravessados pela falta de transparência com relação aos contratos firmados entre a Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), através da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), e as empresas que detêm a concessão do serviço, além dos custos envolvidos.

Visando garantir a transparência na divulgação de informações que são de interesse público, a Vereadora Professora Sonia Meire (PSOL) entrou com uma ação judicial (Mandado de Segurança) contra a SMTT, distribuído na 18a Vara Cível de Aracaju, sob o número 202311800798. De acordo com a Vereadora, a ação enquanto medida urgente se faz necessária após a recusa da SMTT em fornecer informações sobre a planilha de custos que compõe a atual tarifa do transporte público na Grande Aracaju.

“Já faz três meses que protocolamos ofício e requerimentos  solicitando dados e informações sobre os contratos entre a Prefeitura de Aracaju e as empresas de transporte coletivo, bem como as planilhas de custo, e nunca chegaram. Precisamos conferir se, de fato, a tarifa adotada atualmente é justa, como são feitos os cálculos e, a partir do meu papel de vereadora, auxiliar na definição de políticas públicas de transporte, visando a melhoria na qualidade do serviço oferecido à população”, afirmou Sonia Meire.

O não fornecimento dos documentos e informações a respeito da planilha de custos do transporte coletivo urbano por parte da SMTT fere o direito constitucional de Acesso à Informação e a própria Lei Orgânica do Município de Aracaju. Para o advogado e economista Demétrio Varjão, assessor parlamentar da vereadora Sonia Meire, não há dúvidas quanto à conduta inconstitucional do Poder Executivo Municipal. 

“Para salvaguardar os lucros exorbitantes dos grandes empresários que exploram o transporte coletivo em Aracaju, a Prefeitura faz questão de rasgar dois princípios fundamentais: o princípio da soberania e participação popular, pois toda cidadã e todo cidadão tem o direito de ter acesso às informações públicas, para formar sua opinião e cobrar melhorias do Poder Público. E o princípio da separação dos poderes, pois uma parlamentar eleita pelo povo tem o direito de acesso às informações para poder exercer o seu papel de fiscalizar o Poder Executivo”, explicou Demétrio.

Informações de interesse público
Além dos contratos firmados e da planilha de custos, a vereadora Sonia Meire também já solicitou junto à SMTT, por meio de Requerimentos aprovados pela Câmara de Vereadores de Aracaju, outras informações de interesse público, como a quantidade de veículos dotados com tecnologia de acessibilidade, piso baixo e rampa de acesso; a quantidade de veículos dotados com ar condicionado; a quantidade de pontos de ônibus que não possuem instalações de proteção contra sol e chuva; as ocorrências de crimes sexuais e casos de importunação sexual, entre outros relacionados ao transporte coletivo em Aracaju.

Todas os outros requerimentos já obtiveram retorno por parte da SMTT, com exceção do que solicita a planilha de custos do transporte coletivo.


Notícias Indicadas

Galeria Casacor recebe "Ces arts, c’est la vie”

Fábio Jr. celebra trajetória em show emocionante no Salles Multieventos

"Romance em duas línguas" :: Com Célia Gil

Aracaju Beauty Hair 2025 traz novidades e promete atrair mais de 10 mil visitantes

Villela Produções traz a Aracaju Fábio Rabin e o espetáculo "Ladeira Abaixo”

Cacto Experience aposta em aulas lúdicas para incentivar crianças a trocarem telas por atividades físicas

Curta-Se 24: Alice Caymmi, Zé Ibarra, Pedro Lua e Polayne estão entre as atrações musicais do festival

Festival Kids traz espetáculo "Bobbie Goods & Labubu” para animar a criançada em Aracaju

Feirinha da Gambiarra realizará edição especial com o tema ‘Batida Sergipana’ na Orla da Atalaia

Halloween do Chá promete noite temática com música e concurso de fantasias em Aracaju

Festival Inshallah 2025 apresenta: "Noites em Inshallah” – Um espetáculo de dança do ventre que encanta corações

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação