FLUTUANTE 1100 x 284
Aracaju (SE), 27 de outubro de 2025
POR: Assessoria Delegada Katarina
Fonte: Assessoria Delegada Katarina
Em: 25/08/2023 às 13:36
Pub.: 25 de agosto de 2023

Em reunião com prefeitos sergipanos, Delegada Katarina debate queda do FPM

Em reunião com prefeitos sergipanos, Delegada Katarina debate queda do FPM - Foto: Assessoria Delegada Katarina

Em reunião com prefeitos sergipanos, Delegada Katarina debate queda do FPM - Foto: Assessoria Delegada Katarina

Autora de um requerimento protocolado no Ministério da Fazenda questionando as constantes quedas nos repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), a deputada federal Delegada Katarina (PSD) participou de uma reunião extraordinária da Federação dos Municípios de Sergipe (Fames), nesta sexta-feira, para discutir o tema. 

O encontro reuniu diversos gestores municipais; representante da Confederação Nacional dos Municípios, Eduardo Stranz; e da Secretaria de Estado da Fazenda, Alberto Schetini; além do deputado estadual Cristiano Cavalcante. 

O presidente da Fames, Alan de Agripino, prefeito de Areia Branca, fez um panorama da situação dos municípios. “Falo aqui como prefeito, não como presidente da Fames. Estamos vivendo um momento de muitas dificuldades, com queda de 20% no FPM e aumento nas despesas, com a implantação do piso da Enfermagem e precatórios, por exemplo”, explicou.

Para a deputada Katarina, que foi vice-prefeita e conhece a complexidade de uma gestão municipal, algumas medidas do Governo Federal  têm impactado bastante os municípios, como a isenção de imposto de renda para uma faixa da população e a obrigatoriedade da implantação das novas regras na destinação de resíduos sólidos. 

“Esse cenário tem nos preocupado bastante e, ao meu ver, requer união e diálogo. Por isso, me somei aos gestores e coloquei meu mandato à disposição para, juntos, buscarmos alternativas que melhorem a situação das cidades sergipanas e, primordialmente, de quem vive nelas”, destacou. 

A parlamentar reiterou que é no município que as pessoas vivem, vão à escola, ao posto de saúde, etc. “enquanto bancada federal, precisamos estar atentos a essas pautas e defender os municípios sergipanos, olhando a questão com sensibilidade e proatividade. Vamos unir a bancada e buscar iniciativas lá em Brasília para que elas possam ajudar a dirimir essas dificuldades , enfatizou.

A deputada, inclusive, está realizando, junto à Fames, um seminário sobre resíduos sólidos, cuja regulamentação também é uma agravante ao cenário preocupante dos municípios. “Vamos discutir, de forma mais aprofundada essa problemática e tentar buscar alternativas de pardo e financiamento. Não estamos parados, estamos nos mobilizando para resolver esses problemas”, concluiu a parlamentar. 


Notícias Indicadas

Veja quem são os pré-candidatos confirmados e cotados para 2026

Lula volta a criticar uso do dólar, dias antes de reunião com Trump

Saúde preventiva acessível: ComfortClin lança pacote completo de check-up para homens e mulheres

Conheça os melhores destinos em Sergipe - Pontos Turísticos

Feirinha da Gambiarra realizará edição especial com o tema ‘Batida Sergipana’ na Orla da Atalaia

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação