Autropopelido - Regras
Aracaju (SE), 21 de março de 2026
POR: Assessoria Delegada Katarina
Fonte: Assessoria Delegada Katarina
Em: 31/08/2023 às 14:44
Pub.: 31 de agosto de 2023

Delegada Katarina é a deputada sergipana que mais relatou projetos na Câmara

Delegada Katarina é a deputada sergipana que mais relatou projetos na Câmara - Foto: Assessoria Delegada Katarina

Delegada Katarina é a deputada sergipana que mais relatou projetos na Câmara - Foto: Assessoria Delegada Katarina

Entre os parlamentares que compõem a bancada sergipana na Câmara, a deputada federal Delegada Katarina (PSD/SE) foi a que mais relatou Projetos de Lei neste ano. Já foram 25 relatorias, de diversos temas, defendidas nas Comissões das quais faz parte.

Apenas nesta semana, foram três relatorias em Comissões e uma de plenário, que teve como foco a inclusão, um dos eixos de atuação da parlamentar. 

Esta matéria, já aprovada e encaminhada de imediato ao Senado, trata sobre o acompanhamento integral para educandos com dislexia ou Transtorno do Deficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) ou outro transtorno de aprendizagem, para assegurar a inclusão do Transtorno Opositivo Desafiador (TOD) nos parâmetros da lei. 

Sendo assim, o PL visa garantir uma assistência adequada para as pessoas com o Transtorno Opositivo Desafiador, capacitando-os e tratando-os para o convívio em sociedade e a participação social com o acompanhamento qualificado. 

Além deste, outros três PLs foram relatados: o 3306/2021, na Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado, o 561/2023 na Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, e o 4155/2019 na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

O primeiro concede atendimento prioritário às mulheres em todas as Delegacias de Polícias do País, desde que não haja, naquele município, alguma delegacia especializada para atenção às questões das mulheres.

O segundo, cuja relatoria já foi aprovada pela Câmara, estabelece a instalação de “Salas Lilás” em todas as Delegacias Especializadas no Atendimento à Mulher e Núcleos Regionais de Polícia Técnico-Cientifica (PRPTC) dos Estados.

O terceiro, por sua vez, institui a Semana Nacional de Conscientização sobre Alergia Alimentar, e é de autoria da ex-senadora sergipana, Maria do Carmo. 

Para a Delegada Katarina, a variedade de temas das relatorias é importante para dar celeridade ao mandato e atuar em diversas frentes. “Estar nas Comissões é importante também por isso, porque lá é possível relatar projetos que ainda estão sem andamento e colocá-los em pauta, já que o volume de PLs parados é muito grande. Assim, atualizamos diversos temas sem, necessariamente, ter que recomeçar todo o processo da criação de PL”, afirma a parlamentar.

Vale lembrar que, atualmente, a Câmara possui quase 40.000 projetos em tramitação. “Isso nos mostra que diversos projetos bons devem ter andamento e garantia de que se tornem leis, e todos esses projetos precisam ser relatados, situação essa em que faço uma análise minuciosa e tento impulsionar matérias importantes para o País”, reitera. 

Depois da Delegada Katarina, vem o deputado Rodrigo Valadares, com 7 relatorias; ele é seguido pelo deputado Ícaro de Valmir, com 6. Yandra Moura tem 5. Thiago de Joaldo, 3. Fábio Reis, João Daniel e Gustinho Ribeiro ainda não relataram PLs este ano.


Notícias Indicadas

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação