Saúde de Aracaju: Luiz Roberto estabelecerá atendimento de urgência em unidades e realizará concurso público
Luiz Roberto (PDT), candidato à Prefeitura de Aracaju - Foto: Assessoria de Campanha
Uma das propostas do plano de governo de Luiz Roberto (PDT), candidato à Prefeitura de Aracaju, é implantar um modelo de atendimento inovador na Atenção Básica de Saúde, disponibilizando estrategicamente em dez Unidades de Saúde da Família (USF) uma equipe composta por médicos e enfermeiros que atenderão exclusivamente casos clínicos, sem agendamento prévio, mas que tenham caráter de urgência.
As unidades que receberem este modelo serão ampliadas e terão ala exclusiva, que contará com um leito de estabilização, coleta de exames e um aparelho móvel de Raio X, para realizar os atendimentos. “Assim, o paciente urgente será atendido e estabilizado de forma mais ágil e será transferido para uma unidade hospitalar. Com esta ampliação da USF, a UPA Nestor Piva e o Hospital de Pequeno Porte Fernando Franco terão sua demanda diminuída e proporcionando mais conforto aos pacientes”, pontua Luiz.
As unidades hospitalares serão ampliadas e modernizadas, melhorando consideravelmente o atendimento à população. Os serviços do Centro de Especialidades Médicas (Cemar) serão ampliados, com equipes completas para suprir as necessidades dos pacientes. “Vamos promover em nossa gestão a ampliação significativa da oferta para reduzir as filas de consultas e exames, com prioridade a especialidades com maior tempo de espera. Inclusive, utilizando-se da telemedicina e convênio com a rede privada. Iremos criar ainda o Centro de Imagem e Diagnóstico. Queremos que a saúde continue avançando e trazendo muito mais benefícios para os aracajuanos”, ressalta Luiz Roberto.
Luiz também defende que há necessidade de construção de novas unidades nos bairros: Mosqueiro, Porto Dantas, São Conrado, Marivan, Farolândia, Soledade, Aeroporto e Atalaia, além da ampliação das unidades do Santos Dumont e do 18 do Forte. Para atender a essas novas unidades e aumento do serviço ofertado à população, Luiz entende ser primordial a realização do concurso público para a saúde. “Não há como fazer o trabalho de ampliação sem o concurso público para todas as áreas da saúde do município”, destaca.
Outro compromisso de Luiz é a construção de um Centro de Referência para Atendimento Especializado exclusivo para pacientes neurodivergentes. “Trata-se de um complexo neurossensorial, com instalações adequadas projetado segundo os princípios da neuroarquitetura para proporcionar a esses pacientes um tratamento especializado e humanizado, por meio de uma abordagem integrada, com espaços inovadores e inclusivos, proporcionando o desenvolvimento psicomotor, lúdico e emocional das crianças”, detalha.