Aracaju (SE), 18 de janeiro de 2026
POR: Valéria Santana
Fonte: CMA
Em: 30/10/2024 às 14:55
Pub.: 30 de outubro de 2024

Isac recolhe assinaturas para abertura de duas CPIs na Câmara de Vereadores

Vereador Isac Silveira recolhe assinaturas para abertura de duas CPIs na Câmara de Vereadores - Foto: Gilton Rosas/CMA

Na manhã desta quarta-feira, 30, o vereador Isac Silveira (União Brasil) deu início à coleta de assinaturas para a abertura de duas Comissões Parlamentares de Inquérito (CPIs) na Câmara Municipal de Aracaju. O objetivo das CPIs é investigar supostas irregularidades em licitações e contratos da administração pública municipal.  

A primeira CPI tem como foco apurar indícios de fraudes em licitações e improbidade administrativa nas dispensas e inexigibilidades de licitações, além de licitações emergenciais, tanto na administração direta quanto indireta do município. “É fundamental que a população tenha certeza de que os recursos públicos estão sendo utilizados de maneira transparente e responsável. Nossa função como vereadores é fiscalizar e garantir que a legalidade seja respeitada”, afirmou Isac.  

A segunda CPI se concentrará na investigação de possíveis direcionamentos e sobrepreços na licitação de notebooks e plataformas, realizada pela Prefeitura de Aracaju por meio do Pregão Eletrônico nº PE 102/2023. Este contrato, registrado na Ata de Registro de Preços nº 10/2023, envolve o valor de R$ 143.010.450,00 (cento e quarenta e três milhões, dez mil e quatrocentos e cinquenta reais), por meio da Secretaria Municipal de Educação. “Precisamos entender como esse valor foi definido e se realmente atende às necessidades da educação municipal. O valor exorbitante chama atenção. A transparência e a lisura devem ser sempre prioridade”, ressaltou o vereador.  

Isac destacou a importância do apoio da população e de seus colegas vereadores na coleta de assinaturas. “Eu havia dito que começaria esse processo após as Eleições, e acredito que a participação cidadã é essencial. Cada assinatura representa um clamor por justiça e pelo uso correto dos recursos públicos. Comecei a recolher hoje as assinaturas e acredito que teremos sucesso na instalação das CPIs”, concluiu.  

Com o apoio necessário, as CPIs poderão ser instaladas, e as investigações poderão começar oferecendo à sociedade aracajuana maior clareza sobre o uso dos recursos públicos e a integridade dos processos licitatórios na administração municipal. A coleta de assinaturas está em andamento, e Isac convida a população a se unir a essa causa em defesa da transparência e responsabilidade na gestão pública municipal. 


Notícias Indicadas

The Beatles Reimagined retorna aos palcos com espetáculo imersivo no Teatro Tobias Barreto

Boleto do IPTU pode ser impresso no Portal do Contribuinte

Stand-up "A Ignorância é uma Dádiva”, de Renato Albani, abre sessão extra em Aracaju

Prefeitura de Aracaju alerta pais e responsáveis sobre cuidados na escolha do transporte escolar

Maior exposição de tubarões do Brasil chega a Aracaju

Ana Carolina apresenta turnê "25 Anas” em abril, no Salles Multieventos

Veja faixas e alíquotas das novas tabelas do Imposto de Renda 2026

Fábricas de fertilizantes em Sergipe e Bahia voltam a operar em meio a riscos no suprimento internacional

Entenda mudanças na aposentadoria em 2026

Governo divulga o calendário de feriados e pontos facultativos de Sergipe em 2026

Conheça os melhores destinos em Sergipe - Pontos Turísticos

Regras para ciclomotores, bicicletas elétricas e equipamentos de mobilidade individual autopropelidos começam a valer nesta quinta; saiba mais

Hapvida vai abrir novo hospital com 130 leitos, urgência, emergência e exames de alta complexidade

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação