Retrospectiva: Garibalde Mendonça destaca debates sobre várias áreas
O vice-presidente da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), deputado Garibalde Mendonça (PDT), fez uma avaliação positiva dos dois primeiros anos do seu mandato nesta legislatura, mas acredita que existem pontos que precisam de melhor atenção para melhorar a qualidade de vida dos sergipanos.
Entre os trabalhos realizados, o parlamentar defende a realização de um plebiscito para solucionar o conflito de limites territoriais entre os municípios de Aracaju e São Cristóvão, como prevê o Projeto de Lei Nº 402/2024, de sua autoria.
Neste sentido, a Alese já fez, atendendo a seu requerimento, uma audiência pública para ouvir todas as partes envolvidas. O assunto deve fazer parte dos debates nos próximos anos até alcançar a resolução do problema.
Outros temas foram citados pelo deputado como fortes em sua atuação. “Os dois primeiros anos de gestão foram marcados pelo compromisso com o diálogo, a defesa de políticas públicas inclusivas e o fortalecimento de áreas essenciais como educação, saúde, segurança, esporte e cultura. Nesse período, importantes avanços foram alcançados, como a destinação de emendas para a melhoria da infraestrutura de escolas estaduais e o incentivo a projetos educacionais. Na área da saúde, destacam-se a viabilização de recursos para hospitais regionais e unidades de saúde em municípios que mais necessitavam”.
Garibalde Mendonça citou pontos que precisam melhorar na atuação em defesa dos direitos dos sergipanos. Ele destacou a utilização das emendas parlamentares, que são uma reserva dentro do Orçamento usada conforme indicação de deputados.
“Apesar dos progressos, ainda há desafios a serem superados nos próximos anos. É fundamental garantir a execução das emendas com maior agilidade e eficácia, além de fortalecer políticas públicas que melhorem a qualidade de vida das pessoas em seus municípios. O foco deve permanecer na busca por soluções que atendam diretamente às necessidades dos sergipanos, promovendo desenvolvimento e inclusão”, afirmou.
Em 2024, o vice-presidente da Alese protocolou sete projetos de lei, enquanto no ano anterior foram cinco PLs. Ao todo, foram 145 proposituras de sua autoria em 2023 e mais 254 este ano.
Confira matérias relacionadas ao Deputado Garibalde Mendonça publicadas no Click Sergipe