As boas notícias da conferência de Houston para Sergipe, segundo Jeferson Andrade
Sergipe colheu boas notícias na Offshore Technology Conference (OTC), evento global de petróleo, gás e energia, realizado entre segunda-feira (5) e quinta-feira (8) em Houston, maior cidade do Texas, nos Estados Unidos.
“Foi uma semana muito boa para Sergipe. Reuniões, visitas, conversas e intercâmbio sobre petróleo, gás, fertilizante, tecnologia e inovação. A gente sai daqui muito otimista com o futuro do nosso Estado”, disse o presidente da Assembleia Legislativa, Jeferson Andrade, que fez parte da comitiva do governo de Sergipe na OTC, liderada pelo governador Fábio Mitidieri.
Em quatro pontos, o que de melhor rendeu para Sergipe a conferência de Houston:
– Encontro com Magda Chambriard, presidente da Petrobrás, com Renata Baruzzi, diretora de Engenharia, Tecnologia e Inovação, e com Sylvia Anjos, diretora de Operação e Produção, sobre projetos prioritários da estatal para Sergipe.
– Entre essas prioridades se destacam a licitação para a contratação de duas plataformas marítimas para o projeto Sergipe Águas Profundas (Seap) e a retomada da produção de fertilizantes nitrogenados na fábrica de Laranjeiras, a antiga Fafen. Além da implantação de um curso de petróleo e gás em Sergipe, para qualificação profissional.
– Visita às instalações da Optimus Technology Group, empresa agregadora de tecnologia com sede nos Estados Unidos, especializada em otimização, virtualização e segurança de data center.
– A Optimus vai investir US$ 1 bilhão (algo como R$ 6 bilhões) na implantação de data center e de um centro de pesquisa tecnológica em Sergipe, dentro de uma perspectiva para transformar o Estado em um Hub de inovação, atendendo empresas do Brasil, América Latina e Estados Unidos.
Na comitiva sergipana, o sentimento geral é que Sergipe na OTC 2025 deu mais um passo importante para vender a imagem de um Estado competitivo para a atração de empresas de petróleo e gás, com potencial de gerar emprego e elevar a renda dos trabalhadores sergipanos.