Deputada Dra. Lidiane Lucena destaca avanço histórico no SUS de Sergipe com procedimento inédito no Huse
Na manhã desta quarta-feira, 16, a deputada estadual Dra. Lidiane Lucena utilizou a tribuna da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) para celebrar um marco na saúde pública do estado. O Hospital de Urgências de Sergipe Governador João Alves Filho (Huse) realizou, pela primeira vez na rede pública estadual, a implantação endoscópica de prótese de esôfago em um paciente oncológico.
De acordo com a parlamentar, o procedimento, já consolidado em centros de referência do país, representa um divisor de águas para o tratamento de pacientes com câncer de esôfago em estágio avançado no SUS sergipano. “Estamos falando de um avanço que devolve dignidade, conforto e qualidade de vida. Imagine o impacto para quem não podia mais se alimentar ou sequer beber um copo de água”, destacou.
Dra. Lidiane citou o caso de Girlene Santana, de 61 anos, primeira paciente a receber a prótese pelo Huse. “Dona Girlene não tomava um copo de água há quase sete meses. Com o procedimento, ela voltou a matar a sede podendo beber água. Basta tentarmos nos imaginar no lugar dela para compreender a importância dessa cirurgia”.
A deputada também elogiou o trabalho dos profissionais do hospital, especialmente o cirurgião oncológico e responsável técnico pelo setor de endoscopia, Dr. Bruno Corrêa, e a diretora assistencial Nataly Gois. Ela ainda parabenizou o secretário estadual da Saúde, Dr. Cláudio Mitidieri, e o governador Fábio Mitidieri pelo compromisso com a modernização e humanização do SUS em Sergipe.
Dra. Lidiane Lucena lembrou ainda que o Huse passa por um processo contínuo de modernização, que inclui um moderno Centro de Hemodinâmica, serviços de alta complexidade cardiovascular, revitalização do centro cirúrgico e melhorias nas enfermarias. “É esse o SUS que queremos: forte, inovador e capaz de oferecer o que há de melhor para quem mais precisa”, concluiu.