FLUTUANTE Clube de Aventureiros - 900 x 450
Aracaju (SE), 04 de fevereiro de 2026
POR: Gabriel Damásio
Fonte: Ascom Unit
Em: 06/08/2025 às 14:30
Pub.: 06 de agosto de 2025

Fisioterapeuta se destaca no tratamento cardiopulmonar e na formação profissional

Apoiada pelo ProUni e movida pela paixão profissional, ex-aluna da Unit criou um curso preparatório para o Enare e oferece atendimento especializado com foco em reabilitação e qualidade de vida

Fisioterapeuta se destaca no tratamento cardiopulmonar e na formação profissional - Foto: Ascom Unit

O curso de Fisioterapia pode abrir uma série de caminhos e possibilidades para os que se formam nesta carreira profissional. Um deles é seguido há cinco anos pela fisioterapeuta Giselle Stephanie Ramalho Fontes, ex-aluna da Universidade Tiradentes (Unit): ela atua na fisioterapia cardiopulmonar, especialidade passou a ser mais conhecida e demandada no Brasil a partir de fatores como a pandemia de Covid-19 e o aumento dos casos de doenças cardiovasculares e respiratórias. 

Ela explica que a fisioterapia cardiopulmonar previne, trata e reabilita disfunções do sistema cardiovascular (coração e vasos), do sistema respiratório (pulmões e vias aéreas) e do sistema muscular. “Esse trabalho tem o objetivo de oferecer ao paciente uma vida sem cansaço, sem fraqueza e com qualidade”, resume Giselle, que conta ter se encantado com a especialidade a partir de aulas, pesquisas e projetos dos quais participava na faculdade. “Desde o sexto período, eu comecei a me identificar com a área. Tive professores que foram e são referências na fisioterapia respiratória e cardiovascular, e que me encantaram com tanta entrega e entendimento dos sistemas. Isso fez total diferença”, disse. 

Giselle aprofundou seus conhecimentos a partir de duas pós-graduações que fez na Universidade Federal de Sergipe (UFS), após concluir a graduação na Unit: a Residência Multiprofissional em Saúde do Adulto e do Idoso, no Hospital Universitário (HU), e o mestrado em Ciências da Saúde, no qual defendeu uma dissertação sobre o efeito do treino intervalado de alta intensidade na capacidade física e qualidade de vida de indivíduos com doença arterial coronariana. 

Hoje, a profissional atua como fisioterapeuta cardiopulmonar, prestando serviços de atendimento particular em nível domiciliar e ambulatorial em Aracaju. “Estou crescendo como profissional autônoma. Meus dias são resumidos em contribuir com a qualidade de vida de várias pessoas que acreditam no meu trabalho, e oferecer um serviço especializado e que entrega resultados reais é o meu objetivo. Pretendo fazer a fisioterapia cardiopulmonar ser mais conhecida em minha cidade, ajudar mais pessoas que precisam do meu serviço e compartilhar minhas habilidades e conhecimentos com outros colegas da área”, diz Giselle.

Essa partilha de conhecimentos tem a ver com o segundo caminho profissional que a fisioterapeuta tomou: o do ensino profissional. Em sociedade com um colega da residência, ela criou no ano passado o R1Fisio, um serviço para fisioterapeutas recém-formados que estão se preparando para fazer o Enare (Exame Nacional de Residência). Trata-se do processo seletivo nacional unificado para ingresso em programas de residência multiprofissional e uniprofissional, sob coordenação do Ministério da Educação (MEC). O curso oferece mentoria e ensino preparatório para estudantes e graduados em fisioterapia que querem ser residentes e se preparam para prestar os exames do Enare. 

A própria Giselle, que também ministra as aulas aos inscritos, define que a criação do curso atende a uma de suas metas profissionais, estabelecidas para serem postas em prática após a conclusão do mestrado. “Hoje, estou finalmente empreendendo, traçando grandes parcerias e pondo em prática a fisioterapia que a ciência nos ensina como ‘de qualidade’. Através de muito estudo, prática e empatia”, avalia. 

Experiência adquirida

A experiência que adquiriu na carreira é creditada ao aprendizado que teve no curso de Fisioterapia da Unit, entre 2015 e 2020. Nascida em Lagarto, na região Centro-Sul do estado, Giselle Fontes ingressou como bolsista integral (100%) do Programa Universidade para Todos (ProUni), a partir das boas notas que obteve no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Ela conta que a aprovação na seleção foi uma grande oportunidade. Sempre morei no interior e meus pais não tinham condições de pagar uma faculdade particular. Então, eu sabia que precisaria tirar uma boa nota no Enem. Já haviam me falado bastante que a Unit era uma boa universidade e que o curso de Fisioterapia era o primeiro do estado, muito bem estruturado e com professores excelentes. Por isso, escolhi a Unit”, lembra. 

Além das aulas teóricas e práticas, ela também foi bolsista do Programa de Bolsas de Iniciação Científica (Probic), através do qual participou de uma pesquisa sobre a caracterização da dor e suas correlações com a funcionalidade e a qualidade de vida em pessoas com Charcot-Marie-Tooth (CMT), um grupo de doenças hereditárias que afetam os nervos periféricos e causam fraqueza e atrofia muscular, principalmente nos pés e nas pernas. E também participou do Grupo de Pesquisa em Ginásticas e Atividades Rítmicas Expressivas (GPGare), que atua em estudos e atividades junto ao Laboratório de Biociência da Motricidade Humana (Labimh). 

Também foi monitora da disciplina de Semiologia em Fisioterapia e integrante das ligas acadêmicas de Estudo e Pesquisa da Coluna Vertebral (Lepec) e de Fisioterapia em Geriatria (Lafge). E participou de diversos projetos de extensão envolvendo o atendimento a crianças, mulheres, idosos e pacientes com lúpus. “Eu chamo de segunda milha, essencial para o nosso conhecimento e amadurecimento profissional. Temos a oportunidade de aprender a lidar com grupos de pessoas, a desenvolver ciência, a conhecer o mercado de trabalho e melhorar nosso currículo”, define Giselle. 

Ao rever sua trajetória, a fisioterapeuta considera que ter sido estudante da Unit a fez sair na frente em muitos aspectos. “Hoje, comento com ex-colegas de turma como saímos com diferenciais em relação à prática fisioterapêutica, ao amadurecimento, à visão como profissional da área. Saímos prontos para atuar, e cada nova experiência foi apenas somando vivências e avançando nas técnicas. A Unit foi uma porta que Deus abriu para mim. As amizades, contatos e aprendizados me fizeram segura, determinada e firme para ir em busca de cada sonho profissional. Como tenho feito”, acredita. 


Notícias Indicadas

Prefeitura anuncia vasta programação para o Carnaval da Barra 2026

The Beatles Reimagined retorna aos palcos com espetáculo imersivo no Teatro Tobias Barreto

Clube de Aventureiros Estrelas Brilhantes: Mais de duas décadas de dedicação ao desenvolvimento infantil

Veja faixas e alíquotas das novas tabelas do Imposto de Renda 2026

Ana Carolina apresenta turnê "25 Anas” em abril, no Salles Multieventos

'Abba Experience In Concert' chega a Aracaju com novo show no Teatro Tobias Barreto

Fazer comunicação em um mundo em mutação :: Por Shirley Vidal

"Aracaju Tropical Run 2026” agita capital em corrida na praia

CONVITE: Lançamento do livro "Command Center, IA e outros Avanços Tecnológicos na Radiologia Médica"

Benito Di Paula em Aracaju com a turnê "Do Jeito que a Vida Quer"

Governo de Sergipe anuncia redução no preço da tarifa do gás natural canalizado

OAB/SE prorroga prazo de regularização para garantir descontos na anuidade 2026

Madereta de Lagarto apresenta programação da 12ª edição

Propriá realizará a maior Romaria e Festa de Bom Jesus dos Navegantes do estado

Boleto do IPTU pode ser impresso no Portal do Contribuinte

Prefeitura de Aracaju prorroga prazo da cota única do IPTU com desconto de 7,5% até 6 de fevereiro

Nona, Bruninho Top7, cortejos do Rasgadinho e Maysa Reis agitam o Jardins Folia 2026

5 alertas de que o sistema contábil da sua empresa ficou para trás

Falta de lei não impede redução de jornada de servidor com filha autista

Detran Sergipe moderniza CNH e exame prático passa a ser realizado sem baliza

Petrobras garante três décadas de produção em Sergipe Águas Profundas

Maior exposição de tubarões do Brasil chega a Aracaju

Entenda mudanças na aposentadoria em 2026

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação