Aracaju (SE), 27 de janeiro de 2026
POR: Jéssica Bordin
Fonte: Medellín Comunicação/Assessoria de Imprensa
Em: 12/11/2025 às 17:21
Pub.: 12 de novembro de 2025

Saúde reprodutiva: especialista destaca avanços e desafios da fertilidade

Com o aumento da média da idade para a maternidade e novas formações familiares, o acompanhamento preventivo faz toda a diferença para a saúde reprodutiva do casal. Entenda!

Dr. Renato Fraietta - Foto: Medellín Comunicação/Assessoria de Imprensa

São Paulo, novembro de 2025 - A saúde reprodutiva vai muito além da capacidade de gerar filhos; ela representa o bem-estar físico, mental e social em todos os aspectos ligados ao sistema reprodutivo. O tema, que por muito tempo foi cercado de tabus, ganha novos contornos em um cenário social e tecnológico em transformação.

Com famílias formadas por diferentes constituições e o aumento do número de mulheres que escolhem a maternidade após os 30 anos, o especialista Dr. Renato Fraietta ressalta que o planejamento, o acompanhamento médico e o acesso à informação são pilares fundamentais para uma vida reprodutiva saudável e segura.

Segundo o Censo de 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a taxa de fecundidade no Brasil caiu para 1,6 filho por mulher, um reflexo de transformações sociais e culturais que vêm ocorrendo desde a década de 1970. Nesse mesmo levantamento, a média da idade gestacional chegou a 28,1 anos, evidenciando o adiamento da maternidade como uma tendência consolidada.

A escolha por ser mãe tem acontecido cada vez mais tarde. Com mais acesso à informação e educação sobre saúde e sexualidade, os casais conseguem se planejar melhor para o futuro, priorizando tanto o bem-estar emocional quanto o preparo físico”, destaca Fraietta.

As principais barreiras

Para os homens, as alterações genéticas ou desequilíbrios hormonais podem afetar a produção e a função dos espermatozóides, bem como, a pressão e a ansiedade pela dificuldade em ter filhos; além disso, é importante considerar o estilo de vida. “Maus hábitos como tabagismo e alcoolismo reduzem significativamente a qualidade do sêmen. Outro alerta importante é o uso indiscriminado de testosterona exógena, comum em academias e entre praticantes de musculação”, orienta o especialista.

Já entre o público feminino existem diversas possíveis causas para a infertilidade. “Apesar de o adiamento da maternidade ser uma escolha legítima, é importante lembrar que a qualidade dos óvulos diminui com o passar do tempo, e a probabilidade de infertilidade cresce a partir dos 30-35 anos. Condições como ovulação irregular, endometriose, distúrbios da tireoide ou uso de determinados medicamentos também podem interferir no sucesso da gestação”, explica ainda.

O acompanhamento regular com o especialista pode ajudar a identificar possíveis sinais de infertilidade, minimizando os riscos à saúde do homem e da mulher, por exemplo, espermograma e dosagem hormonal para o controle da saúde masculina e a ultrassonografia transvaginal, a histerossalpingografia (teste de permeabilidade tubária) e a dosagem hormonal para a saúde feminina.

Para quem deseja realizar o sonho de aumentar a família, as técnicas de reprodução assistida estão entre as principais alternativas. “É fundamental buscar um profissional de confiança que acompanhe o casal desde a anamnese até a definição do tratamento mais adequado, considerando as características e expectativas individuais”, finaliza.

Sobre o Dr. Renato Fraietta | CRM-SP 83.504 RQE 21031

Delegado da Associação Paulista de Medicina (APM) na AMB, dedica-se à Reprodução Humana, à Varicocele e à análise funcional dos espermatozóides com ênfase na Fertilidade Futura, é Professor Adjunto Livre-docente Vice-Chefe da Disciplina de Urologia e Coordenador do Setor Integrado de Reprodução Humana da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Professor Orientador do Programa de Pós-graduação em Urologia – UNIFESP, Coordenador da Câmara Técnica de Reprodução Humana e Técnicas de Reprodução Assistida do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (CREMESP). Possui graduação em Medicina pela Escola Paulista de Medicina – Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP, residência em Cirurgia Geral pela Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP , residência em Urologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas – PUCCAMP , Doutorado em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação da Disciplina de Urologia na Área de Reprodução Humana da Universidade Federal de São Paulo, estágio, no exterior, em Reprodução Humana pela Eastern Virginia Medical School-Norfolk, VA, USA. 

Sobre a CPMR:

A Clínica Paulista de Medicina Reprodutiva (CPMR), especializada em Reprodução Humana, e com mais de 30 anos de experiência no tratamento de fertilidade, possui profissionais da Escola Paulista de Medicina - da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) - que podem contribuir significativamente para essa discussão. 

Os profissionais abordam temas relacionados à Fertilização In Vitro, outras técnicas de reprodução assistida e diversos aspectos da reprodução humana, como infertilidade, oferecendo uma vasta experiência e conhecimento para auxiliar casais no planejamento familiar e na busca por soluções.


Notícias Indicadas

CONVITE: Lançamento do livro "Command Center, IA e outros Avanços Tecnológicos na Radiologia Médica"

"Aracaju Tropical Run 2026” agita capital em corrida na praia

The Beatles Reimagined retorna aos palcos com espetáculo imersivo no Teatro Tobias Barreto

Benito Di Paula em Aracaju com a turnê "Do Jeito que a Vida Quer"

Falta de lei não impede redução de jornada de servidor com filha autista

OAB/SE prorroga prazo de regularização para garantir descontos na anuidade 2026

Madereta de Lagarto apresenta programação da 12ª edição

Propriá realizará a maior Romaria e Festa de Bom Jesus dos Navegantes do estado

Boleto do IPTU pode ser impresso no Portal do Contribuinte

Conheça os melhores destinos em Sergipe - Pontos Turísticos

Prefeitura de Aracaju prorroga prazo da cota única do IPTU com desconto de 7,5% até 6 de fevereiro

Maior exposição de tubarões do Brasil chega a Aracaju

Entenda mudanças na aposentadoria em 2026

Fazer comunicação em um mundo em mutação :: Por Shirley Vidal

Veja faixas e alíquotas das novas tabelas do Imposto de Renda 2026

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação