Aracaju (SE), 27 de janeiro de 2026
POR: Tharciana Miranda
Fonte: Conversion
Em: 13/11/2025 às 10:24
Pub.: 13 de novembro de 2025

Entre dietas e remédios: como equilibrar saúde e estética em tempos de viralização de métodos de emagrecimento

As redes sociais passaram a trabalhar em formas variadas de emagrecimento 

Pessoa se pesa em balança digital, em ambiente doméstico. Monitoramento do peso corporal é uma das práticas comuns no acompanhamento da saúde e bem-estar - Foto: Pexels

Nos últimos anos, a busca por um corpo ideal e saudável passou a ser um assunto muito comentado nas redes sociais. Nesses ambientes, a pressão estética e uma pressão por um estilo de vida totalmente saudável cresce. Em plataformas de redes sociais como Tiktok e Instagram, por exemplo, mostraram que até mesmo medicamentos, antes direcionados para outros pontos, poderiam ser utilizados para emagrecer.

Mesmo que exista uma eficiência quando se fala de emagrecimento, é preciso que esses tratamentos sejam acompanhados por médicos especializados, como endocrinologistas, por exemplo. Com a exposição digital, o uso indiscriminado por acarretar uma série de sintomas e efeitos colaterais, como náuseas e enjoos e até mesmo quadros de hipovitaminose e anemia.

O poder da viralização e os riscos da automedicação

Tudo que cai na rede e vira trend, viraliza. Muitas formas, essas viralizações não são acompanhadas de todas as informações necessárias e, muitas vezes, podem chegar com algumas fake news em volta também.

De acordo com o CEJAM, a popularização das canetas emagrecedoras e a popularização em massa acendeu algumas preocupações entre os profissionais da saúde, que estão se mobilizando para explicar as questões e como o uso pode ser feito de forma saudável.

Além dos danos que essa falta de atenção pode causar à saúde, alguns efeitos psicológicos podem ser gerados juntos, como uma dependência ou um “não saber quando parar”, muito por uma dismorfia corporal. O ideal é que seja um trabalho em conjunto: nutricionista, exames em dias, endocrinologistas, rotinas de treino.

Entre os riscos, doenças nutricionais e problemas irreversíveis, como os gastrointestinais, podem surgir junto também.

A linha tênue entre saúde, estética e pressão social

Existe uma linha tênue entre o que é saudável, o que mexe esteticamente e o que é puramente pressão social. A busca por um corpo magro, e muitas vezes um padrão surreal, é algo antigo. Hoje, intensificado com as redes sociais, é algo que existe há mais anos do que se imagina.

A exposição de fotos de “antes e depois”, padrões e discursos que muitas vezes não tratam assuntos sérios, como dietas e medicamentos, da forma que tem que ser, corrobora para que o discurso de disciplina estética passe a alimentar questões muito mais sérias, como ansiedade e até mesmo transtornos de imagem e alimentares.

Em estudos citados pela UFF, a febre do uso de medicamentos reforça a busca por um corpo ideal. Segundo especialistas, o problema é justamente a falta de uma rotina de acompanhamento e de uma forma saudável de lidar com essas situações.

“Wegovy preço”: quando o custo ultrapassa o financeiro

Nesse contexto, buscas como “wegovy preço” e similares crescem cada vez mais. Isso mostra justamente como essa tendência está se alastrando de forma rápida. Mas o custo real vai além do que é imposto nos sites e nas próprias farmácias.

Endocrinologistas alertam que o uso correto desses remédios deve fazer parte de um plano médico estruturado, com avaliação do histórico clínico, exames, suplementação de vitaminas e um acompanhamento contínuo.

Equilíbrio e informação surgem como o melhor caminho

A busca por um emagrecimento saudável e uma vida que acompanhe não precisa ser guiada por tendências digitais, mas sim por um acompanhamento profissional. A medicalização estética pede, e muita, responsabilidade. 

A educação em saúde, aliada à informação confiável, ajuda a controlar e ter uma noção dos riscos que acompanham essa viralização de dietas e remédios sem restrições. É necessário um equilíbrio. Como o próprio dito popular diz, “equilíbrio é tudo nessa vida”. E quando se fala desses assuntos, não é diferente.

É preciso de um equilíbrio entre mente, bem-estar, saúde, alimentação saudável e tratar isso como uma fórmula para uma vida saudável e mais longa ainda. Não por likes ou tendência, mas sempre por saúde.


Notícias Indicadas

CONVITE: Lançamento do livro "Command Center, IA e outros Avanços Tecnológicos na Radiologia Médica"

"Aracaju Tropical Run 2026” agita capital em corrida na praia

The Beatles Reimagined retorna aos palcos com espetáculo imersivo no Teatro Tobias Barreto

Benito Di Paula em Aracaju com a turnê "Do Jeito que a Vida Quer"

Falta de lei não impede redução de jornada de servidor com filha autista

OAB/SE prorroga prazo de regularização para garantir descontos na anuidade 2026

Madereta de Lagarto apresenta programação da 12ª edição

Propriá realizará a maior Romaria e Festa de Bom Jesus dos Navegantes do estado

Boleto do IPTU pode ser impresso no Portal do Contribuinte

Conheça os melhores destinos em Sergipe - Pontos Turísticos

Prefeitura de Aracaju prorroga prazo da cota única do IPTU com desconto de 7,5% até 6 de fevereiro

Maior exposição de tubarões do Brasil chega a Aracaju

Entenda mudanças na aposentadoria em 2026

Fazer comunicação em um mundo em mutação :: Por Shirley Vidal

Veja faixas e alíquotas das novas tabelas do Imposto de Renda 2026

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação