Osteoartrite: sintomas e tratamento
Osteoartrite: sintomas e tratamento (Imagem: divulgação)
Etimologicamente, o termo artrite – referente a qualquer alteração inflamatória que atinge a articulação - contém o prefixo "artro", que vem do grego "arthros, e significa articulação, enquanto o sufixo "ite" significa inflamação. Por aqui adotou-se o sufixo “ose”, que tem o significado de degeneração. “A osteoartrite é uma doença crônica, que leva a limitação ou mesmo a uma incapacidade funcional progressiva, sendo uma reação inflamatória envolvida com o desconforto articular, dor e a sensação com se tivesse uma areia dentro da articulação”, explica o Ortopedista e traumatologista esportivo Fábio Costa. A doença ocorre tanto em homens como em mulheres, sendo uma combinação de fatores genéticos, estilo de vida e erros biomecânicos.
O tratamento, que deve ser acompanhando de um especialista, visa o alívio da dor, melhora dos movimentos e consequente incremento na qualidade de vida. Entre as opções existentes estão o uso de medicamentos via oral, intra articular, fisioterapia, atividades físicas de baixo impacto e em alguns casos até cirurgia. Fernanda Magalhães , gerente de Pesquisa e Desenvolvimento da A Fórmula, explica que, medicamentos que possuam propriedades anti-inflamatórias e condroprotetoras são os mais recomendados. A rede A Fórmula, oferece um ativo fitoterápico, não geneticamente modificado, que tem mostrado melhora significativa nos níveis de dor e funções físicas em pacientes com osteoartrite.
“O Move® é um anti-inflamatório fitoterápico e a sua composição não se trata de um simples extrato padronizado de planta, mas sim uma formulação enriquecida com 20% de AKBA e óleos não voláteis da Boswellia serrata, o que o torna comprovadamente mais biodisponível e consequentemente mais eficaz que outros extratos simples contendo AKBA, apresentando propriedades anti-inflamatórias não esteroidal, não hormonal, melhorando a dor , mobilidade dos pacientes com essa doença articular”, explica Fabio Costa. O ortopedista também destaca as vantagens do Move® em relação aos anti-inflamatórios esteroidais. “Dentre os efeitos colaterais dos medicamentos normalmente receitados no combate a osteoartrite estão o aumento anormal da pressão arterial, predisposição a infecções, diabetes e osteoporose, assim como agressões gástricas”, explica Fábio. “A escolha pelo fitoterápico, por ser um produto natural, faz com que não tenham contra indicações e efeitos adversos usuais relacionados ao uso”, completa.
A planta
O AKBA é um componente presente na Boswellia serrata que vem sendo estudado há séculos devido suas propriedades anti-inflamatórias. O extrato da árvore - originária da Índia e Arábia Saudita - também é utilizado em sabonetes, produtos de beleza, alimentos e bebidas e as resinas ainda são usadas para fazer incenso.
Dr. Fábio Costa é médico especialista em Ortopedia pela Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT) e atua na área de Traumatologia Esportiva e Joelho. Formado há 18 anos pela Escola Baiana de Medicina, tendo feito Residência Médica e Pós Graduação na USP, Fábio é médico do UFC (Ultimate Fight Championship) e de diversos atletas de alto rendimento, além de pós graduado em Medicina do Trabalho onde também atua como Professor da Pós Graduação da Universidade Estácio de Sá.
Sobre Fernanda Magalhães
Fernanda Magalhães é farmacêutica ,gerente de Pesquisa e Desenvolvimento da rede A Fórmula, especialista em homeopatia pelo Conselho Regional de Farmácia do Estado da Bahia (CRF-BA), em cosmetologia pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) além de farmácia magistral pela Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) e Associação Nacional de Farmacêuticos Magistrais (ANFARMAG). Formada há mais de 20 anos, possui experiência de mais de 12 anos na rede A Fórmula, tendo sido a única farmacêutica como membro do Grupo de Trabalho de Fitoterapia do Conselho Federal de Nutricionistas para as novas regulamentações a respeito, além de ser também professora em pós-graduação para médicos, nutricionistas, fisioterapeutas e farmacêuticos.