Huse recebe base do acelerador linear e radioterapia dobrará capacidade de atendimento em breve

A base do acelerador já se encontra no Huse, conforme cronograma da obra de construção do Bunker (Foto: Ascom SES)
“No momento estamos na fase final da obra civil, instalações de elétricos e eletrônicos e do acabamento geral. Hoje recebemos a base onde será instalado o equipamento do novo Acelerador Linear”, explica Claudimara Carvalho, coordenadora de infraestrutura da SES. O novo bunker receberá o acelerador linear para tratamento de pacientes do Centro Oncológico Oswaldo Leite do Huse. Ele é parte do Plano de Expansão da Radioterapia no Sistema Único de Saúde (SUS) do Ministério da Saúde. A obra segue o cronograma previsto e com a entrega do bunker, o Centro de Oncologia do Huse receberá mais um equipamento de radioterapia dobrando a capacidade de atendimento.

Huse recebe base do acelerador linear e radioterapia dobrará capacidade de atendimento em breve (Foto: Ascom SES)
O secretário Almeida Lima afirma que o novo aparelho é mais uma conquista do governo Jackson Barreto em buscar avanços no tratamento do câncer. Segundo ele, a chegada da base do acelerador linear vai assegurar aos pacientes da Oncologia do Huse um tratamento mais digno reduzindo consideravelmente a fila de espera mínima, que passa a ter padrões aceitáveis. “O início dos trabalhos irá levar o Estado de Sergipe a prestar um serviço de qualidade aos pacientes com câncer. Existe uma grande demanda”, observa Almeida.
O secretário disse ainda que a Secretaria de Saúde precisava expandir os serviços de radioterapia, pois a previsão é que haja um aumento anual dos números de casos de câncer em Sergipe. “A disponibilidade de novos equipamentos é uma necessidade de todos os estados e nós estamos dando passos maiores para garantir assistência adequada a esses pacientes com câncer”, assegurou. Os aceleradores lineares são considerados equipamentos de alta tecnologia para tratamento da doença.
Bunker
O início da construção foi no dia 10 de dezembro de 2015 e a conclusão está prevista para o final do mês de outubro deste ano. Foi preciso demolir uma parede da Oncologia, instalar um novo chiller [equipamento de refrigeração] e determinar novo fluxo de estacionamento no entorno da obra.
Atualmente em Sergipe existem duas máquinas de radioterapia para atender a demanda dos pacientes oncológicos locais e de outros estados: 3D no Huse e a 2D no Hospital de Cirurgia. A construção do novo bunker permitirá que o Hospital de Urgência amplie e fortaleça o atendimento para toda população que depende de tratamento pelo SUS no estado.