Campanha de multivacinação chega ao fim com saldo positivo, diz Secretaria de Estado da Saúde de Sergipe

Campanha de multivacinação chega ao fim com saldo positivo, diz Secretaria de Estado da Saúde de Sergipe (Ffoto: SES/SE)
“O melhor da campanha foi saber que a maioria das crianças e adolescentes que compareceram as unidades de saúde já estavam imunizadas”, revelou a enfermeira, explicando que das 35.300 crianças que foram aos postos de saúde, apenas 11.600 receberam algum tipo de vacina, sendo que uma boa parte delas recebeu mais de um dose, o que resultou em 16.900 doses aplicadas em crianças. Neste público, as vacinas mais utilizadas foram a Penta (imuniza contra a Difteria, Tétano, Coqueluche e a Hepatite B), pólio oral, Hepatite A e HPV em meninas a partir dos nove anos de idade.
Entre os 17.200 adolescentes que compareceram a um posto de saúde durante a campanha, 11.700 precisaram de imunização. Neles, foram aplicadas 16.900 doses, estando na liderança a vacina contra o HPV (Vírus do Papiloma Humano – doença sexualmente transmissível que pode levar ao câncer). Foram 3.600 doses aplicadas em meninas e 6.200 em meninos.
A campanha não será prorrogada, como adianta a enfermeira Ana Beatriz Lira. “A campanha de multivacinação foi lançada para causar maior mobilização na população, mas seu objetivo foi a atualização da caderneta de vacinas de crianças e adolescentes. Mas, todas essas vacinas são de rotina e estão disponíveis nas unidades de saúde regularmente”, salientou.
A campanha vacina até às 17 horas de hoje crianças e adolescentes contra uma série de doenças entre elas, HPV, meningite C, pólio, tríplice viral, tétano, hepatites A e B e a pentavalente.