Aracaju (SE), 17 de janeiro de 2026
POR: Assessoria Onco Hematos
Fonte: Assessoria Onco Hematos
Em: 01/03/2018 às 16:00
Pub.: 01 de março de 2018

Principal causa do Câncer de Pulmão ainda é o Tabagismo

Na noite de quarta-feira, 28, foi realizada no auditório da clínica Onco Hematos uma palestra sobre Câncer de Pulmão para os profissionais que integram a equipe multidisciplinar da clínica. A palestra foi ministrada pelo oncologista clínico Dr. Thiago Menezes, que abordou o tema para destacar o tratamento de 1ª linha do Câncer de Pulmão não pequenas células. Durante a palestra, o oncologista mostrou estudos atualizados sobre o tema e falou sobre a importância da Imuno-oncologia para o tratamento deste câncer, que é tão comum entre fumantes ativos e passivos.

Principal causa do Câncer de Pulmão ainda é o Tabagismo (Foto: Assessoria Onco Hematos)

Principal causa do Câncer de Pulmão ainda é o Tabagismo (Foto: Assessoria Onco Hematos)

De acordo com o oncologista, o câncer de pulmão é o mais incidente no mundo, com 1,8 milhão de casos. No Brasil, é o 2º maior em homens e o 3º em mulheres, entre os mais incidentes. “Nos últimos 10 anos o câncer de pulmão vem mudando muito o seu tratamento, principalmente as subespecificações de terapias imuno-mediada, isso faz com que a gente precise sempre está se atualizando para oferecer o que tem de melhor na atualidade para os nossos pacientes. Isso dá um ganho de sobrevida e qualidade de vida para os pacientes”, enfatizou.

Dr. Thiago destacou também que a principal causa do Câncer de Pulmão ainda é o Tabagismo. “90% dos pacientes que tem diagnóstico de câncer de pulmão existe associação direta com o cigarro, seja como fumante ativo (aquele que fuma) ou fumante passivo (aquele que está próximo de quem fuma inalando a fumaça). Esse é o grande desafio para combater o câncer de pulmão, se a gente conseguir diminuir drasticamente o uso do cigarro, a gente diminui a incidência e vai melhorar muito a vida dos pacientes”, disse o médico oncologista.

Outro assunto debatido pelo oncologista clínico foi a Era da Imuno-oncologia, que é um avanço nos tratamentos contra o câncer. “Por muito tempo a terapia oncológica se voltou contra a célula tumoral, aquelas células doentes que começam a aparecer no nosso corpo. Agora a gente está mudando o foco, fazendo com que o nosso sistema imunológico, que são as nossas defesas, os nossos guardiões, reconheçam aquelas células doentes e comecem a destruí-las. Então gente agora faz uma terapia voltada para que o nosso próprio organismo evite com que as células doentes criem mecanismo de escapar das nossas defesas e agora as nossas defesas é que exterminam as células doentes. Isso facilita muito o tratamento”.

Dr. Thiago finalizou afirmando que a melhor forma de evitar esse câncer é através da prevenção, por meio de conscientizações para evitar o hábito das pessoas em fumar. “O câncer de pulmão é um câncer muito prevalente, mas que a gente pode evitar não só com atualização para oferecer o melhor tratamento aos nossos pacientes, mas com conscientização que esse câncer está muito relacionado a uma coisa evitável, que é o hábito de fumar. Então em todas as consultas temos o dever de alertar não só os pacientes que tem câncer, pois o hábito do tabagismo acaba atrapalhando o tratamento, como para aqueles que ainda não desenvolveram câncer”, ressaltou.


Notícias Indicadas

The Beatles Reimagined retorna aos palcos com espetáculo imersivo no Teatro Tobias Barreto

Boleto do IPTU pode ser impresso no Portal do Contribuinte

Stand-up "A Ignorância é uma Dádiva”, de Renato Albani, abre sessão extra em Aracaju

Prefeitura de Aracaju alerta pais e responsáveis sobre cuidados na escolha do transporte escolar

Maior exposição de tubarões do Brasil chega a Aracaju

Ana Carolina apresenta turnê "25 Anas” em abril, no Salles Multieventos

Veja faixas e alíquotas das novas tabelas do Imposto de Renda 2026

Fábricas de fertilizantes em Sergipe e Bahia voltam a operar em meio a riscos no suprimento internacional

Entenda mudanças na aposentadoria em 2026

Governo divulga o calendário de feriados e pontos facultativos de Sergipe em 2026

Conheça os melhores destinos em Sergipe - Pontos Turísticos

Regras para ciclomotores, bicicletas elétricas e equipamentos de mobilidade individual autopropelidos começam a valer nesta quinta; saiba mais

Hapvida vai abrir novo hospital com 130 leitos, urgência, emergência e exames de alta complexidade

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação