Aracaju (SE), 27 de novembro de 2024
POR: Asscom Unit
Fonte: Asscom Unit
Em: 10/09/2022 às 10:30
Pub.: 12 de setembro de 2022

A musculação e os benefícios para a saúde

A prática desse esporte proporciona bem-estar, condicionamento físico, desenvolvimento muscular e prevenir comorbidades.

A musculação e os benefícios para a saúde - Foto: Asscom Unit

A musculação e os benefícios para a saúde - Foto: Asscom Unit

A musculação é frequentemente associada a benefícios estéticos, como perda de peso e ganho de massa muscular. Mas essa atividade também é considerada uma aliada no tratamento do estresse, ansiedade e depressão, por ser capaz de promover a sensação de bem-estar.

De acordo com o professor do curso de Educação Física da Universidade Tiradentes (Unit), professor doutor João Eliakim, a musculação é uma das modalidades de exercício físico capaz de contribuir para uma vida mais saudável. “Diferente de outras modalidades, a musculação permite alguns benefícios estéticos e de saúde. A musculação também pode contribuir para a diminuição da gordura corporal, pressão arterial, colesterol, regulação da glicose no sangue e diminuição do estresse.”

O ideal para uma melhor qualidade de vida é que, segundo o professor, a prática da musculação venha acompanhada de uma alimentação saudável para promover melhores resultados para a saúde. “A musculação também pode favorecer em outros aspectos, como: maior sensação de bem-estar e qualidade de vida, redução do estresse, capacidade de dormir melhor e muitos outros benefícios que vão contribuir para uma melhor qualidade de vida”, explica o professor.

Quem for ex-aluno, aluno ou colaborador da Unit pode praticar musculação na academia que fica localizada no campus Farolândia, de segunda à sexta-feira, das 6h às 10h, e de 16h às 21h, com mensalidades que variam entre R$ 50 e R$ 60. As inscrições devem ser feitas no portal Magister.

Dicas para iniciantes
O professor doutor João Eliakim afirma que a musculação pode ajudar a diminuir o risco e/ou tratar muitas condições de saúde. Para que seja possível alcançar o máximo de benefícios que esse esporte pode trazer, é importante que antes de iniciar a musculação seja realizado uma avaliação física e de saúde. Além de que os treinos sejam feitos sob a orientação de um profissional de Educação Física, para prevenir lesões.

Outro ponto importante é manter os dias de treinos da musculação sempre no mesmo horário, isso garante um rendimento melhor, mas se não puder mantê-lo, não desista e se comprometa com o melhor horário...

Quando começar a musculação?
De acordo com o professor, a musculação já pode ser praticada por crianças a partir dos 6 anos, com atividades prescritas, sistematizadas e orientadas de perto por um profissional de Educação Física. Inicialmente, os exercícios devem ser feitos com cargas baixas e intercalados com exercícios de menor impacto.

Contraindicações
O professor João ainda explicou que as contraindicações para a realização da musculação são poucas, porém alguns grupos que possuem comorbidades precisam tomar certos cuidado que  incluem: hipertensão não controlada e/ou pressão arterial diastólica; arritmias não controladas; histórico recente de insuficiência cardíaca congestiva que não foi avaliada e tratada com eficácia e outros.

“Cada pessoa precisa de acompanhamento individual. Isso vai permitir que o corpo apresente resultados significativos, além de evitar possíveis lesões na execução incorreta dos exercicios”, finaliza o doutor João Eliakim.


Tenha o Click Sergipe na palma da sua mão! Clique AQUI e confira as últimas notícias publicadas.

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Entrar no Canal

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação