Aracaju (SE), 27 de novembro de 2024
POR: Asscom Unit
Fonte: Asscom Unit
Em: 13/10/2022 às 16:31
Pub.: 14 de outubro de 2022

A visão holística da gerontologia no tratamento dos idosos

A gerontologia se integra a diversos estudos da saúde, que consiste no processo de envelhecimento com um olhar multidisciplinar.

A visão holística da gerontologia no tratamento dos idosos - Foto: Asscom Unit

A visão holística da gerontologia no tratamento dos idosos - Foto: Asscom Unit

Diante do envelhecimento da população e do aumento da expectativa de vida, cresce também a demanda por profissionais que atendam às necessidades de pessoas nessa fase. É aí que o gerontólogo entra. Esse profissional vai atuar na avaliação holística da qualidade de vida por meio de um aspecto vital do gerenciamento de cuidados geriátricos.

“É importante deixar claro que tanto a gerontologia como a geriatria, o foco é o idoso. A geriatria atua diretamente como uma especialidade médica, o profissional formado em medicina faz a residência podendo prescrever medicamento e tratamento de patologias, já o gerontólogo atua na prevenção e no cuidado, onde precisam ter uma visão holística, olhar o idoso como um todo e auxiliar nesse processo de envelhecimento”, explica o professor tutor do curso de Gerontologia da Universidade Tiradentes (Unit), Adelmax Pedral.

Por ser uma profissão que está em evidência, o mercado tem procurado cada vez mais profissionais qualificados e aptos para atender a essa demanda. “O gerontólogo pode trabalhar em hospitais, ONGs, instituições de longa permanência como, asilos, atendimento a domicílio, clínicas do setor público e privado, ou seja, é um campo de atuação muito amplo”, destaca.

O reconhecimento da necessidade de monitorar regularmente a saúde emocional e a qualidade de vida nas doenças crônicas e incapacidades enfrentadas pelo paciente é fundamental. Com a avaliação da qualidade de vida, fatores que interferem na vida individual podem ser identificados, abordados e, em alguns casos, conquistados e tratados o mais rápido possível. 

“Daqui a três anos teremos mais idosos do que crianças, até porque a taxa de fertilidade diminuiu, consequentemente aumentando a expectativa de vida. Esse envelhecimento precisa ser saudável e por conta disso o profissional precisa oferecer as condições necessárias como, exercícios e atividades físicas, optando por práticas naturais e saudáveis para que sejam evitadas as medicações mais a frente”, disse o especialista. 

O gerontólogo pode atuar como instrumento para trazer o idoso de volta à sociedade, suprindo uma insuficiência educacional. Assim, o trabalho poderá ser feito no sentido de desenvolver as pessoas que estão na terceira idade enquanto seres coletivos, atuando em sua emancipação. Isso tudo tem como resultado a melhoria de vida dos idosos, que são frequentemente excluídos da sociedade.

Além de trabalhar o bem estar e a manutenção da saúde do idoso, também é papel do gerontólogo dar uma atenção maior ao psicológico. Dessa forma, o psicólogo especialista em Gerontologia ajuda o idoso a passar com mais suavidade pelas transformações físicas, mentais e emocionais que acontecem com a idade. Dessa forma, saber lidar com a perda de mobilidade, de pessoas queridas e a aceitação do envelhecimento são alguns dos temas tratados pelo gerontólogo.

“Olhar para o idoso e perceber sua importância para sociedade, o que ele já contribui e o que ele contribui é uma ótima forma de enfraquecer esse preconceito. É importante termos profissionais que consigam quebrar esses paradigmas até mesmo dentro da própria família, onde muitas vezes é onde o preconceito mais prevalece”, afirma.

Graduação em Gerontologia
Para ser um bom profissional é importante realizar um curso de Gerontologia com qualidade. Com a duração de dois anos, o tecnólogo em Gerontologia e bem-estar da Universidade Tiradentes na modalidade de Educação a Distância (EAD), é ministrado 100% online. O aluno só precisa se deslocar ao polo em que está matriculado para a realização das provas de avaliação no fim do período. 

Até lá, o aluno estuda de forma autônoma por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). A plataforma é uma sala de aula virtual moderna e intuitiva onde ficam concentradas as videoaulas e os materiais de apoio. Durante as atividades síncronas, os estudantes têm a possibilidade de tirar dúvidas e interagir com professores e tutores.

“O curso é repleto de disciplinas que agregam a multidisciplinaridade, que trabalham a fisiologia e anatomia, além de disciplinas de cunho sociológico, psicológico voltadas para o convívio social. É uma grande curricular muito rica e extensa que exige do profissional um esforço para realmente poder lidar com o idoso da melhor forma. É uma ciência que agrega conhecimentos multidisciplinares e interdisciplinares, é um curso muito rico em termos de grade curricular”, ressalta o especialista.


Tenha o Click Sergipe na palma da sua mão! Clique AQUI e confira as últimas notícias publicadas.

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Entrar no Canal

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação