Aracaju (SE), 26 de novembro de 2024
POR: Asscom Grupo Tiradentes
Fonte: Asscom Grupo Tiradentes
Em: 29/10/2022 às 10:31
Pub.: 31 de outubro de 2022

Amizade: cultivar boas relações pode fazer bem

Cultivar amizades com reciprocidade, respeito e apoio mútuo promove uma melhora no bem-estar, pois gera sentimentos de satisfação, prazer e felicidade.

A boa amizade representa pessoas que queiram estar do lado do outro para dividir as experiências positivas e negativas da vida - Foto: Matheus Ferrero | Pexels

A boa amizade representa pessoas que queiram estar do lado do outro para dividir as experiências positivas e negativas da vida - Foto: Matheus Ferrero | Pexels

Já parou para pensar que as amizades podem fazer bem à saúde? Os humanos são seres sociáveis que precisam interagir. É a partir daí que surgem relações recíprocas que vão resultar em uma amizade. Em determinada época da vida, pode ser que o número de amigos seja maior e em outras menor, mas sempre haverá quem queira estar do lado do outro para dividir as experiências positivas e negativas da vida.

Quando as relações de amizade surgem, os envolvidos nesse processo desenvolvem a empatia e a vontade de estar junto um do outro. “A amizade é importante para os seres humanos porque somos seres sociáveis. O homem vive para viver em grupo, em sociedade. Ninguém nasceu para viver sozinho, por isso precisamos uns dos outros para interagirmos em nossas relações interpessoais”, pontua Alvaci Resende, professor-doutor em psicologia positiva da Universidade Tiradentes (Unit Sergipe).

Começar a ter bons hábitos, espantar a depressão, ajudar a superar adversidades e produzir sentimento de satisfação, prazer e felicidade: são alguns benefícios de se ter amigos. “A amizade contribui para o nosso bem-estar, porque a partir das relações nós realizamos sonhos, projetos, nós viajamos, estudamos. Então, a depender dos objetivos, a amizade contribui para a nossa realização e consequentemente com o nosso bem-estar. Se não temos amizade com ninguém, se não produzimos nada com ninguém também não vamos ser felizes”, destaca o professor-doutor.

Nem tudo é só alegria. É preciso tomar cuidado com as expectativas que são postas nas relações, pois a cobrança é uma das principais razões que transformam as amizades em sentimentos negativos. Dessa forma, é preciso equilibrar as emoções criando parcerias que sejam verdadeiras e que tenham a finalidade de sustentar as adversidades das interações superficiais. “Para que a gente tenha uma amizade duradoura é preciso ter respeito acima de qualquer coisa, além de sermos compreensivos, mas principalmente verdadeiro e autêntico com o outro”, afirma.

As amizades verdadeiras são percebidas quando as pessoas mostram interesse pelo bem-estar do outro sem julgamentos. “Não acredito que tenha um tempo determinado para que as amizades durem. Acredito que as amizades podem durar uma eternidade e para isso é preciso alimentá-las mesmo que seja a distância. Hoje nós temos tecnologias que aproximam pessoas, a exemplo das redes sociais, das vídeo chamadas que mesmo em outra cidade ou em outro país é possível fazer com que a gente veja e converse com a pessoa”, finaliza Alvaci.


Tenha o Click Sergipe na palma da sua mão! Clique AQUI e confira as últimas notícias publicadas.

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Entrar no Canal

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação