Aracaju (SE), 26 de novembro de 2024
POR: Asscom Unit
Fonte: Asscom Unit
Em: 18/11/2022 às 08:00
Pub.: 18 de novembro de 2022

Enfermeiros podem detectar doenças imuno-bolhosas

A Universidade Tiradentes (Unit) oferece curso de Pós-graduação de Enfermagem em Dermatologia para enfermeiros que desejam se especializar na área.

Enfermeiros podem detectar doenças imuno-bolhosas - Foto: Asscom Unit

Enfermeiros podem detectar doenças imuno-bolhosas - Foto: Asscom Unit

O cuidado a pacientes portadores de doenças imuno-bolhosas é uma especialidade dentro da Enfermagem. O enfermeiro é o profissional responsável por realizar o acolhimento do paciente, a avaliação da ferida, a escolha do tratamento a ser utilizado e o acompanhamento até a resolução do problema. Uma das áreas que o  profissional pode se especializar é na prevenção de lesões, tratamentos e cuidados com a pele do paciente por meio do curso de Pós-graduação de Enfermagem em Dermatologia oferecido pela Universidade Tiradentes (Unit).

A representante da Associação Brasileira de Enfermagem em Dermatologia (Sobende) e enfermeira especialista em Dermatologia, Maria Helena Sant´Ana Mandelbaum, ministrou na última sexta-feira, 11, uma aula sobre doenças imuno-bolhosas para os alunos da pós na Unit. Ela conta que as doenças imuno-bolhosas provocam bolhas na pele. O sistema imunológico do corpo fabrica células especiais que protegem o corpo contra invasores estranhos prejudiciais, como as bactérias e vírus.

“É necessário estudar a causa e tratamentos de doenças de pele. Principalmente as imuno-bolhosas que são consideradas pela dermatologia uma das doenças mais graves. E é importante que o enfermeiro esteja preparado para atender pacientes que apresentam sintomas desse quadro, além disso, é o enfermeiro que faz todo o processo de conscientização dos tratamentos. Estar preparado para isso é primordial”, ressalta.

O enfermeiro com especialização em Enfermagem Dermatológica poderá atuar em empresas de home care, hospitais, universidades, consultórios de enfermagem, laboratórios, indústrias farmacêuticas, além de assessoria, consultoria e auditoria para seguros de saúde. O campo de atuação é, portanto, bastante vasto.

“O curso tem como objetivo ofertar ao enfermeiro um novo campo de atuação, por meio da aquisição de uma formação qualificada, articulando o ensino, a pesquisa e a assistência com atividades de extensão, entendendo que esse profissional poderá ser um multiplicador de conhecimento, atendendo às necessidades dos seus pacientes na prevenção, nos cuidados e nos tratamentos de doenças de pele”, ressalta a coordenadora do curso de Especialização em Enfermagem Dermatologia, Débora Mota.

A Unit oferece estrutura completa para capacitar profissionais da área da saúde para exercerem funções em um campo de atuação amplo, focado em procedimentos que incluem casos de feridas, úlceras e ostomias; cuidados em lesões causadas por doenças infecciosas; assistência em procedimentos estéticos e entre outros.

Para mais informações sobre a Pós-graduação de Enfermagem em Dermatologia da Unit, acesse o site: www.unit.br/se/enfermagem-demarto.


Tenha o Click Sergipe na palma da sua mão! Clique AQUI e confira as últimas notícias publicadas.

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Entrar no Canal

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação