Como tomar vitaminas e suplementos que funcionam de verdade? Tiramos as maiores dúvidas
Como tomar vitaminas e suplementos que funcionam de verdade? Tiramos as maiores dúvidas - Foto: Pixabay
Alguns podem ser ingeridos em qualquer hora do dia, porém, serão melhor aproveitados em um momento específico. Outros pedem mais atenção, seja para não atrapalhar a absorção ou mesmo evitar chatear o estômago.
Saiba o que fazer — e o que evitar — para aproveitar as vitaminas e suplementos ao máximo.
Multivitamínicos são a melhor forma de suplementar vitaminas e minerais?
Não. Como a sabedoria popular bem diz, quantidade não é o mesmo que qualidade. Apesar de oferecer um amplo leque de vitaminas e minerais, eles vêm em pequenas quantidades — muitas vezes sendo insuficientes para suplementar de verdade. É melhor procurar ter uma boa alimentação e suplementar as vitaminas que forem necessárias.
Dietas com pouquíssima gordura prejudicam a absorção de vitaminas?
Sim. Algumas vitaminas são chamadas de lipossolúveis porque precisam de gordura para serem absorvidas pelo organismo. É o caso da A, D, E e K. Por isso, inclusive, é recomendado que elas sejam ingeridas depois do almoço. Porém, se a alimentação não tiver gordura suficiente, elas podem simplesmente serem desperdiçadas.
O mesmo não acontece com as hidrossolúveis, que dissolvem na água, caso do complexo B e C.
Ômega 3 deve ser tomado antes das refeições?
Sim. Aqui, estamos falando de um óleo consumido em formato de cápsula. Portanto, assim como acontece com as vitaminas lipossolúveis, ele é melhor absorvido junto a uma refeição. Este hábito também ajuda a evitar o refluxo e a incômoda sensação de “conversar” com o gosto de peixe ao longo do dia.
Essa recomendação vale tanto para o ômega 3, caso do Ômega Sense Pro do Vitaminas.com.vc.
É melhor tomar suplementos com maca peruana antes das 16h?
Sim. A maca peruanaem si não tem o mesmo mecanismo da cafeína, que é, de um jeito simplificado, deixar o usuário acordado. Ela age nas glândulas adrenais, regulando a quantidade de hormônio do estresse (cortisol) liberada na corrente sanguínea e ajudando o corpo a funcionar com mais energia.
No entanto, considerando que esse benefício é mais útil de dia — quando é preciso aquela turbinada na produtividade e afins —, suplementar de dia é uma ótima ideia.
Além disso, opções como o Maca Power vêm com outros nutrientes que ajudam a melhorar o desempenho, como o extrato de guaraná — e este, sim, deve ser evitado de noite. Antes de decidir que horas irá tomar sua maca peruana, observe os demais ingredientes da fórmula e fale com seu médico de confiança se tiver dúvidas.
Todas as marcas de suplementos e vitaminas oferecem o mesmo desempenho?
Não. As vitaminas, minerais e outros nutrientes incluídos na fórmula podem variar de qualidade e biodisponibilidade, ou seja, podem ser absorvidos pelo organismo com mais ou menos facilidade.
Por exemplo, o Gli Sense, do Vitaminas.com.vc, é feito com minerais quelatos, termo que quer dizer “fortemente ligados”. Nutrientes nesta forma são melhor absorvidos pelo corpo — mais precisamente, ele chega a ser 5 vezes mais potente do que na forma de um sal, como seria o caso de um “óxido de magnésio”.
Posso tomar vários suplementos ao mesmo tempo?
Depende. Enquanto algumas pessoas podem achar prático engolir uma leva de uma vez só, grandes quantidades de minerais podem competir na hora de serem absorvidos pelo organismo. É o caso de cálcio e zinco.
Já outros nutrientes formam ótimas duplas, como ferro e vitamina C, cálcio e vitamina D, ferro e vitamina A, e vitamina D com vitamina K2. Na dúvida, consulte seu médico de confiança para criar as melhores combinações para seu corpo.
Suplementos para dormir com melatonina podem ser tomados em qualquer momento do dia?
Não. A melatonina — também chamada de “hormônio do sono” — é produzida naturalmente pelo organismo conforme o dia escurece, sinalizando que está chegando a hora de dormir. Conforme o dia clareia, sua produção diminui, indicando que é preciso acordar.
O objetivo de suplementá-la é, justamente, dar uma forcinha para o corpo entender que está na hora do sono. Por isso, ingerir a substância de dia pode confundir o relógio biológico. No caso do Melato Sense, do Vitaminas.com.vc, a indicação é tomar duas horas antes de ir para a cama.
Café atrapalha a absorção de alguns suplementos?
Sim. Na hora de ser absorvida pelo organismo, a cafeína “compete” com o ferro, cálcio e até mesmo com a vitamina C. Prefira curtir sua xícara longe das principais refeições e do momento da suplementação.
Conheça os suplementos citados:
Gli Sense: pode auxiliar no controle da glicemia de indivíduos com diabetes tipo 2, pré-diabetes e resistência à insulina
Melato Sense: pode auxíliar na reativação do Ciclo do Sono e recuperação de noites de descanso profundo
Maca Power: seu consumo regular pode auxiliar na melhora do desempenho físico e na redução do estresse.
Ômega Sense Pro: seu uso habitual pode auxiliar na redução dos níveis de colesterol ruim (LDL), triglicérides e na proteção dos danos causados ao organismo pelos radicais livres.