Calistenia: conheça a modalidade utiliza o peso do próprio corpo nos exercícios
A calistenia é um tipo de treinamento que tem como objetivo trabalhar a força e resistência muscular sem a necessidade de utilização de equipamentos de academia.
Calistenia: conheça a modalidade utiliza o peso do próprio corpo nos exercícios - Foto: Asscom Unit
A busca por um corpo belo e forte é uma característica dos gregos e a palavra calistenia deriva de “Kalos” que significa beleza e “Stenos” que significa força, a qual se referia não apenas à força física, mas também à mental. Apesar da modalidade ser identificada como criação exclusiva dos gregos, esse tipo de treino começou a surgir nas escolas primárias no final do século 19 e no início do século 20 e um dos princípios é o uso do peso do próprio corpo para aumentar a massa muscular.
A calistenia é uma modalidade que trabalha exercícios de força, estabilidade, resistência, coordenação motora e mobilidade. Os exercícios são dinâmicos e com movimentos básicos da ginástica.
“Essa modalidade tem voltado para as academias. A metodologia trabalha não só a resistência muscular, mas também a força. A calistenia é segura e qualquer pessoa pode praticar, contato que tem o acompanhamento de um profissional da educação Física para instruir de maneira correta como realizar os exercícios”, explica o professor tutor do curso de Educação Física, Adelmax Pedral.
Os exercícios de baixa resistência usam o peso do seu próprio corpo em vez de outro equipamento. “Essa modalidade permite ser realizada em qualquer lugar. Seja em casa, academia ou em um parque. A calistenia não se limita a um espaço físico porque o único equipamento necessário para execução é o seu próprio corpo”, destaca.
É possível ganhar massa muscular com a prática da calistenia, pois ao efetuar os exercícios são trabalhados diferentes grupos musculares. Melhora da coordenação motora e desenvolve habilidades corporais como equilíbrio, coordenação motora, consciência corporal e flexibilidade, além da parte estética, pois é um grande aliado na perda de peso.
“A prática da calistenia ajuda a trabalhar todo o corpo, estimulando os músculos das pernas, abdômen, braços, costas e peito, e foi criado para quem está iniciando neste tipo de treino, pois requer um nível menor de força, agilidade e flexibilidade”, explica.
O professor explica quais os exercícios são melhores para quem está começando a praticar a modalidade. “Um dos exercícios indicados para os iniciantes praticarem é sentar contra a parede, agachamentos, puxada, triceps no banco, flexão de braços, abdominal e a prancha. É também possível acrescentar à rotina variações desses exercícios para intensificar o exercício. Mas isso deve ser feito aos poucos. Respeitando o progresso e as limitações”, conclui.