Aracaju (SE), 27 de janeiro de 2026
POR: Assessoria de Comunicação Onco Hematos
Fonte: Assessoria de Comunicação Onco Hematos
Em: 27/02/2023
Pub.: 27 de fevereiro de 2023

Fevereiro Roxo: Reumatologista orienta sobre Lúpus, Alzheimer e Fibromialgia

[JPEG-81486-93098-E]]A campanha Fevereiro Roxo tem o objetivo de conscientizar sobre as doenças como Alzheimer, Fibromialgia e Lúpus, que são doenças crônicas, ou seja, incuráveis. Para alertar sobre o diagnóstico precoce e sobre como controlar os sintomas e melhorar a vida dos pacientes, o reumatologista Denison Silva, da BIOS Imunoterapia, que integra a Rede AMO, Assistência Multidisciplinar em Oncologia, orienta sobre as principais diferenças e sintomas dessas doenças.

“Apesar de serem doenças incuráveis, quando são bem tratadas, evoluem com melhora dos sintomas e fazem com que os pacientes consigam conviver bem nas suas atividades laborais e físicas, convivendo com seus familiares, ou seja, o bom controle do tratamento é o objetivo principal das patologias crônicas. A fibromialgia e o lúpus são patologias que envolvem mais o aparelho osteomuscular, músculo e articulações. E o Alzheimer uma doença crônica neurológica”, explica o reumatologista.

Fibromialgia
De acordo com Dr. Denison Silva, a fibromialgia é uma doença crônica dolorosa, ou seja, gera dor crônica, mas não é inflamatória. “A fibromialgia acomete mais as mulheres entre os 20 e 50 anos de idade e tem uma característica em que a dor está sempre associada a outros sintomas que são, às vezes, tão importantes ou mais importantes que a própria dor, como alteração de memória, alteração de concentração, fadiga, sono de má qualidade. O diagnóstico da doença é dado quando todas essas características clínicas estão juntas. Portanto, não há um exame laboratorial ou um exame de imagem que possa dar o diagnóstico da fibromialgia”. 

Lúpus
Quanto ao lúpus, o reumatologista exolica que é uma doença inflamatória, crônica, autoimune, em que as estruturas do corpo que estão inflamadas pela própria doença perdem sua função. “Se o paciente portador de lúpus tem um acometimento articular, a articulação e a pele também ficam inflamadas, às vezes abrindo lesões. Pode haver anemia, acometimento do pulmão, do coração, dos rins e do sistema nervoso. Então, o diagnóstico do lúpus se dá pela presença de inflamação ou disfunção dos órgãos acometidos pela doença associados às alterações laboratoriais típicas. O exame principal é o Fator Antinuclear (FAN) e outros deg anticorpos que podem ser solicitados”. 

O lúpus também acomete mais mulheres, e os sintomas costumam aparecer no final da adolescência até o final da idade reprodutiva, ou seja, no período da menopausa. Apesar de não ser comum, também pode acometer homens.

Alzheimer
Já a doença de Alzheimer é mais comum em indivíduos mais idosos. O aparecimento de sintomas na idade precoce, abaixo dos 50 anos de idade, gera uma doença ainda mais agressiva. 

O médico explica que o diagnóstico é dado também do ponto de vista clínico através da anamnese. “É feita uma entrevista pelo médico com o paciente e quando este apresenta alterações de memória, alterações psiquiátricas desenvolvidas com a doença do Alzheimer e quase sempre sendo necessário fazer exames de imagem, como ressonância, para afastar outras condições, é possível dar o diagnóstico da doença”, afirma Denison Silva.

Como controlar as doenças
Ainda de acordo com o reumatologista, toda patologia crônica merece acompanhamento médico regularmente e também do acompanhamento multidisciplinar, com os demais profissionais da saúde. “Na fibromialgia, além do tratamento medicamentoso, também é importante atividade física, psicoterapia, alimentação saudável e um equilíbrio muscular adequado. No lúpus, também é importante o tratamento não medicamentoso, mas o tratamento medicamentoso tem uma importância maior do que na fibromialgia. O lúpus é uma doença inflamatória e autoimune e pode gerar lesão e disfunção dos órgãos. Então, o tratamento do lúpus tem uma base muito importante nos medicamentos imunossupressores”.

Já com relação ao Alzheimer, Denison Silva alerta que o principal segredo para o tratamento, além do acompanhamento médico é que o diagnóstico seja precoce. “Iniciar o tratamento através de estratégias de psicoterapia, de integração social, atividade física, alimentação que tenha menos potencial inflamatório, associados a introdução de medicamentos que potencializem as substâncias químicas que estão em falta ou que não estão funcionando bem no cérebro do paciente, é o segredo para não pagar um preço alto pela doença”, acrescenta.

Estudos genéticos
Segundo o médico, os estudos genéticos tem ganhado importância nas patologias crônicas, no sentido de que a medicina se torna mais personalizada. “Cada pessoa pode apresentar essa mesma doença de uma forma diferente, e isso por conta das características genéticas que cada indivíduo tem. O que temos de mais moderno são os estudos de biologia molecular, definindo em cada patologia qual o alvo e qual a melhor estratégia para cada paciente”, finaliza.


Notícias Indicadas

CONVITE: Lançamento do livro "Command Center, IA e outros Avanços Tecnológicos na Radiologia Médica"

"Aracaju Tropical Run 2026” agita capital em corrida na praia

The Beatles Reimagined retorna aos palcos com espetáculo imersivo no Teatro Tobias Barreto

Benito Di Paula em Aracaju com a turnê "Do Jeito que a Vida Quer"

Falta de lei não impede redução de jornada de servidor com filha autista

OAB/SE prorroga prazo de regularização para garantir descontos na anuidade 2026

Madereta de Lagarto apresenta programação da 12ª edição

Propriá realizará a maior Romaria e Festa de Bom Jesus dos Navegantes do estado

Boleto do IPTU pode ser impresso no Portal do Contribuinte

Conheça os melhores destinos em Sergipe - Pontos Turísticos

Prefeitura de Aracaju prorroga prazo da cota única do IPTU com desconto de 7,5% até 6 de fevereiro

Maior exposição de tubarões do Brasil chega a Aracaju

Entenda mudanças na aposentadoria em 2026

Fazer comunicação em um mundo em mutação :: Por Shirley Vidal

Veja faixas e alíquotas das novas tabelas do Imposto de Renda 2026

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação