Aracaju (SE), 26 de novembro de 2024
POR: Grecy Andrade
Fonte: Comunicativa Associados
Em: 05/05/2023 às 13:03
Pub.: 05 de maio de 2023

Dia Mundial do Silêncio alerta sobre os impactos do excesso de barulhos

Segundo psicóloga, praticar o silêncio é um mometo de autocuidado e bem-estar.

Silêncio - Foto: Pexels

Silêncio - Foto: Pexels

A preocupação com a poluição sonora e seus danos aos ouvidos e também à saúde mental são temas de atenção da Organização Mundial da Saúde (OMS), que elegeu 7 de maio como o Dia Mundial do Silêncio. A principal bandeira levantada na data é que as pessoas se conscientizem dos males que a poluição sonora pode acarretar. Dessa forma, o Dia do Silêncio convida todas as pessoas a fazerem uma pausa em algum momento do dia e desfrutarem do silêncio total.  

A psicóloga clínica e professora da Ages, Yara Matos Sousa, pontua que, segundo a OMS, além dos problemas de saúde ligados à perda de audição, o excesso de barulho causa diversos transtornos, que vai do aumento do estresse e a perda da capacidade de concentração a doenças metabólicas e cardiovasculares, déficits cognitivos em crianças, zumbidos nos ouvidos, distúrbios do sono, danos ao aparelho auditivo e até mesmo a obesidade.  

“Vivemos em uma sociedade cada vez mais globalizada e produtiva e que muitas vezes estamos expostos ao excesso de barulho, no ambiente de trabalho, em nossas casas ou até mesmo nos bairros que moramos. O que não percebemos é que esse barulho pode impactar negativamente nossa saúde. A OMS hoje estabelece um limite de conforto que são 50 decibéis - e acima disso o nosso organismo já começa a sentir desconforto”, acrescenta.  

Sousa pontua que os ruídos trazem prejuízos para nossa qualidade de vida e saúde mental. “A nível cognitivo, é possível ficar em estado de alerta constantemente, desenvolver uma sensibilidade e redução de concentração nas atividades que exijam atenção. A nível de saúde mental é possível desenvolver um quadro de estresse, ter dificuldade para dormir e se sentir irritado com frequência”, alertou.  

Para aliviar o stress causado pelos ruídos, a psicóloga destaca que, antes de qualquer coisa, é necessário avaliar a frequência e intensidade do estresse. Para isso, é imprescindível observar o contexto que está inserido, perceber os estímulos que contribuem para o barulho excessivo e, a partir disso, buscar ambientes que possibilitem ao indivíduo descarregar, se conectar com o silêncio.

“Trilhas, passeios, contemplar o pôr do sol, se conectar com a natureza de um modo geral é uma possibilidade de experienciar a tranquilidade e silêncio. É preciso trazer para a sua rotina esses espaços de pausa, descanso, que possibilitem momentos de silêncio”, orientou.

Benefícios do silêncio
“Tem uma frase de um autor desconhecido que diz ‘quase tudo volta a funcionar depois que você desliga e tira da tomada por alguns minutos. Inclusive você’. E é exatamente isso: precisamos desses momentos de pausa, descanso, se permitir desconectar da produtividade, dos excessos de barulho, também envolve qualidade de vida e saúde mental. O silêncio é importante principalmente para se conectar consigo mesmo”, assegura Yara Matos.

Como colocar em prática o “silêncio”?
A docente acredita que praticar o silêncio também é um demonstrativo de autocuidado. “Permitir dentro da sua rotina esse momento em silêncio é vivenciar a tranquilidade e calma que precisamos. Os marcadores de bem estar e qualidade de vida estão relacionados também ao modo como reconhecemos nossos limites”, enfatizou a psicóloga.

Sobre a Ages
A Ages nasceu há 40 anos, com o objetivo de levar educação de qualidade para o interior do Nordeste e dar oportunidades para pessoas da região. Com suas raízes fincadas em Paripiranga (BA), a instituição também marcou seu lugar nos municípios baianos de Tucano, Jacobina, Irecê e Senhor do Bonfim. Desde 2019, é integrante do maior e mais inovador ecossistema de qualidade do Brasil: o Ecossistema Ânima. A Instituição também contribui para a democratização do ensino superior ao disponibilizar oferta de cursos digitais.

Atualmente, a Ages conta com mais de 150 cursos de graduação e pós-graduação e em 2023 recebeu do MEC avaliações de excelência: os campi Paripiranga, Jacobina e Tucano receberam nota 4 (nota vai até 5), cada, no Índice Geral de Cursos (IGC). Entre as instituições privadas de ensino superior da Bahia, o IGC revelou que os campi Tucano, Paripiranga e Jacobina ocupam, respectivamente, as posições 7, 9 e 14. Este indicador trata-se de um média ponderada baseada nas avaliações dos programas de graduação e pós-graduação. Ainda em 2023, o campus sede da instituição foi recredenciado com a nota máxima (5) do MEC.

Saiba mais sobre a Ages em www.ages.edu.br.

Sobre a Ânima Educação
Com o propósito de transformar o Brasil pela educação, a Ânima é o maior e o mais inovador ecossistema de ensino de qualidade do país, com um portfólio de marcas valiosas e um dos principais players de educação continuada na área médica. A companhia é formada por uma comunidade de aprendizagem com mais de 400 mil pessoas, composta por mais de 395 mil estudantes e cerca de 17 mil educadores, distribuídos em 18 instituições de ensino superior e em mais de 600 polos educacionais por todo o Brasil. Integradas também ao Ecossistema Ânima estão marcas especialistas em suas áreas de atuação, como HSM, HSM University, EBRADI (Escola Brasileira de Direito), Le Cordon Bleu (SP), SingularityU Brazil, Inspirali e Learning Village, primeiro hub de inovação e educação da América Latina, além do Instituto Ânima.

Em 2022, a Ânima foi um dos destaques do Prêmio Valor Inovação – parceria do jornal Valor Econômico e a Strategy&, consultoria estratégica da PwC – figurando no ranking de empresas mais inovadoras do Brasil no setor de educação. Além disso, o CEO, Marcelo Battistela Bueno, foi premiado como Executivo de Valor, no setor de Educação, no Prêmio Executivo de Valor 2022, que elege os gestores que se destacaram à frente de empresas e organizações. A companhia também se destacou no Finance & Law Summit Awards – FILASA, em 2022, como Melhor Departamento de Compliance. Em 2021, a organização educacional foi destaque no Guia ESG da revista Exame como uma das vencedoras na categoria Educação. Desde 2013, a companhia está na Bolsa de Valores, no segmento de Novo Mercado, considerado o de mais elevado grau de governança corporativa.


Tenha o Click Sergipe na palma da sua mão! Clique AQUI e confira as últimas notícias publicadas.

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Entrar no Canal

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação