Carência: entenda os prazos do seu plano de saúde
Ao contratar um plano de saúde, o beneficiário se depara com o termo carência, que costuma causar dúvidas e suscitar questionamentos. De forma simplificada, a carência é o período de espera para utilização de determinadas coberturas no plano de saúde, que estarão disponíveis após o cumprimento dos prazos definidos no contrato.
“De acordo com a Agência Nacional de Saúde (ANS), carência é o período ininterrupto, contado a partir do vínculo do beneficiário ao contrato de plano de saúde, durante o qual as mensalidades são pagas, mas o beneficiário ainda não tem acesso a determinadas coberturas assistenciais”, reforça a analista de vendas da Unimed Sergipe, Márcia Mydia Santos.
Prazos
Ao se tornar um beneficiário da Unimed Sergipe, é fundamental compreender os principais serviços aos quais terá acesso e os prazos estabelecidos. Logo após 24 horas da contratação do plano, o cliente terá direito a atendimento de urgência e emergência, limitado às primeiras 12 horas.
Com 30 dias, será possível realizar consultas e alguns exames básicos, como hemograma completo, glicemia de jejum, parasitológico de fezes simples, sumário de urina e raios-x simples.
Após 180 dias, o beneficiário poderá contar com a cobertura para internações, cirurgias, terapias e exames especializados. Já para partos, será necessário aguardar 300 dias. É importante mencionar que o tratamento de doenças e lesões pré-existentes só terá direito após 24 meses.
Ao contratar um plano novo, todos os procedimentos estarão sujeitos ao cumprimento do prazo de carência. Mesmo que o beneficiário já tenha realizado esses exames ou tratamentos anteriormente, será necessário aguardar o período estabelecido para utilizá-los novamente.
Portabilidade
No caso de portabilidade, quando é feita a troca de plano de saúde mantendo as condições contratuais, é possível aproveitar as carências já cumpridas. Desde que atenda aos requisitos definidos pela ANS, o beneficiário poderá realizar a contratação sem a necessidade de cumprir novamente os períodos de carência.
Suporte ao beneficiário
O compromisso da Unimed Sergipe é oferecer atendimento de qualidade e facilitar o acesso aos serviços de saúde. Os vendedores da operadora estão à disposição para esclarecer dúvidas sobre carências e auxiliá-lo na escolha do melhor plano de saúde.
Caso seja cliente, pode tirar dúvidas e solicitar informações no Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC), através do 0800 7040 111. O canal está disponível 24 horas por dia, todos os dias da semana.