Aracaju (SE), 17 de janeiro de 2026
POR: Ascom Unimed
Fonte: Ascom Unimed
Em: 14/07/2023 às 17:07
Pub.: 17 de julho de 2023

Dia do Homem: população masculina precisa fortalecer hábitos preventivos de saúde

O Dia do Homem, celebrado no Brasil neste sábado, 15, reforça o debate sobre a importância dos cuidados preventivos com a saúde que devem ser adotados pela população masculina. Ao contrário das mulheres, que costumam manter o acompanhamento médico regular, uma parcela significativa de homens negligencia os sintomas e só procura atendimento quando o estado de saúde se agrava.

De acordo com o último levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a expectativa de vida dos homens é de 73,6 anos, enquanto a das mulheres é de 80,5 anos. Uma diferença de quase sete anos que pode ser justificada por vários fatores que colocam a saúde e a integridade física da população masculina em risco.

As principais causas de morbidade e mortalidade entre os homens estão relacionadas à falta de prevenção. Além disso, os homens apresentam maior prevalência de fatores prejudiciais à saúde, como tabagismo, consumo excessivo de álcool, sedentarismo e alimentação inadequada. Esses dados destacam a necessidade urgente de um maior foco na prevenção e na conscientização sobre a importância dos cuidados com a saúde masculina.

Dr. Lélio Azevedo, médico urologista cooperado da Unimed Sergipe - Foto: Ascom Unimed

Dr. Lélio Azevedo, médico urologista cooperado da Unimed Sergipe - Foto: Ascom Unimed

O médico Lélio Azevedo, urologista cooperado da Unimed Sergipe, comenta que diferentemente da população feminina, educada a ter acompanhamento médico desde a adolescência, a população masculina costuma procurar o médico quando surge algum sintoma, mantendo essa conduta até mesmo na fase adulta tardia. “Com a informação mais acessível, esse quadro vem mudando lentamente”, pontua.

Saúde preventiva
Apesar da sensível mudança, ainda é necessário que os homens se conscientizem sobre a importância de manter os hábitos de saúde preventiva. “Como em quase todas as doenças crônicas, existe um processo de adoecimento. A hora de descobrir e prevenir ou tratar fará toda a diferença”, destaca o urologista.

Na população masculina, os problemas de saúde mais frequentes são as doenças cardiovasculares, como infarto e Acidente Vascular Cerebral (AVC), e as doenças oncológicas, com destaque para a neoplasia exclusivamente masculina: o câncer de próstata.

Lélio reforça que as doenças cardiovasculares são preveníveis e os diversos tipos de cânceres são passíveis de cura, desde que descobertos na fase inicial, por isso a importância do acompanhamento médico para a realização de exames preventivos.

De acordo com o especialista, não há segredo para ter uma vida mais saudável: basta adotar hábitos preventivos de saúde. “O importante é manter o organismo em equilíbrio, sem excessos, mantendo uma dieta saudável e praticar uma atividade física regular. O acompanhamento médico deve ser frequente, não é necessário esperar aparecerem os sintomas”, salienta.


Notícias Indicadas

The Beatles Reimagined retorna aos palcos com espetáculo imersivo no Teatro Tobias Barreto

Boleto do IPTU pode ser impresso no Portal do Contribuinte

Stand-up "A Ignorância é uma Dádiva”, de Renato Albani, abre sessão extra em Aracaju

Prefeitura de Aracaju alerta pais e responsáveis sobre cuidados na escolha do transporte escolar

Maior exposição de tubarões do Brasil chega a Aracaju

Ana Carolina apresenta turnê "25 Anas” em abril, no Salles Multieventos

Veja faixas e alíquotas das novas tabelas do Imposto de Renda 2026

Fábricas de fertilizantes em Sergipe e Bahia voltam a operar em meio a riscos no suprimento internacional

Entenda mudanças na aposentadoria em 2026

Governo divulga o calendário de feriados e pontos facultativos de Sergipe em 2026

Conheça os melhores destinos em Sergipe - Pontos Turísticos

Regras para ciclomotores, bicicletas elétricas e equipamentos de mobilidade individual autopropelidos começam a valer nesta quinta; saiba mais

Hapvida vai abrir novo hospital com 130 leitos, urgência, emergência e exames de alta complexidade

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação