Aracaju (SE), 25 de novembro de 2024
POR: Ascom Unimed
Fonte: Ascom Unimed
Em: 15/08/2023 às 11:24
Pub.: 15 de agosto de 2023

Campanha Agosto Verde Claro reforça prevenção e diagnóstico precoce do linfoma

Sensibilizar a população sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do linfoma é o principal objetivo da campanha Agosto Verde Claro, que mobiliza as instituições de saúde a disseminar informações sobre os diferentes tipos de linfoma, seus sintomas, fatores de risco e opções de tratamento.

O linfoma é um tipo de câncer que afeta o sistema linfático, parte crucial do sistema imunológico do corpo, composto por uma rede de tecidos e órgãos, como os gânglios e vasos linfáticos, amígdalas e baço, que trabalham em conjunto para ajudar a combater infecções e doenças. No linfoma, ocorre o crescimento descontrolado e anormal de células linfáticas, levando à formação de tumores em alguma parte do sistema.

Dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca) apontam que nos últimos 20 anos a incidência de linfoma dobrou, com uma expectativa de 14,6 mil novos casos por ano. A doença é responsável por cerca de 4 mil mortes anuais no Brasil, sendo a sexta neoplasia mais recorrente no país. Apesar do aumento da incidência, o linfoma ainda é pouco conhecido, o que dificulta o diagnóstico precoce e a busca por atendimento especializado.

Dr. Danillo Silva, médico hematologista do Centro de Infusão e Oncologia da Unimed Sergipe - Foto: Ascom Unimed

Dr. Danillo Silva, médico hematologista do Centro de Infusão e Oncologia da Unimed Sergipe - Foto: Ascom Unimed

Danillo Silva, médico hematologista do Centro de Infusão e Oncologia da Unimed Sergipe, destaca que há alguns fatores de risco associados ao desenvolvimento de linfomas, a exemplo de infecções virais, como o HIV e o vírus Epstein Barr; e imunossupressão devido a doenças autoimunes ou ligadas ao uso de imunossupressores; além de alguns fatores ambientais que afetem as defesas do organismo, como tabagismo, exposição ao benzeno e a agrotóxicos.

Sintomas e cuidados
Há diversos tipos de linfomas, com características e sintomas distintos, mas o hematologista destaca alguns sinais mais frequentes, como gânglios aumentados, com presença de nódulos localizados principalmente no pescoço, axilas ou virilha; suor noturno; aumento do baço; perda de peso sem motivo aparente; febre e coceira na pele.

A descoberta da doença em estágios iniciais aumenta as chances de cura. “O linfoma tem uma maior probabilidade de desaparecer com os tratamentos já em primeira linha, com a quimioterapia e/ou radioterapia”, ressalta Danillo.

Manter uma rotina de consultas médicas regulares, incluindo exames periódicos, é a forma mais eficaz de garantir o diagnóstico precoce. Além disso, a adoção de um estilo de vida saudável, que engloba uma alimentação equilibrada, a prática regular de exercícios físicos e o cultivo de hábitos de sono adequados, é a melhor atitude preventiva, tanto para o linfoma como para outras doenças.


Tenha o Click Sergipe na palma da sua mão! Clique AQUI e confira as últimas notícias publicadas.

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Entrar no Canal

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação