Aracaju (SE), 25 de novembro de 2024
POR: Obará Comunicação Integrada
Fonte: Obará Comunicação Integrada
Em: 10/10/2023 às 15:09
Pub.: 10 de outubro de 2023

Dia Mundial da Saúde Mental destaca importância do cuidado psíquico

Saúde mental como um direito humano é o tema da campanha deste ano da Organização Mundial da Saúde (OMS) para mobilizar as ações alusivas ao Dia Mundial da Saúde Mental, celebrado nesta terça-feira, 10.

O evento deste ano defende um compromisso global para aumentar a conscientização sobre a saúde mental como direito humano que deve ser garantido pelas políticas públicas, superando os tabus e estigmas ainda ligados às questões dos cuidados psíquicos.

Dr. Celso Vilas-Boas, psiquiatra cooperado da Unimed Sergipe - Foto: Obará Comunicação Integrada

Dr. Celso Vilas-Boas, psiquiatra cooperado da Unimed Sergipe - Foto: Obará Comunicação Integrada

O psiquiatra cooperado da Unimed Sergipe, Celso Vilas-Boas, define saúde mental como o bem-estar biopsicossocial, englobando as várias esferas dos indivíduos. “A saúde mental alia boa saúde física com o psíquico sem alterações. De forma simplificada, podemos definir a saúde mental como a ausência de sintomas graves que dificultam a vida das pessoas na sociedade”, considera.

O médico destaca que iniciativas como o Dia Mundial da Saúde Mental são muito relevantes. “É um momento para destacar que qualquer pessoa, em qualquer momento da vida, pode apresentar alterações psíquicas. Essa mobilização é importante também para desmistificar a discriminação que ainda é relacionada aos temas da saúde mental”, pontua Celso Vilas-Boas.

Ao apresentar sintomas como ansiedade, angústia recorrente – que pode vir acompanhada de mal-estar físico, com palpitação cardíaca e dificuldade respiratória –, tristeza persistente com dificuldade para fazer as atividades cotidianas, pensamento negativos recorrentes, falas aparentemente sem sentido e incompatíveis com a realidade; além de falta de apetite, dificuldade para se alimentar e desmotivação para fazer a higiene pessoal diária, é importante buscar acompanhamento profissional.

“As pessoas ainda resistem em buscar ajuda, mas ao apresentar esses comportamentos ou outros sinais é fundamental consultar um profissional de saúde mental, para avaliar o quadro e orientar sobre as medidas que devem ser tomadas antes que a situação se agrave”, orienta o psiquiatra.


Tenha o Click Sergipe na palma da sua mão! Clique AQUI e confira as últimas notícias publicadas.

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Entrar no Canal

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação