Aracaju (SE), 25 de novembro de 2024
POR: Grecy Andrade
Fonte: Comunicativa Associados
Em: 13/10/2023 às 15:05
Pub.: 13 de outubro de 2023

Calor: Veterinário ensina cuidados para proteger os pets

Especialista cita os principais cuidados durante as altas temperaturas.

Calor: Veterinário ensina cuidados para proteger os pets - Foto: Freepik

Calor: Veterinário ensina cuidados para proteger os pets - Foto: Freepik

Assim como os humanos, os animais de estimação também sofrem com as altas temperaturas das estações mais quentes do ano, principalmente aqueles que são obesos, animais de pelos longos e os braquicéfalicos, ou seja, cães de focinho achatado. Sendo assim, é importante adotar uma série de cuidados especiais durante a primavera e o verão.   

A principal estratégia para a amenizar as consequências do calor excessivo é manter os animais sempre hidratados. É o que explica o médico veterinário e docente da Ages, Pedro Mascarenhas. Segundo ele, deve ser oferecida água à vontade, disposta em vários bebedouros e preferencialmente fresca e limpa. O tutor ainda pode administrar cubos de gelo ou fornecer água de coco para que o pet aumente a ingestão de líquidos.   

“Além dos cubos de gelo, outra ideia é fazer picolé de frutas, onde o tutor pode colocar em um copo com água pedaços de frutas e levar ao freezer para congelar, estimulando o consumo de líquidos e também conseguimos enriquecer de vitaminas e minerais enquanto ele está ingerindo algo para se refrescar”, ensinou. 

Outro aspecto muito importante nos períodos de calor é a hora do passeio dos animais. A recomendação, esclarece o veterinário, é que esse momento de interação entre o pet e o tutor seja feito em horários adequados, preferencialmente antes das 10h ou após às 17h, quando a incidência de raios solares é menor.  

“Umas das principais preocupações é a temperatura elevada do chão que pode causar desde leves lesões, até graves queimaduras nas patinhas. Partindo desse pressuposto, antes do passeio sempre confira a temperatura da calçada, areia ou asfalto, e se possível dê preferência a áreas sombreadas e com grama. Também não esqueça de hidratar bem o seu pet e de dar o descanso necessário durante o percurso”, alertou o médico veterinário. 

Tão importante quanto as dicas mencionadas anteriormente, também deve ser evitada a permanência em ambientes muito quentes e abafados. “O local onde o cão ou gato passa a maior parte do tempo deve ser limpo, sombreado e arejado, facilitando as trocas de calor, que ocorre por meio da transpiração, diferentemente dos humanos que fazem esse processo pelas glândulas sudoríparas, pois os animais trocam calor com o ambiente através da respiração e das patas em contato com o solo, eles não suam como os humanos, o que dificulta um pouco o esfriamento do corpo”, completou o professor da Ages.    

Além da hidratação e permanência em locais arejados, o banho é um importante aliado no combate ao estresse térmico em cães, além de melhorar a condição do pelo e da pele, mantendo-os saudáveis e hidratados. “O ideal é que sejam feitos banhos semanais ou a cada 15 dias. A tosa também é indicada para amenizar os efeitos das altas temperaturas, sobretudo em animais de pelos longos ou de pelagem escura que absorvem mais calor”, ensinou Mascarenhas.

A exposição excessiva ao sol por tempo prolongado também pode causar doenças mais graves nos pets, a exemplo do câncer de pele. “O câncer de pele não é uma exclusividade dos seres humanos e vem aumentando significativamente na rotina da clínica veterinária. Diante disso, o uso do protetor solar em caninos e felinos também é indispensável, sobretudo em animais de pelo curto e de pele clara. Além de prevenir o câncer de pele, os filtros solares ajudam a diminuir a incidência de queimaduras, dermatites e outras alterações cutâneas”, orientou.

Com as altas temperaturas nesta época, também se aumenta a preocupação com a infestação por endo e ectoparasitas, principalmente as pulgas e carrapatos, que tendem a se tornar mais recorrentes. “Desse modo, se você é dono de pet, procure um veterinário de sua confiança e mantenha a vermifugação do seu animal sempre em dia. Em cães deve ser dada atenção especial a dirofilariose ou ‘verme do coração’, que é transmitido por um mosquito vetor, que adora as altas temperaturas e a umidade para se reproduzir, por isso o uso de repelentes é primordial”, destaca o veterinário.

De uma maneira geral, finaliza o especialista, no verão deve-se tomar cuidado com o grau de hidratação dos cães e gatos, com a presença de parasitas, com os horários do passeio e a frequência dos banhos. “É fundamental que ao primeiro sinal de desconforto térmico o médico veterinário seja consultado, como por exemplo nos casos em que o animal apresentar a respiratória ofegante, fraqueza ou mudanças de comportamento”, frisou Pedro Mascarenhas. 

Sobre a Ages
A Ages nasceu há 40 anos, com o objetivo de levar educação de qualidade para o interior do Nordeste e dar oportunidades para pessoas da região. Com suas raízes fincadas em Paripiranga (BA), a instituição também marcou seu lugar nos municípios de Jacobina, Irecê e Senhor do Bonfim. Desde 2019, é integrante do maior e mais inovador ecossistema de qualidade do Brasil: o Ecossistema Ânima. A Instituição também contribui para a democratização do ensino superior ao disponibilizar oferta de cursos digitais. 

Atualmente, a Ages conta com mais de 150 cursos de graduação e pós-graduação e em 2023 recebeu do MEC avaliações de excelência: os campi Paripiranga e Jacobina receberam nota 4 (nota vai até 5), cada, no Índice Geral de Cursos (IGC). Entre as instituições privadas de ensino superior da Bahia, o IGC revelou que os campi Paripiranga e Jacobina ocupam, respectivamente, as posições 9 e 14. Este indicador trata-se de um média ponderada baseada nas avaliações dos programas de graduação e pós-graduação. Ainda em 2023, o campus sede da instituição foi recredenciado com a nota máxima (5) do MEC. 

Saiba mais sobre a Ages em www.ages.edu.br.

Sobre a Ânima Educação 
Com o propósito de transformar o Brasil pela educação, a Ânima é o maior e o mais inovador ecossistema de ensino de qualidade do país, com um portfólio de marcas valiosas e um dos principais players de educação continuada na área médica. A companhia é composta por mais de 410 mil estudantes, distribuídos em 18 instituições de ensino superior e em mais de 700 polos educacionais por todo o Brasil. Integradas também ao Ecossistema Ânima estão marcas especialistas em suas áreas de atuação, como HSM, HSM University, EBRADI (Escola Brasileira de Direito), Le Cordon Bleu (SP), SingularityU Brazil, Inspirali e Learning Village, primeiro hub de inovação e educação da América Latina, além do Instituto Ânima.   

Em 2023, a Ânima foi um dos destaques do Prêmio Valor Inovação – parceria do jornal Valor Econômico e a Strategy&, consultoria estratégica da PwC – figurando no ranking de empresas mais inovadoras do Brasil no setor de educação. Além disso, o CEO, Marcelo Battistela Bueno, foi premiado como Executivo de Valor, no setor de Educação, no Prêmio Executivo de Valor 2022, que elege os gestores que se destacaram à frente de empresas e organizações. A companhia também se destacou no Finance & Law Summit Awards – FILASA, em 2022, como Melhor Departamento de Compliance. Em 2021, a organização educacional foi destaque no Guia ESG da revista Exame como uma das vencedoras na categoria Educação. Desde 2013, a companhia está na Bolsa de Valores, no segmento de Novo Mercado, considerado o de mais elevado grau de governança corporativa.    


Tenha o Click Sergipe na palma da sua mão! Clique AQUI e confira as últimas notícias publicadas.

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Entrar no Canal

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação