Aracaju (SE), 25 de novembro de 2024
POR: Asscom Unit
Fonte: Asscom Unit
Em: 19/10/2023 às 15:16
Pub.: 20 de outubro de 2023

Nutricionista fala sobre a relação entre alimentação saudável e a prevenção do câncer de mama

Alimentos in natura (frutas, hortaliças) ou minimamente processados (grãos integrais, leguminosas), aliado a um estilo de vida saudável podem colaborar para a prevenção.

Os estudos apontam que uma alimentação com base em alimentos in natura (frutas, hortaliças) ou minimamente processados (grãos integrais, leguminosas), aliado a um estilo de vida saudável podem colaborar para a prevenção - Foto: Freepik

Os estudos apontam que uma alimentação com base em alimentos in natura (frutas, hortaliças) ou minimamente processados (grãos integrais, leguminosas), aliado a um estilo de vida saudável podem colaborar para a prevenção - Foto: Freepik

O mês de outubro é marcado pela campanha Outubro Rosa, que faz um alerta para o câncer de mama e coloca em pauta a prevenção da doença e o diagnóstico precoce. E quando se fala em prevenir a doença, é importante lembrar do reflexo da alimentação no desenvolvimento da mesma.

Embora as pesquisas e os tratamentos tenham avançado consideravelmente nos últimos anos, ainda não se sabe de maneira exata as causas da doença, por isso, o que se pode discutir são os fatores que aumentam ou diminuem seu risco. Em 5 a 10% dos casos, o fator genético é o preponderante. Entretanto, na grande maioria dos casos, o fator ambiental e o estilo de vida são os mais determinantes.

De acordo com a nutricionista e professora do curso de Nutrição da Universidade Tiradentes (Unit), Talita Kizzy Oliveira Barbosa, a obesidade e má alimentação influenciam sim no surgimento do câncer de mama e de outros tipos. “Na mulher o câncer está realmente ligada a alta produção de hormônios femininos que pode ter acontecido pelo excesso de gordura na alimentação e a obesidade. Para prevenção o ideal é manter o peso adequado e consumir uma dieta balanceada entre todos os alimentos”, afirmou.

A nutricionista também destaca que o consumo de frutas e verduras, que contém muitos compostos antioxidantes, também é importante porque diminui os radicais livres. “Também é preciso reduzir o excesso de gordura saturada presente em carnes e embutidos como salsicha, calabresa e presunto e aumentar o consumo de gordura instaurada como azeite e oleaginosas”, afirmou.

Os estudos apontam que uma alimentação com base em alimentos in natura (frutas, hortaliças) ou minimamente processados (grãos integrais, leguminosas), aliado a um estilo de vida saudável podem colaborar para a prevenção. A profissional reforça que fazer atividade física, manter uma alimentação saudável equilibrada e manter o peso mais adequado são ótimas formas de prevenção do câncer de mama.


Tenha o Click Sergipe na palma da sua mão! Clique AQUI e confira as últimas notícias publicadas.

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Entrar no Canal

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação