Novembro Dourado: Aracaju promove ações de conscientização para o diagnóstico precoce do câncer em crianças e adolescentes
Além de ser lembrado como o mês da campanha “Novembro Azul”, o 11º mês do ano é marcado também por um movimento em prol ao combate de outras doenças. O chamado “Novembro Dourado”, cujo objetivo é promover uma maior conscientização sobre a importância do diagnóstico do câncer em crianças e adolescentes, em alusão ao Dia Nacional do Combate ao Câncer Infantojuvenil, celebrado no dia 23 de novembro, data que foi instituída por meio da lei nº 11.650 de 4 de abril de 2008. Na rede municipal de Saúde de Aracaju, são muitas as ações realizadas para ampliar o acesso desse público de 1 a 19 anos a consultas, diagnósticos precoces e tratamentos.
Cerisa Ribeiro Bomfim, Referência Técnica do Programa Saúde da Criança - Foto: Marcelle Cristinne | Prefeitura de Aracaju
“Mas para confirmar realmente o diagnóstico, é preciso levar ao médico, na Unidade Básica de Saúde, onde a criança será avaliada. Se houver alguma suspeita, ela é encaminhada para a Avosos ou para o GACC, por meio do Núcleo de Controle, Avaliação, Auditoria e Regulação, que é um sistema da Secretaria Municipal de Saúde”, disse. Cerisa Ribeiro explica que a SMS possui uma parceria com a Associação dos Voluntários a Serviço da Oncologia em Sergipe (Avosos) e com o Grupo de Apoio à Criança com Câncer de Sergipe (GACC/SE), onde as crianças com alguma suspeita são avaliadas por médicos especializados dessas instituições. “A depender da necessidade de algum exame mais complexo, como uma tomografia, ou algum procedimento de urgência, ela é encaminhada para o Hospital de Urgência de Sergipe, onde é feito todo o atendimento”, afirmou, explicando ainda que, também nas Unidades Básicas de Saúde, é possível realizar exames mais simples para diagnosticar alguns tipos de cânceres.
Diagnóstico precoce
O Novembro Dourado é uma campanha que enfatiza, principalmente, o diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil, para evitar que essas crianças e adolescentes venham a ter sequelas. De acordo com Cerisa Ribeiro, o câncer tem características diferentes em crianças e em adultos. “No público infantojuvenil, as células se multiplicam muito mais rapidamente, então quando é diagnosticado, é preciso correr contra o tempo. O principal de tudo é que o diagnóstico seja feito o mais rápido possível, e o tratamento também. Quando é feito rápido, a taxa de cura é maior, as sequelas são menores, e a criança vai ter uma qualidade de vida muito maior”, afirmou.
Periodicamente, a SMS realiza, em parceria com o GACC e com a Avosos, palestras e capacitações para os profissionais que lidam com o público infantojuvenil, como médicos, enfermeiros e assistentes sociais. “Os profissionais bem capacitados reduzem as sequelas de crianças e aumentam a sobrevida delas. Também realizamos palestras para a comunidade nas próprias UBSs, orientando de forma educativa para a prevenção e o diagnóstico precoce. As causas do câncer são geralmente desconhecidas, mas 10% se referem a genética e hereditariedade. Mas de qualquer forma, a gente sempre orienta que as crianças evitem consumir alimentos processados, que tenham uma atividade física, e que o calendário de vacina esteja sempre em dia”, declarou.