Da gula à saciedade: Jasmine esclarece o que é fome emocional e como se manifesta
A marca referência em alimentação saudável mostra o caminho para uma alimentação mais equilibrada e ensina ainda a preparar receita nutritiva de Creme de Papaia com Granola Zero Açúcar.
Creme de Papaia com Granola Zero Açúcar - Foto: Marca Jasmine | Divulgação
As últimas notícias do entretenimento brasileiro têm colocado em pauta questões importantes sobre a saúde alimentar: compulsão, julgamentos que geram gatilhos e fome emocional. Nos momentos de ansiedade e estresse é comum a busca por guloseimas e alimentos processados com excesso de calorias como uma forma de alívio para as emoções. Contudo, quando o ato de comer passa a acontecer em curtos intervalos de tempo, repetidamente, entende-se que o quadro pode significar uma compulsão alimentar, um transtorno que afeta 5% da população do Brasil, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), impactando diretamente a quantidade e qualidade dos alimentos ingeridos.
Além da anorexia nervosa e bulimia nervosa, a compulsão alimentar é um dos transtornos mais comuns na atualidade. As causas podem variar de indivíduo para indivíduo, considerando fatores psicológicos, hereditários e sociais, que devem ser avaliados por um especialista.
Ao “descontar” as emoções na comida, surge a sensação de alívio, que, posteriormente, se transforma em um sentimento de culpa. “O paciente com compulsão alimentar lida com emoções intensas. Ao mesmo tempo que a comida traz o conforto e a segurança, também gera a frustração pela falta de controle. Por isso, precisamos entender a doença para além de uma causa física”, pontua a consultora nutricional da Jasmine, Adriana Zanardo.
O impacto repercute não só no indivíduo, mas também nas relações sociais, como por exemplo, nos encontros de família ou nas saídas com os amigos. “Para o paciente com compulsão alimentar, um simples jantar pode ser um desafio. Por isso, é fundamental o acompanhamento com psicólogo e nutricionista (preferencialmente, especialistas em transtornos alimentares), além do psiquiatra em alguns casos. Em conjunto, irão trabalhar as possíveis causas para a doença, oferecendo ao paciente ferramentas para lidar com a condição no dia a dia”, orienta.
E para incentivar a alimentação saudável, Jasmine traz 7 dicas nutricionais recomendadas pelo Ministério da Saúde, ao seguir as recomendações, o paciente pode alcançar resultados positivos, reduzindo os riscos de desenvolvimento de outras doenças como diabetes, colesterol e até alguns tipos de cânceres, lembrando que as recomendações não excluem a necessidade de uma avaliação individual.
Confira as dicas!
1. A regra de ouro é optar por alimentos naturais e minimamente processados: frutas, leguminosas e grãos integrais são algumas alternativas inteligentes;
2. Comece aos poucos, incluindo um ou dois ingredientes saudáveis em sua rotina até acostumar o paladar. A aveia, por exemplo, contribui para a redução da fome e diminuição da absorção de gorduras, devido à presença de fibras. Pode ser combinada com vitaminas, frutas e iogurtes. Já a Chia é rica em ômega-3, fonte de fibras, magnésio e potássio;
3. Ao preparar as refeições principais, modere a quantidade de ingredientes utilizados, dentre eles, o óleo, o sal e o açúcar. O sal atlantis Jasmine pode substituir o sal comum, enquanto a Calda de Agave adoça 1,5 vezes mais que o açúcar tradicional. A farinha de Linhaça é outro item que conserva diversos nutrientes importantes para a saúde, como as fibras, e pode ser utilizada com frutas, saladas, bolos, tortas, em vitaminas e nas refeições.
4. As pequenas refeições são fundamentais - os momentos de pausa podem ser saborosos e leves ao mesmo tempo com bites Jasmine nas versões Tapioca Salgada, Azeite e Ervas, e Tomate e Manjericão. Os snacks não contêm glúten, veganos, ou seja, sem ingredientes de origem animal, sem lactose e com porções ideais para aquelas horas em que a fome chega de repente. Já para um delicioso lanche da tarde, é válido optar pelos pães glúten free de Jasmine, que, diferente da maioria das opções disponíveis no mercado que levam excesso de farinhas, não contêm leite ou ovos em suas composições e trazem embalagens com alta proteção, que aumentam o tempo de vida dos produtos. A marca ainda possui uma linha de Pães de Hambúrguer, também veganos, disponíveis nas versões Original e Australiano;
5. Rotina - ao manter uma rotina com horários é mais fácil controlar o consumo dos alimentos. Assim, planeje suas refeições e evite beliscar o tempo todo;
6. Na hora da refeição, reduza o uso do celular ou outras distrações. Se possível, mantenha o foco total na sua alimentação;
7. O armazenamento correto dos produtos também é uma forma de cuidar da saúde. Por isso, mantenha os seus itens prioritários sempre à vista. Por exemplo, a granola zero açúcar pode ser colocada em um local de fácil acesso para facilitar a rotina matinal. O grão é integral, fonte de fibras, vegano, com baixo sódio e zero açúcar, otimizado com design stand-up pouch com zíper para trazer ainda mais praticidade e manter a crocância dos grãos, mesmo após o produto ser aberto.
Que tal aprender uma nova receita como forma de reduzir os pensamentos acelerados e acalmar a mente? Para se preparar, escolha sua playlist favorita e coloque atenção a cada passo, a começar pela escolha dos ingredientes. Lembrando que Jasmine disponibiliza diversas opções de produtos que auxiliam na hora de colocar em prática combinações versáteis e nutritivas. A marca traz deliciosa sobremesa de Creme de Papaya com Granola zero açúcar do portfólio, a sugestão combina super bem como uma refeição no meio do dia ou para degustar antes de dormir. Confira!
Creme de papaia com Granola Zero Açúcar Jasmine
-
Ingredientes:
½ mamão papaia maduro
¼ de xícara (chá) de leite de coco
½ xícara (chá) de tâmaras picadas
½ xícara (chá) de coco ralado fresco
1 colher (sopa) de Granola Zero Açúcar Tradicional
Modo de preparo:
Coloque o mamão, o leite de coco, as tâmaras e o coco ralado no liquidificador e bata bem até atingir ponto de creme. Coloque em taças e sirva com a Granola Zero Açúcar Tradicional.
Para conhecer o portfólio completo da marca acesse o site.
Sobre a Jasmine Alimentos
Com mais de 30 anos de história, a Jasmine Alimentos é pioneira na fabricação de produtos saudáveis e foi a primeira empresa a produzir granolas no Brasil. Hoje a marca possui um portfólio completo que conta com produtos nutritivos de verdade e sem lupas de excesso, distribuídos em uma linha integral completa, composta por itens integrais, orgânicos e zero açúcar e uma linha especial sem glúten. Desde setembro de 2022, a marca pertence à M. Dias Branco - líder nacional em massas e biscoitos, companhia que possui mais de 17 indústrias e 28 centros de distribuição instalados em diferentes estados brasileiros, assim como processos de exportação para mais de 40 países. Mais informações: www.jasminealimentos.com.
Sobre a M. Dias Branco
Fundada em 1953, a M. Dias Branco é uma multinacional brasileira do setor de alimentos, signatária do pacto global da ONU e com ações negociadas no segmento do Novo Mercado na B3. Sua história começou na década de 40, com a Padaria Imperial, uma iniciativa de Manuel Dias Branco em Fortaleza (CE). Hoje, as suas operações geram mais de 17 mil empregos diretos em diferentes regiões, refletindo o seu compromisso com o desenvolvimento econômico e social do país. A Companhia possui 18 indústrias ou complexos industriais, sendo que sete deles possuem estruturas de moinho de trigo, além de 30 filiais comerciais, que favorecem a distribuição de seus produtos em todo o Brasil e para mais de 40 países.
Sediada em Eusébio (CE), a M. Dias Branco é líder brasileira em biscoitos e massas. A partir da aquisição da Jasmine Alimentos, concluída em agosto de 2022, assumiu a liderança também em cookies integrais, granolas e pães sem glúten. É referência em produtos orgânicos, funcionais, integrais, sem glúten, sem lactose e zero açúcar. Em outubro de 2022, anunciou sua primeira aquisição internacional, a Las Acacias, do Uruguai, focada no segmento de massas, mas que também tem no portfólio misturas para bolos e molhos.
A Companhia detém marcas líderes, como Vitarella, Piraquê, Adria, Fortaleza, Richester e Isabela, produzindo biscoitos, massas, farinhas, margarinas, snacks e torradas. Em novembro de 2021, foi feita a aquisição da marca FIT FOOD, a primeira iniciativa da Companhia no mercado de healthy food, com produtos como biscoitos de arroz, pasta de amendoim, chocolates e massas feitas de milho. Destacam-se ainda as marcas Frontera, de snacks, e Smart, de temperos e condimentos.
Para saber mais sobre a M. Dias Branco, acesse: www.mdiasbranco.com.br.