Aracaju (SE), 24 de novembro de 2024
POR: AAN
Fonte: AAN
Em: 30/04/2024 às 19:48
Pub.: 02 de maio de 2024

Aracaju inicia vacinação contra a dengue para crianças de 10 a 14 anos na quinta-feira, 2

Aracaju inicia vacinação contra a dengue para crianças de 10 a 14 anos na quinta-feira, 2 - Foto: Ascom/SMS

Aracaju inicia vacinação contra a dengue para crianças de 10 a 14 anos na quinta-feira, 2 - Foto: Ascom/SMS

A Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), inicia, nesta quinta-feira, dia 2, a vacinação contra a dengue para crianças com idades entre 10 e 14 anos. Ao todo, a SMS recebeu do Ministério da Saúde (MS) 9.833 doses de vacina, neste primeiro momento.

"Vamos iniciar, nesta quinta-feira, uma etapa muito importante para o combate à dengue na nossa cidade: a campanha de vacinação contra essa doença, que tem como público-alvo as crianças de 10 a 14 anos. Recebemos, nesta semana, do Ministério da Saúde, a primeira remessa de imunizantes, com mais de nove mil doses, e é fundamental que os pais e responsáveis levem suas crianças até uma das oito unidades de saúde para tomar a vacina. A dengue é um problema que precisamos combater juntos, e somente com esta somação de esforços, conseguiremos alcançar a efetividade que buscamos. Por isso, reforço o meu pedido, para que os pais, mães e responsáveis levem seus filhos às unidades e os vacinem", ressalta o prefeito Edvaldo Nogueira. 

A vacinação estará disponível em oito Unidades de Saúde da Família (USF), sendo que das 8h às 17h nas USFs Augusto Franco, na Farolândia; Marx de Carvalho, no Ponto Novo; Edézio Vieira, no Siqueira Campos; José Calumby, no Jardim Centenário; Francisco Fonseca, no 18 do Forte; Cândida Alves, no bairro Santo Antônio; José Machado de Souza, no Santos Dumont; e das 8h às 16h30, na USF Celso Daniel, no bairro Santa Maria. Todas as unidades funcionam de segunda a sexta-feira.

De acordo com o secretário municipal da Saúde, João Vitor Mota, a imunização contra a dengue é um passo de extrema importância na prevenção contra a arbovirose. “É um momento histórico e devemos lembrar que as vacinas são seguras. Por isso, fazemos esse chamado aos pais e responsáveis que levem as crianças para serem vacinadas. Sabemos que, neste momento, não recebemos muitas doses, por isso mesmo que chamamos a atenção das pessoas para que garantam essa imunização”, destaca.

A coordenadora de Imunização da SMS, Larissa Ribeiro, salienta que a vacina é administrada em duas doses e, conforme o Ministério da Saúde, as doses destinadas à aplicação da D2 serão enviadas posteriormente, considerando o intervalo recomendado de três meses para completar o esquema da vacinação.

“Caso a criança já tenha tomado a D1 e tenha tido dengue, acrescenta 30 dias no tempo para ser tomada a D2, por exemplo, se tomou a D1 há dois meses, conta dois meses para tomar a D2. Caso a criança não tenha iniciado o esquema de vacinação e teve dengue, aguarda seis meses para tomar a D1. Vale ressaltar que a vacina contra a dengue não pode ser tomada junto com outra vacina”, explica Larissa.

Ainda segundo o Ministério da Saúde, a “distribuição das doses nos municípios foi determinada com base em três critérios principais: o ranqueamento das regiões de saúde e municípios, o quantitativo necessário de doses conforme a disponibilidade (prevista pelo fabricante) e o cálculo do total de doses a serem entregues em uma única remessa ao município”.

Para se vacinar, é necessário apresentar documento de identificação, cartão de vacina e um comprovante de residência de Aracaju (que, no caso das crianças, deve ser em nome do adulto responsável).

O secretário da Saúde ressalta, contudo, que, ainda com a vacina, a principal forma de prevenção e controle do Aedes aegypti, vetor transmissor da dengue de outras arboviroses, como chikungunya e zika, continua sendo o cuidado dentro de casa.

“A vacinação é muito importante, mas precisamos manter os cuidados nas residências, assim como a SMS continua com o trabalho intensificado de combate ao mosquito, com ações de mutirão, conscientização nas escolas, visitas noturnas dos agentes, fumacê costal, e tantas outras. Porém, precisamos da colaboração da população, afinal, combater o mosquito é um dever de todos” frisa João Vitor.

Dados

De janeiro a abril deste ano, a SMS registrou 1.228 casos suspeitos de dengue, sendo 94 confirmados, destes, dois óbitos.


Tenha o Click Sergipe na palma da sua mão! Clique AQUI e confira as últimas notícias publicadas.

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Entrar no Canal

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação