Dia Nacional e Mundial de Doação do Leite Humano: saiba onde doar em Aracaju
Dia Nacional e Mundial de Doação do Leite Humano: saiba onde doar em Aracaju - Foto: Gilton Rosas/CMA
No domingo (19/05), foi celebrado o Dia Nacional e Mundial de Doação do Leite Humano. Porém, essa data deve ser lembrada com frequência, já que, segundo dados do Ministério da Saúde, somente 45% dos bebês prematuros recebem doação de leite. A médica da Câmara de Aracaju, dra. Renata Hellen, explicou que “o leite materno é fonte de proteína, de gordura e de vitaminas. Apesar de existirem fórmulas artificiais, elas não chegam perto da composição do leite materno, não só pela composição, mas pela facilidade de digerir. Esse é um ato de carinho”, explica.
A doutora explicou também que essa ação contribui para estimular a produção de leite na lactante. “Isso é altamente benéfico para a mãe, pois faz com que a mãe tenha um volume maior de leite caso seu bebê precise e ainda, pode alimentar outros bebês”, completa.
Apenas 1 ml de leite materno pode ajudar um bebê prematuro
Segundo o Ministério da Saúde, qualquer quantidade de leite humano doado pode ajudar os bebês internados. Existem casos em que o bebê necessita apenas de 1ml a cada refeição. Isso representa dizer que as mamães que tiverem interesse em doar não precisam produzir um grande volume de leite. Toda mulher que amamenta é uma possível doadora de leite humano.
Mas, por que doar leite materno?
O leite materno agrega diversos benefícios para o bebê, inclusive, proporcionando um aumento de chances de recuperação de prematuros e/ou de baixo peso que estão internados em UTIs neonatais, além de proporcionar um desenvolvimento mais saudável da criança.
Onde é possível doar?
Em todo o país, existem redes de bancos de leite humano. Em Aracaju, as doações podem ser feitas em 03 endereços:
Rede Sergipana de Bancos de Leite Humano
Banco de Leite Humano Marly Sarney
Rua Mato Grosso, s/n (Aracaju)
tel. (79) 3226-6301
Posto de coleta do Hospital Santa Isabel
Av. Simeão Sobral, s/n (Aracaju)
tel. (79) 3212-4900
Posto de coleta da maternidade municipal Lourdes Nogueira
Rua Procurador José Costa Cavalcante, nº 64
tel. (79) 3142-2776
É possível entrar em contato para obter informações e marcar uma visita da enfermeira ou técnica até a sua residência. Além disso, a doutora Renata explicou que é possível fazer uma visita ao Banco de Leite Humano Marly Sarney e conhecer o trabalho, que é “bastante humanizado”, completa.
Cuidados com a retirada do leite
Após tirar suas dúvidas com o banco de leite, existem alguns cuidados recomendados pelo Ministério da Saúde. Por exemplo, o leite materno deve ser armazenado em frascos de vidro de boca larga e tampa de plástico, previamente higienizados com água e sabão e depois fervidos por 15 minutos, contando o tempo a partir do início da fervura.
É importante realizar a higienização da mama com água e lavar as mãos com água e sabão, além de utilizar máscara sobre o nariz e a boca para evitar que gotículas de saliva caiam no leite doado. O leite colhido é analisado, passa por processo de pasteurização e é submetido a controle de qualidade antes de ser fornecido aos bebês internados nas unidades neonatais.