Governo de Sergipe firma protocolo para implantação de centro de diagnóstico em Carmópolis
Novo centro atenderá mil pessoas por dia, desafogando fila por atendimentos na capital
Governo de Sergipe firma protocolo para implantação de centro de diagnóstico em Carmópolis - Foto: Arthur Soares/Governo de Sergipe
Nesta terça-feira, 25, o governador Fábio Mitidieri assinou, no Palácio dos Despachos, Protocolo de Intenções com o Consórcio Intermunicipal do Vale do São Francisco (Conivales) e a Prefeitura de Carmópolis. A parceria visa implantar um Centro de Diagnóstico na cidade, que atenderá a população dos municípios consorciados e conveniados ao Conivales.
Segundo o governador Fábio Mitidieri, o principal objetivo do novo centro é oferecer à população da região a realização de exames de média e alta complexidade, com um foco especial em exames cardiológicos e de imagem. “Estamos assinando um protocolo de intenções entre o Estado de Sergipe, o consórcio Conivales e a Prefeitura de Carmópolis, para construir um centro de diagnóstico por imagem, permitindo que milhares de sergipanos sejam atendidos. O Estado entra como contrapartida, com recurso para que seja feita a construção do imóvel, que já existe, e que será adaptado para que possa ser utilizado para a realização desses exames”, pontuou.
Fábio destacou que já são 45 municípios atendidos pelo consórcio, o que corresponde a cerca de 637.000 habitantes. No ano passado, mais de 200 mil atendimentos foram realizados por meio do consórcio, e a expectativa é que esses números sejam ampliados. “Com isso, vamos descentralizar o serviço, gerar mais qualidade, mais conforto na assistência para a população”, apontou Mitidieri.
Além disso, o Conivales atuará na captação de recursos junto à bancada de deputados federais e senadores de Sergipe, visando garantir a execução regular do projeto. Os recursos provenientes de emendas parlamentares serão direcionados por meio do Fundo Estadual de Saúde.
As especificações e o desenvolvimento dos objetivos e etapas de execução do projeto serão definidos no Plano de Trabalho, que será aprovado entre as partes envolvidas e formalizado por meio de um convênio. O acordo prevê a implementação de ações conjuntas, a mobilização de agentes e serviços e a soma de esforços para a concretização do centro.
A unidade de saúde será instalada em um prédio cedido pelo município de Carmópolis, localizado na Praça das Flores, no Centro da cidade. A prefeita de Carmópolis, Esmeralda Cruz, exaltou os benefícios com a formalização do protocolo. “Vai ser muito bom, porque a gente sabe quanto vai movimentar o comércio, e vai facilitar também a vida do nosso povo por meio dos atendimentos, além de aproveitar da melhor maneira o local onde será implantado o centro de diagnóstico”, afirmou.
O presidente do Conivales, Franklin Freire, apontou que a previsão é que o centro de imagem possa realizar mil atendimentos por dia. “A estrutura que está sendo concretizada agora está pronta para atender mil pessoas, entre consultas e exames de imagem, então nós temos mil pessoas diretamente sendo atendidas todos os dias nesse centro lá em Carmópolis. Isso vai desafogar muito a parte do Estado e também os municípios que precisam desse atendimento”, expôs.
Conivales
O Conivales é um consórcio público intermunicipal multifinalitário que tem como um de seus principais objetivos promover ações de administração e desenvolvimento de saúde pública. Entre seus serviços estão a prestação de cuidados especializados de média e alta complexidade, incluindo policlínicas, Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs), assistência farmacêutica e Centros de Reabilitação, sempre em conformidade com os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS).
O ato de assinatura do Protocolo de Intenções contou ainda com a presença do deputado estadual Cristiano Cavalcante; vice-prefeito de Carmópolis, Hyago França; secretário de Estado da Saúde, Walter Pinheiro; secretário de Estado-Chefe da Casa Civil, Jorginho Araujo; procurador-geral do Estado, Carlos Pinna Júnior, além de demais representantes da Conivales.