Cuidados com a saúde, lesões e desastres serão temas de congresso acadêmico
Estes e outros assuntos serão abordados em congressos de Enfermagem e Fisioterapia, que acontecerão em evento conjunto no campis da Unit, em Aracaju.
Cuidados com a saúde, lesões e desastres serão temas de congresso acadêmico - Foto: Banner Asscom/Divulgação
Enfermeiros e fisioterapeutas terão um espaço para discutir e se aprofundar em temas atuais que envolvem as duas profissões e o atendimento ao público. Será no III Congresso Nacional de Enfermagem (III Conenf) e no I Congresso Nacional de Fisioterapia (I Confisio), que acontecerão em um evento conjunto, entre os dias 12 e 14 de setembro, no Campus Farolândia da Universidade Tiradentes (Unit), em Aracaju. O evento, que terá o tema “Transcendência do Cuidado Interdisciplinar em Saúde”, também vai reunir professores e estudantes dos cursos de Enfermagem e Fisioterapia na capital e no interior do estado.
A programação dos eventos prevê apresentações e discussões em mesas redondas, conferências, fóruns, talk shows, reuniões científicas e rodas de conversa. Entre os principais temas que serão abordados estão o atendimento a vítimas de violência, o gerenciamento de desastres e catástrofes, a reabilitação e tratamento de lesões no esporte, e o acesso à saúde para mulheres e pessoas LGBTQIA+. O evento contará ainda com cursos pré-congresso e apresentações de trabalhos de pesquisa e extensão nas modalidades oral e de pôster, nas áreas temáticas Assistencial, Gestão, Tecnologia e Ensino e Pesquisa.
Um dos destaques vai para uma roda de conversa sobre a vivência em desastres em massa, com base nas experiências da recente tragédia climática causada pelas chuvas de maio no estado do Rio Grande do Sul. Outro será a palestra magna sobre “Cuidados Integrados e Continuados em Saúde”, ministrada pelo médico Stephan Sperling, especialista em Medicina de Família e coordenador em Projetos de Filantropia e Compromisso Social do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo (SP).
“O objetivo é refletir atuais aspectos da formação, da profissão, das políticas, sistemas e serviços de saúde, avanços tecnológicos, empreendedorismo e educação permanente. A participação dos profissionais de enfermagem e fisioterapia nesse evento é de suma importância, em virtude de trazer temas atualizados, que estão sendo discutidos tanto nacional quanto internacionalmente, que têm agregado valor às práticas. Isso deixa tanto o currículo do profissional mais robusto quanto suas competências atualizadas, e ele fica mais preparado para o mundo do trabalho”, destaca a professora Geisa Carla de Brito Lima, coordenadora de Enfermagem no Projeto Inova Tiradentes, da Unit.
Ela acrescenta que o Conenf e o Conafisio buscam também inserir os estudantes de Enfermagem e Fisioterapia no processo contínuo de aprimoramento profissional, ampliando o conhecimento técnico-científico. “Essa participação possibilita que ele possa conhecer profissionais e experiências que estão sendo vivenciadas em todo o país. Isso torna um aluno mais engajado, participativo, que tem um congresso relevante de destaque a nível nacional em seu currículo”, então é um congresso de peso”, diz Geisa.
As inscrições para o Conenf e o Conafisio podem ser feitas até 12 de setembro, mas com condições promocionais até 25 de agosto. O interessado pode se inscrever através do site www.unit.br/conenf-confisio, onde também está disponível a programação completa e outras informações.