FLUTUANTE Clube de Aventureiros - 900 x 450
Aracaju (SE), 04 de fevereiro de 2026
POR: Luana Maria
Fonte: Assessoria Sinpol Sergipe
Em: 10/09/2024 às 08:58
Pub.: 10 de setembro de 2024

Rotina estressante e desvalorização são duas das causas de problemas psicológicos em oficiais investigadores de polícia

Rotina estressante e desvalorização são duas das causas de problemas psicológicos em oficiais investigadores de polícia - Foto: Assessoria Sinpol Sergipe

Rotina estressante e desvalorização são duas das causas de problemas psicológicos em oficiais investigadores de polícia - Foto: Assessoria Sinpol Sergipe

Intencionalmente, desde 2015, o mês de setembro é dedicado à prevenção ao suicídio. A ideia da campanha consiste na busca pela quebra de tabus, redução de estigmas e estímulo à busca por ajuda. A procura por terapia psicológica deve ser feita por todos, principalmente profissionais que exercem funções de risco, como é o caso do oficial investigador de Polícia Civil.

Segundo dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública de 2024, a taxa de suicídios entre servidores policiais da ativa, dentre eles os Oficiais Investigadores de Polícia, cresceu 26,2% em 2023 no Brasil, enquanto a taxa por Crimes Violentos Letais e Intencionais apresentou queda de 18,1%. Esses dados são relacionados aos do ano de 2022.

Em Sergipe, segundo dados da Secretaria de Segurança Pública (SSP), de setembro de 2023 a setembro de 2024, foram registrados dois suicídios e uma tentativa de suicídio entre oficiais investigadores de polícia.  

As causas mais comuns são exposição excessiva ao estresse e a traumas, condições de trabalho precárias, desvalorização profissional e salarial, e perseguição dentro das unidades. Pautas já discutidas pelo Sinpol Sergipe, como explica o presidente do sindicato, o oficial Jean Rezende:

“Saúde mental é uma pauta prioritária para o Sinpol, cuidar de quem cuida. O trabalho perigoso, o trabalho estressante, desgastante fisicamente e mentalmente. Nós estamos sempre inseridos nesse contexto. Há alguns anos atrás, pouco se falava sobre a procura por ajuda psicológica por policiais e hoje é uma temática que, quanto mais se discutir, quanto mais se conversar,  melhor, não apenas para o policial, mas para a sua família”.

Jean ressalta ainda que a saúde mental do oficial em dia também impacta positivamente no serviço oferecido. “Uma pessoa que está com a saúde em dia consegue trabalhar melhor; Essa é uma das temáticas prioritárias para o sindicato. A gente não mede esforços para ampliar essas parcerias em prol dos oficiais de serviço”.

O cuidado com a saúde mental das forças de segurança é previsto pela Lei nº 14.531/2023 que trata sobre ações e diretrizes de prevenção a violência autoprovocada e comportamento suicida entre esses profissionais.

Onde buscar ajuda?

O Núcleo de Atenção à Saúde Biopsicossocial, instituído por meio da portaria nº 18/2023, é um importante órgão de prevenção e proteção à saúde mental do oficial investigador de polícia. Com psicólogos à disposição, o núcleo funciona no Anexo Administrativo da Delegacia-Geral (antigo DTI), localizado na rua Duque de Caxias, 537, bairro São José, Aracaju. Para saber mais ligue (79) 98816-6653 ou entre em contato através do e-mail napss@pc.se.gov.br.

Uma outra opção de assistência psicológica aos oficiais é o Escuta Susp, programa desenvolvido pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, executado pela Universidade Federal de Minas Gerais, em parceria com a Universidade Federal de Sergipe, Universidade Federal do Rio Grande do Norte e Universidade de Brasília. O programa funciona através de atendimento psicológico online, com terapeutas vinculados às universidades parceiras. Para saber mais e aderir ao programa basta acessar: https://www.gov.br/mj/pt-br/assuntos/sua-seguranca/seguranca-publica/escuta-susp.

Além desses programas que são voltados especificamente para as forças policiais, existe o canal de atendimento do Centro de Valorização à Vida (CVV) que atua no apoio emocional e na prevenção do suicídio por meio do telefone 188, do chat, e-mail e pessoalmente. Para aderir basta acessar: https://cvv.org.br/. 


Notícias Indicadas

Prefeitura anuncia vasta programação para o Carnaval da Barra 2026

The Beatles Reimagined retorna aos palcos com espetáculo imersivo no Teatro Tobias Barreto

Clube de Aventureiros Estrelas Brilhantes: Mais de duas décadas de dedicação ao desenvolvimento infantil

Veja faixas e alíquotas das novas tabelas do Imposto de Renda 2026

Ana Carolina apresenta turnê "25 Anas” em abril, no Salles Multieventos

'Abba Experience In Concert' chega a Aracaju com novo show no Teatro Tobias Barreto

Fazer comunicação em um mundo em mutação :: Por Shirley Vidal

"Aracaju Tropical Run 2026” agita capital em corrida na praia

CONVITE: Lançamento do livro "Command Center, IA e outros Avanços Tecnológicos na Radiologia Médica"

Benito Di Paula em Aracaju com a turnê "Do Jeito que a Vida Quer"

Governo de Sergipe anuncia redução no preço da tarifa do gás natural canalizado

OAB/SE prorroga prazo de regularização para garantir descontos na anuidade 2026

Madereta de Lagarto apresenta programação da 12ª edição

Propriá realizará a maior Romaria e Festa de Bom Jesus dos Navegantes do estado

Boleto do IPTU pode ser impresso no Portal do Contribuinte

Prefeitura de Aracaju prorroga prazo da cota única do IPTU com desconto de 7,5% até 6 de fevereiro

Nona, Bruninho Top7, cortejos do Rasgadinho e Maysa Reis agitam o Jardins Folia 2026

5 alertas de que o sistema contábil da sua empresa ficou para trás

Falta de lei não impede redução de jornada de servidor com filha autista

Detran Sergipe moderniza CNH e exame prático passa a ser realizado sem baliza

Petrobras garante três décadas de produção em Sergipe Águas Profundas

Maior exposição de tubarões do Brasil chega a Aracaju

Entenda mudanças na aposentadoria em 2026

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação